História

67 países que os Estados Unidos são obrigados a proteger em uma guerra

0

Os Estados Unidos fez uma série de tratados ao longo dos anos, especialmente após a complicada tensão política que aconteceu durante e após a Segunda Guerra Mundial. Existem dezenas de países que os Estados Unidos concordaram em defender em caso de guerra.

Graças à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), ANZUS, da Organização dos Estados Americanos (OEA) e outros acordos bilaterais, os EUA prometeu proteção para 67 países.

Confira a seguir quais são os países que os EUA precisam defender em caso de guerra (tabela em inglês):

1

Graças a uma rede complicada de tratados e de outras ofertas postas em prática desde o fim da II Guerra Mundial, os Estados Unidos é (teoricamente) a defender 67 nações – compreendendo cerca de um quarto da população do mundo – em caso de guerra. Estes dados vem do cientista político Michael Beckley.

Alguns dos países da lista são óbvios (Israel e França, por exemplo), enquanto outros, como Cuba, podem ser uma surpresa. Claro, a obrigação legal não se traduz necessariamente em ação militar, especialmente se o aliado não é atacado dentro de suas próprias fronteiras.

2

Nos primeiros 165 anos da história americana, os EUA tinham apenas um acordo de defesa mútua. Beckley conclui que hoje as guerras envolvendo os EUA são menores devido a estes tratados.

Alianças militares estão relacionadas com a segurança coletiva das nações, mas cada uma é diferente em sua natureza. Na década de 1950 por exemplo, um memorando do Departamento de Segurança dos Estado dos Estados Unidos explicou a diferença dos acordos militares dizendo que, historicamente, alianças “foram concebidas para promover os respectivos interesses nacionalistas das partes”.

Brasil

12

O tratado assinado com os EUA faz parte do O Tratado Interamericano de Assistência Recíproca. Se qualquer país atacar algum dos membros do tratado, a ameaça é considerada um ataque contra todos os países aliados.

Coreia do Sul

13

O país norte-americano firmou um acordo com a Coreia do Sul após a Guerra da Coreia.

Filipinas

14

Os EUA assinou um tratado de Defesa Mútua com as Filipinas após os conflitos regionais ques estavam aumentando a tensão na região.

Israel

15

É bastante conhecido e controversa a aliança entre EUA e Israel. O país recebe assistência militar e econômica da superpotência mundial.

Cuba

16

As relações entre Cuba e os Estados Unidos permanecem tênues, mas desde que Fidel Castro deixou o cargo de liderança oficial do Estado cubano e Barack Obama se tornou presidente dos Estados Unidos, as relações têm melhorado. Em 27 de julho de 2012, Raul Castro disse que o Governo de Cuba está disposto a manter o diálogo com o governo dos Estados Unidos para “discutir qualquer coisa”.

Japão

17

Japão e os Estados Unidos cooperaram estreitamente para construir uma relação forte e baseado em valores e interesses na estabilidade e desenvolvimento mundial da economia.

França

18

Desde 1776, França e Estados Unidos tem relações políticas e militares. As relações entre os países são pacíficas (exceto durante um combate em larga escala em 1798 e uma luta em pequena escala em 1942). A parceria é uma das mais importantes para ambas as nações.

8 coisas que os gênios tem em comum

Artigo anterior

10 métodos mais bizarros para se limpar que já existiram

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido