• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 animais com características únicas que você não sabia que existiam

POR Bruno Dias    EM Mundo Animal      22/08/18 às 16h21

A natureza é uma caixinha de surpresa que sempre que abrimos ou vamos mexer nela nos deparamos com algo novo. Até mesmo os que se consideram mega exploradores da natureza conseguem ainda se surpreender com as mudanças ou com os segredos que a mãe natureza vai revelando aos poucos.

Pensar que os animais são seres previsíveis é outra coisa que não devemos fazer. Assim como nós não queremos ser definidos e colocados dentro de rótulos que nos limitem os animais também não. Não é por ser um pássaro que ele tem que voar, ou então pelo simples fato de ser um coelho ele terá múltiplos herdeiros. Existem animais ímpares, e não muito escondidos na fauna. Se bobear você pode encontrar algum deles em alguma viagem pelo mundo.

1 - Cobra

Só de ler esse nome já pensamos em najas, sucuris, anacondas e animais mortais. Mas lembra que não podemos rotular os animais só por eles pertencerem à uma espécie e que eles podem ser diferentes? Pois é exatamente o caso da cobra brahminy cega (Indotyphlops braminus).

Essa espécie de cobra é mais parecida com uma minhoca, tendo entre 6,4 e 16,5 cm. Muita gente já pode ter encontrado ela por aí sem saber que se tratava de uma cobra. Ela é originária do sudeste da Ásia, mas se espalhou pelo mundo. Ela é conhecida como cobra do vaso de flores, e talvez por esse ser um dos seus habitats naturais é que ela tenha chegado à várias partes do mundo. Ela se alimenta de formigas e cupins.

2 - Peixe

Geralmente os peixes são vistos nadando por aí, mas esse em especial prefere andar. Isso mesmo. O peixe morcego-de-lábios-vermelhos (Ogcocephalus darwini) anda pelo fundo dos mares ao invés de nadar. Os pesquisadores não sabem exatamente o motivo, mas talvez o corpo do peixe não seja aerodinâmico o bastante para que ele saia batendo as barbatanas por aí.

Ao invés disso, ele usa suas barbatanas peitorais e pélvicas para se locomover. Mas não pense que ele seja menos feliz que os outros da espécie, em alguns aspectos ele não será capaz de nadar sem ajuda. Ele vive em média 12 anos e não é muito afetado por predadores e nem por mudanças no ambiente, já que vive no chão.

3 - Cachorro

O melhor amigo do homem tem várias qualidades, mas uma das que talvez possa irritar os donos e quem mora ao redor do cachorro é o latido. Coisa que os donos de basenji não precisam se preocupar.

Esse cão, cujo nome significa coisa do arbusto, não late. Ele pode uivar e tossir, mas o famoso "au au" ele não faz. Primeiramente ele foi usado no antigo Egito, depois foi importado para o Congo para ser usado na caça. Em 1937, ele começou sua viagem pelo mundo indo para Inglaterra e depois para os EUA. Esse cão também pode ser conhecido como congo terrier ou zande dog.

4 - Lagarto

Estamos acostumados a temer lagartos com quatro patas. Mas existem os que não tem nenhuma, são os lagartos sem patas. A maioria das pessoas, vendo à olho nu, podem confundi-li com uma cobra, mas existem algumas diferenças.

Os lagartos sem patas, ao contrário das cobras, têm um limite para conseguir engolir sua presa, isso porque sua mandíbula não é flexível. Ele se alimenta de ovos e pequenos animais como ratos. Eles tem pálpebras e abertura para orelhas e se movem com os lados do seu corpo, deferentemente das cobras que conseguem se mover com as escamas da barriga.

5 - Ornitorrinco

Esse animal de aparência estranha já é conhecido no mundo. E ao contrário de todos os outros mamíferos que carregam suas crias em seus ventres, ele coloca ovos. Essa é uma característica exclusiva do ornitorrinco e do equidna.

Segundo cientistas, o DNA do animal tem partes de pássaros e répteis. Ele também tem cinco cromossomos X e Y, o que daria a eles uma possibilidade de produzirem 25 sexos diferentes, mas eles produzem apenas dois.

6 - Urso da água

O tardigrade é um animal microscópico conhecido como urso da água. Ele é conhecido por suportar as mais adversas condições. Segundo cientistas, o DNA dele é feito de 17,5% de plantas, bactérias e fungos e é exatamente essa presença de DNA de bactéria que o faz tão resistente.

Ele pode ser encontrado desde nos lugares mais fundos do oceano, à cumes congelados de montanhas à desertos. Também é resistente à radiação espacial e pode ser revivido com apenas um pouco de água.

7 - Lesma do mar verde

Que as plantas criam seu alimento através da fotossíntese é um fato conhecido, o que é desconhecido é a existência dessa lesma do mar verde (Elysia chlorotica) que usa a fotossíntese das plantas para criar sua comida.

Ela se parece com uma lesma e ao mesmo tempo com uma planta. Tudo porque tem uma coloração verde por se alimentar de algas. O que a lesma usa como comida são os genes das algas que conseguem criar sua própria clorofila. Com isso, esse animal pode continuar vivo mesmo sem comer nada, precisando apenas de 12 horas de luz por dia.

Próxima Matéria
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+