• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 animais mais traficados do planeta

POR Bruno Dias    EM Mundo Animal      10/06/19 às 18h09

Considerado uns dos mais lucrativos comércios ilegais de todo o mundo, o tráfico de animais movimenta cerca de 20 bilhões de dólares por ano, sendo a terceira atividade clandestina que mais gera dinheiro. Ela fica atrás apenas do tráfico de armas e drogas. O tráfico de animais é destinado basicamente para a retirada de animais selvagens de seu habitat natural e vendidos por altos preços, e também é o grande responsável pela extinção de várias espécies. Os principais destinos desses animais são zoológicos, colecionadores, laboratórios para fabricação de medicamentes ou diversas formas de assassinato.

Exatamente pelo tráfico de animais ser tão grande é que várias espécies estão em perigo. Leis foram criadas para proteger a vida selvagem, que está cada vez mais em queda. Infelizmente, os animais mais procurados são aqueles mais raros. Falamos aqui quais são estes bichos mais procurados pelo tráfico.

1 - Araras

Os reis e rainhas do mundo dos papagaios, as araras são um grande alvo dos caçadores ilegais. Esses animais que são icônicos das florestas tropicais estão sendo levadas à extinção pela caça furtiva e comércio de animais. Espécies como a arara-escarlata e arara-azul são as mais capturadas e essa captura desafia regulamentos de conservação de aves locais, nacionais e internacionais. Vários morrem no embarque ou no cativeiro, e a população selvagem é bastante reduzida.

2 - Elefantes africanos

Os elefantes africanos são os maiores animais terrestres no mundo moderno. E tão grande quanto os animais, está a caça deles na busca pelo marfim de suas presas. Em 1989, a Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas de Extinção (CITES) promulgou uma proibição mundial do comércio internacional de marfim dos elefantes. Isso, depois do declínio de animais nos anos 1980, que foi impulsionado pela caça de até 100 mil elefantes por ano em toda África.

3 - Antílope Saiga

Esse animal é um membro da ordem dos ungulados. Ele é pouco conhecido entre as pessoas em geral, mas bastante conhecido pelos caçadores ilegais. O animal é nativo da Ásia Central, e é classificado pela Conservação da Natureza como seriamente ameaçado. E a diminuição dessa espécie aumentou a população de uma bactéria que provocou uma praga em 2015, e ainda matou 62% da população mundial. Eles são caçados pelos seus chifres, que são usados como um suposto tônico medicinal. A exportação do Saiga é ilegal nos seus países de origem, mas as brechas nos países do mercado asiático deu permissão de comercializar o chifre do animal na década de 1990.

4 - Leopardo-das-neves

Esse animal é um icônico gato selvagem da Ásia e é altamente traficado. Atualmente existem apenas cerca de quatro mil animais dessa espécie e por isso, parar a caça furtiva é uma tarefa crucial. O problema é que, conforme esse leopardo foi ficando mais raro, a sua pele ficou ainda mais cara. A pele desse animal é vendida no mercado negro. E assim como muitos animais em extinção, o leopardo tem uma organização dedicada a ele, o Programa Global de Proteção do Ecossistema Global Snow Leopard (GSLEP).

5 - Aves de rapina

Justamente por sua enorme capacidade de caça, essas aves são alvos de caçadores. Aves com falcões e águias são considerados símbolos de status. E por isso são caçados por colecionadores ou por aqueles que querem manter as aves para falcoaria de forma ilegal. A Associação Internacional de Falcoaria e Conservação de Aves de Rapina vê a caça ilegal como a principal ameaça à conservação das aves de rapina no mundo todo. Além disso, o trabalho e dedicação dos falcoeiros legítimos fica com uma má reputação.

6 - Tartaruga-de-pente

As tartarugas são um alvo fácil para os caçadores ilegais em alto-mar. A tartaruga-de-pente é rara e bastante traficada para usos ornamentais de sua carapaça. Essas tartarugas viram sua população diminuir cerca de 85% em 100 anos. E por aparecerem em áreas remotas, elas ficam fáceis de ser capturadas sem que as autoridades vejam e impeçam essa caça.

7 - Tubarões

Os tubarões de várias espécies são vítimas por causa de suas barbatanas, que são usadas em sopas. Eles estão sendo mortos em grandes números e as partes do corpo são traficadas pelo mundo todo. Por ano, cerca de 73 milhões de tubarões são mortos por uma prática horrível e abusiva que é cortar as barbatanas dos tubarões ainda vivos. E depois, eles são jogados de volta ao mar para morrer sem suas barbatanas.

Próxima Matéria
Via   Toptenz  
Imagens Toptenz
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+