Curiosidades

6 frases que uma pessoa emocionalmente inteligente não fala

0

Se você quer ser uma pessoa com alto nível de inteligência emocional, existem algumas frases e situações que deve evitar.

Na psicologia, essa habilidade permite reconhecer e gerenciar tanto as próprias emoções quanto as emoções dos outros. No entanto, além dos aspectos mais comuns de se dizer “emocionalmente inteligente”, existem outras necessidades.

Por exemplo, saber o seu valor, saber como terminar relações e se colocar no devido lugar de respeito. Por isso, veja algumas frases para evitar!

6 frases que uma pessoa com inteligência emocional não fala

1. Vou mudar por aquela pessoa

Essa frase revela uma falta de autoconhecimento e autoestima por parte da pessoa.

Isso porque indivíduos emocionalmente inteligentes reconhecem a importância de suas próprias escolhas e não permitem que as decisões sejam ditadas por outros.

Eles valorizam sua própria integridade e são capazes de tomar decisões com base em suas próprias necessidades e desejos, em vez de simplesmente seguir o que outra pessoa deseja.

Além disso, também é fundamental praticar a autoestima e o respeito próprio. Pessoas inteligentes emocionalmente entendem que mudar por outra pessoa pode levar à insatisfação e à falta de autenticidade.

Em vez disso, priorizam o crescimento pessoal e o desenvolvimento contínuo, mas sempre em linha com suas próprias metas e valores.

Dessa forma, poderão construir um relacionamento saudável, onde são aceitos e amados pelo que são.

Via Freepik

2. Preciso me esforçar para agradar os outros

Às vezes, nosso desejo de sermos aceitos e apreciados pelos outros nos leva a entrar em uma armadilha emocional na qual sentimos que devemos constantemente nos esforçar para agradar aos outros.

Por isso, essa frase deve ser evitada, para não colocar as necessidades e expectativas dos outros acima das nossas próprias. Isso pode ser um reflexo de uma baixa autoestima ou um medo de rejeição, nos levando a sacrificar nossa autenticidade e bem-estar em busca da aprovação externa.

Indivíduos com alta inteligência emocional reconhecem a importância de estabelecer limites saudáveis e priorizar seu próprio bem-estar. Eles entendem que não podem agradar a todos o tempo todo e que tentar fazê-lo pode levar à exaustão emocional e ao ressentimento.

Em vez disso, eles se concentram em cultivar relacionamentos genuínos baseados na autenticidade e na aceitação mútua.

Isso não significa ignorar completamente as necessidades dos outros, mas sim encontrar um equilíbrio saudável entre cuidar dos outros e cuidar de si mesmo.

3. Só essas migalhas de amor bastam

Em certos momentos de vulnerabilidade emocional, podemos nos encontrar em situações em que nos contentamos com “migalhas de amor”, aceitando afeto fragmentado ou insuficiente como suficiente para preencher nossas necessidades emocionais.

No entanto, quem tem uma alta inteligência emocional reconhece o seu próprio valor e sabe que merece um amor completo e genuíno. Eles entendem que merecem relacionamentos que os nutram e os façam crescer, em vez de se contentarem com o mínimo possível.

Além disso, compreendem que aceitar migalhas de amor pode ser prejudicial, levando a uma sensação de inadequação e insatisfação constante. Em vez disso, buscam relacionamentos baseados em reciprocidade, nos quais o amor e o afeto são dados e recebidos de forma equilibrada.

Via Freepik

4. Só vou dar certo com essa pessoa

Essa frase reflete uma crença limitante de que nosso sucesso e felicidade dependem exclusivamente de um relacionamento específico.

Isso pode surgir de uma idealização da outra pessoa ou de uma dependência emocional, na qual colocamos nossa autoestima e bem-estar nas mãos de outra pessoa.

Indivíduos com alta inteligência emocional reconhecem a importância de cultivar um senso de autoestima e autonomia emocional independentemente de suas relações românticas.

Eles entendem que seu sucesso e felicidade não estão intrinsecamente ligados a uma única pessoa, mas sim a uma combinação de fatores, incluindo suas próprias escolhas, habilidades e perspectivas de vida.

Via Freepik

5. Viverei para sempre com essa dor

Embora existam momentos difíceis na nossa vida, é fundamental saber como dosar o sofrimento e dar a volta por cima. Essa frase indica uma pessoa que aceita a condição de desesperança.

Enquanto isso, quem é inteligente emocionalmente reconhece a importância de processar e lidar com a dor de maneira saudável e deixá-la ir. Eles entendem que a dor é uma parte natural da vida e que, embora possa ser intensa e desafiadora, também é temporária.

Por isso, é importante buscar ativamente estratégias de enfrentamento, e entender que isso nos torna mais fortes no futuro.

6. Eu não mereço muito mesmo

Por fim, evite essa frase se quiser ser mais emocionalmente inteligente. Ela mostra uma crença autodepreciativa em relação ao próprio valor e merecimento.

Pessoas fortes e seguras reconhecem a importância de cultivar uma autoestima saudável e uma visão positiva de si mesmas. Elas entendem que todos merecem amor, felicidade e sucesso na vida, e que seu valor não está vinculado a padrões externos de realização ou aprovação.

Além disso, também conseguem compreender que a autopercepção influencia diretamente a maneira como interagem com o mundo. Se você quer ser visto como forte e inteligente, precisa pensar assim de si mesmo.

No entanto, saiba que pessoas emocionalmente inteligentes também sabem aceitar o apoio e reconhecimento dos outros, em vez de minimizar ou rejeitar elogios. Por isso, se permita ser digno de carinho e apoio para ter bem-estar e crescimento pessoal.

 

Fonte: Portal6

Imagens: Freepik, Freepik, Freepik

Quantas espécies humanas já passaram pela Terra?

Artigo anterior

NASA dispara laser contra sonda indiana na Lua

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido