O Ministério da Saúde reconheceu na noite desta terça-feira (28), três casos suspeitos de coronavírus: em Belo Horizonte, Porto Alegre e Curitiba. Como já se sabe, o coronavírus, recentemente identificado na China, é um vírus que ocasiona uma doença respiratória. Os coronavírus pertence a uma grande família viral, conhecida desde meados de 1960.
Geralmente, infecções por coronavírus causam doenças respiratórias leves até moderadas. Ou seja, é semelhantes a um resfriado comum. Alguns coronavírus podem causar doenças graves, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), identificada em 2002, e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), identificada em 2012.
Como o assunto do momento é esse, resolvemos buscar algumas trivialidades sobre o tema. Algo que não envolva mortes, por exemplo. E sabe o que encontramos? Fatos curiosos sobre como as pessoas da cidade de Wuhan , na China, estão lidando com a ameaça. Confira.
Çin, Wuhan’daki Instagram storylerine bakıyorum. En doğru haberi storyler verir dedim. Durum şu: pic.twitter.com/ggWFp4DUbH
— kılıçkuşanan (@kilickusanan) January 25, 2020
Esses caras decidiram aliviar o estresse jogando alguns games! Isso mesmo. Com o capacete improvisado para se prevenir do risco biológico, alguns chineses conseguiram manter o hobby favorito. Dada a gravidade da situação que se desenrola no país, essa, provavelmente, é uma estratégia muito boa. E o que nós temos a dizer sobre isso? Nada. Apenas aplaudimos a criatividade desses dois aí.
An antiviral spray against novel #coronavirus has developed in Shanghai Public Health Clinical Center, which can be put into throat as shield from virus. The spray can greatly help protect front-line medical staff, yet mass-production for public use is not available for now. pic.twitter.com/om75IyQHHq
— People’s Daily, China (@PDChina) January 27, 2020
O Centro Clínico de Saúde Pública de Xangai desenvolveu um spray especial que pode ajudar as pessoas a não contrair o vírus. Devido as graves implicações à saúde, o governo local tem buscado desenvolver meios efetivos para evitar o vírus. Felizmente, o Centro Clínico de Saúde Pública de Xangai é apenas uma das organizações que começou a adotar métodos preventivos urgentes. No entanto, vale ressaltar que ainda não se sabe o quão eficaz o spray é. De todas as formas, estamos torcendo.
“Jiāyóu!” or ’”Keep going!” chanted from tower blocks across #Wuhan, a city of 11 million quarantined.
Haunting.#coronavirus pic.twitter.com/6qDLSgPMPH
— Darren of Plymouth ?? (@DarrenPlymouth) January 27, 2020
Aqui está outro exemplo de resistência por parte dos seres humanos quando as coisas ficam realmente difíceis. Os cidadãos locais de vários edifícios em Wuhan que atualmente estão em quarentena tentam manter o ânimo cantando uns para os outros. Viu só como a música também pode ser eficaz?
#coronavirus wuhans new hospital built in 16 hours incredible work for one room.
They hope that they fit 1,000 people in so they can eat each other to get rid of the virus. pic.twitter.com/JkZxf1JNhz
— Fucmenews (@fucmenews) January 27, 2020
As autoridades chinesas conseguiram erguer um complexo hospitalar de emergência em menos de um dia. A nova instalação hospitalar foi construída em Wuhan para abrigar cerca de 1.000 pacientes que contraíram o coronavírus. Em suma, toda a instalação ficou pronta em 16 horas! É incrível ver o que as pessoas podem fazer, quando lutam por uma causa em comum, não é verdade?
https://twitter.com/itshemuk/status/1221839004112318466
Você tem ideia de como está Wuhan devido à presença do coronavírus? Não? Pois é, vazia. Completamente vazia. E como sabemos? Graças a este sujeito, que arrisca a própria vida para mostrar ao mundo como as ruas de Wuhan atualmente estão. Não parece cenário de filme apocalíptico? É estranho, medonho, mas, ao mesmo tempo, fascinante ver as ruas assim, sem ninguém. Afinal, os moradores estão em quarentena.
How to survive staying indoors during #coronavirus lockdown according to these very important videos making their rounds on Chinese social media. Firstly: don’t be afraid to express your feelings and get in touch with your emotions. pic.twitter.com/xd8yj73dtx
— Manya Koetse (@manyapan) January 27, 2020
Este vídeo mostra como o humor pode ser um excelente remédio para o tédio. Um morador que está em quarentena, por não ter muito o que fazer, resolveu apelar à criatividade. Olha só o quão as habilidades do morador é impressionante. Eu, por exemplo, se estivesse em quarentena, jamais teria pensando em algo assim.