6 histórias incríveis de pessoas que acordaram do Coma

POR Rafael Miranda    EM Curiosidades      12/01/15 às 19h03

A palavra "coma" vem da palavra grega "koma", que significa "estado de dormir." Mas estar em coma não é o mesmo que estar dormindo. A pessoa em coma ainda mantém suas funções cerebrais funcionando, mas em seu nível mais básico.

Esse excêntrico estado sempre alimenta a esperança do retorno do paciente. Mas alguns casos de saída do estado de coma foram marcados por situações inusitadas. Acompanhe uma seleção de 10 desses casos:

1. Wendy Richmond

50

Uma mãe dedicada está lutando contra uma rara condição médica que a coloca em estado de coma cada vez que ela diz a seus filhos: "Eu te amo." Wendy Richmond, 53 anos, entra em um "sono-acordado" que a deixa quase paralisada toda vez que ela fica emocionada.

Os remédios para tratar a doença são caros, o que significa que ela tem que "desligar" suas emoções para evitar o colapso. Os dados detalhados dessa doença são raros, porque a maioria dos casos passam despercebidos, ou são ligados a outras doenças.

2. Sandra Ralic

41

Uma adolescente entrou em coma e acordou falando outra língua. Os médicos ficaram perplexos com o caso de Sandra Ralic, de 13 anos. Ela falava croata antes do coma, mas desde que acordou do coma de 24 horas, ela é incapaz de falar croata, mas se comunica perfeitamente em alemão.

Seus pais dizem que ela tinha apenas começado a estudar alemão em sua escola em Knin, sul da Croácia. O chefe Hospital local Dujomir Marasovic disse: "Nós ainda estamos tentando descobrir o que causou o coma e por que ela tem, aparentemente, esquecido como falar croata."

3. Ya Wen

42

Aos três anos de idade, essa menina misteriosamente adquiriu um vício de fumar cigarros e beber cervejas depois de sobreviver a um acidente na estrada. Ya Wen chega a fumar até um maço por dia desde o acidente em que ela foi atingida por uma van em alta velocidade.

Segundo seus pais desde o dia em que ela saiu do hospital onde se recuperou do coma e dos ferimentos gravíssimos, sua personalidade mudou completamente, ela começou a agir como um adulto e mudou a sua preferência por roupas (Só se veste com roupas masculinas).

4. Valerie Leah

44

Normalmente as mães jamais conseguem esquecer o momento do nascimento de um filho. Mas Valerie Leah não pode ter essa memória, isso porque seu filho Oliver nasceu enquanto ela estava em coma.

Ela só foi acordar uma semana depois e ficou desesperada quando viu sua barriga "plana" sem a curvatura da gravidez, só conseguiu se acalmar quando o bebê foi entregue em seus braços.

5. Angelo De Luca

47

Um avô de 81 anos de idade, foi colocado sob prisão domiciliar por sua família depois de um acidente bizarro que o transformou em um viciado em sexo. O frágil Angelo De Luca ficou em coma por quatro dias depois que ele caiu de uma árvore de ameixa na casa da família em Biasca, Suíça.

Depois disso Angelo ficou louco por sexo e começou gastar todas as suas economias com bordéis e prostitutas. Sua filha Daniele assumiu o controle de suas duas casas e das contas bancárias da família, isso porque os juízes decidiram que seu vício em sexo fez com que ele fosse incapaz de governar a própria vida.

6. Layla Towsey

49

A menina britânica Layla Towsey, de apenas 3 anos, surpreendeu os médicos ao despertar do coma no qual estava imersa há cinco dias cantando "Mamma Mia!", do ABBA, sua melodia preferida.

A história aconteceu no Hospital Saint Mary's de Paddington, em Londres, onde Layla recuperou a consciência após entrar em coma por causa de uma meningite, segundo a imprensa britânica.

"Pude escutá-la cantando 'Mamma Mia!' em voz baixa. Não conseguia acreditar", explicou sua mãe, Katy Towsey, de 23 anos, que não duvidou em considerar "um milagre" a recuperação de sua filha.

A canção do grupo sueco, que fez muito sucesso na década de 70, era conhecida pela menina graças ao filme baseado no musical do ABBA estrelado por Meryl Streep em 2008.

"Realmente, é uma de suas canções preferidas, ela viu o filme e adorou", disse a ainda incrédula mãe da garota.

Layla Towsey, que nasceu no condado de Essex (Inglaterra), ficou doente no mês passado e sofreu um ataque cardíaco depois de sua mãe a levar ao hospital após detectar uma espécie de brotoeja em sua perna.

Os médicos diagnosticaram que a menina tinha meningite B e septicemia meningocócica e tiveram de conectá-la a um respirador depois que sofresse o infarto.

Rafael Miranda
Jornalista viciado em memes e amante da cultura pop.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+