Curiosidades

7 alimentos que sabotam seu sono e podem causar insônia

0

Dormir pode ser considerado, por várias pessoas, uma das melhores coisas da vida. E mesmo que você seja uma pessoa que não goste muito de dormir, todos nós precisamos de uma boa noite de descanso. E cada um de nós temos os nossos hábitos de sono. Seja um cochilo ou uma longa noite todos nós dormimos.

Todos os seres humanos têm a necessidade de dormir. Independente de como fazemos isso, dormir está em nossa rotina diária. No entanto, não quer dizer que todas as pessoas tenham um sono de qualidade.

Entretanto, o sono de boa qualidade é essencial para a saúde física e mental. E ao longo do tempo, hábitos de sono ruins podem acabar gerando problemas de saúde crônicos.

E a alimentação está relacionada com um sono bom. Os nutricionistas recomendam que as pessoas não jantem muito tarde. Isso porque, se uma refeição for feita depois das 22 horas o risco de a pessoa ir dormir com o estômago enjoado aumenta. Além da hora do jantar existem outras coisas que influenciam a qualidade do sono. Mostramos aqui alguns alimentos que devem ser evitados antes de ir deitar.

1 – Comidas pesadas

Depois de uma refeição pesada a pessoa nunca irá dormir bem. Ou ela se sente “pesada” ou então tem dores no estômago ou outros sintomas. Por conta disso que as comidas pesadas devem ser evitadas à noite. Ou seja, o recomendado é ir devagar nos gratinados ricos em  creme, nos grelhados gordurosos ou nos sanduíches pesados.

2 – Alimentos diuréticos

Alguns alimentos diuréticos, como por exemplo cereja e aipo, são bem amados pelas pessoas. A maior parte desses alimentos são frescos, leves e saborosos. No entanto, eles fazem com que a pessoa se levante várias vezes à noite para ir ao banheiro. Isso não deixa ninguém ter um sono tranquilo. Por isso que eles devem ser evitados à noite ou então comidos em pequenas quantidades.

3- Bebidas estimulantes

Às vezes as pessoas gostam de beber um café ou chá depois que sentiram que comeram demais. Mas isso é uma péssima escolha porque essas bebidas tem substâncias excitantes que vão te impedir de dormir bem. Contudo se a pessoa quer muito uma bebida quente depois da refeição opte pelas tisanas ou outras infusões sem cafeína.

4 – Carne vermelha

Esses alimentos são bastante ricos em proteínas, e é exatamente por isso que não são facilmente digeridas. De acordo com especialistas, o organismo humano não foi programado para digerir enquanto está “desligado”, ou seja, dormindo. Então, se a pessoa estiver em uma dieta à base de proteínas é importante que ela opte por peixes pouco gordurosos ou um peito de frango.

5 – Alimentos que aumentam acidez do estômago

Algumas pessoas são mais sensíveis às especiarias. Então, para evitar que elas passem uma noite toda sofrendo com a acidez no estômago é importante evitar comer pratos que são muito condimentados na hora do jantar. Mas se por algum acaso a pessoa comer, tomar uma colher de bicarbonato de sódio com água pode ajudar na digestão.

6 – Alimentos que esquentam

A primeira coisa que vem à mente são bebidas. E realmente, quando as pessoas abusam das bebidas alcoólicas elas acordam no meio da noite com uma sensação de sufocar de calor. Beber vinho à noite não é uma coisa proibida, mas o importante é ser moderado.

7 – Chocolate

O chocolate é rico em cafeína e isso pode fazer com que a pessoa fique sem sono. Além disso, esse alimento é rico em carboidratos que ajudam a ganhar peso. Contudo, nem só de coisas ruins o chocolate é feito. Ele tem vários benefícios, mas é importante não comer em excesso e antes de dormir.

Um superpoder incomum: falar ao contrário

Matéria anterior

10 estradas mais bonitas do mundo segundo dados do Instagram

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.