• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 animais que a ciência descobriu há pouco tempo

POR Isabela Ferreira    EM Mundo Animal      29/03/18 às 13h59

Muita gente tem a mania de acreditar que já se sabe tudo sobre o mundo em que vivemos. No entanto, é bem pelo contrário... Possivelmente, ainda não sabemos nem a metade sobre tudo aquilo que nos cerca. A verdade é que vivemos em um planeta diverso, cheio de vida e mistérios. Os animais por exemplo, vivem surpreendendo a ciência.

Enquanto alguns, infelizmente, entram para a lista de ameaçados de extinção após anos de sua descoberta, outros são encontrados pela primeira vez e trazem esperança para a vida na Terra. Espécies curiosas, com características únicas que, acabam despertando o interesse de pesquisadores. Pensando nisso, nós aqui da Fatos Desconhecidos separamos abaixo 7 animais que a ciência descobriu há pouco tempo. Confere aí!

1 - Eriovixia Gryffindori

Julgando pela foto e pelo nome, será que te lembra algo? Se logo veio em sua mente o Chapéu Seletor e a casa Grifinória, não foi à toa. Esta aranha descoberta na Índia, foi nomeada como forma de homenagem à franquia Harry Potter. Isso porque a forma de seu corpo realmente lembra o querido chapéu. O corpo da aranha é muito útil para que ela consiga se esconder de predadores, já que é facilmente confundida com uma folha seca.

2 - Gracilimus Radix

E este ratinho é mais um dos animais descobertos recentemente. Chamado de Gracilimus Radix, foi encontrado pela primeira vez na Indonésia, em uma região montanhosa. Também conhecido como "rato de raiz delgado", é diferente de todos os outros roedores já vistos por cientistas. Apenas para que você tenha noção, ele é o quarto rato descoberto dentro dos últimos anos.

3 - Caracol terrestre abobadado

Com o nome científico de Zospeum tholussum, mas popularmente conhecido como caracol terrestre abobadado, foi descoberto em um sistema de profundas cavernas na Croácia. A espécie é cega e possui as conchas translúcidas com algumas voltas. Sua aparência lembra muito um fantasma, não acha?

Ele vive a 900 metros abaixo da superfície, em ambiente completamente escuro. Segundo os cientistas, ele é muito mais lento do que a maioria dos outros caracóis, andando apenas alguns centímetros em uma semana. O mais provável é que ele "pegue carona" em outros animais para se movimentar.

4 - Xenoturbella Churro

Animais estranhos que você quer? Então aqui vai um deles... Esta é a Xenoturbella Churro, uma criatura marinha encontrada na região leste do Pacífico. Devido à sua estranha aparência, que querendo ou não lembra um churro, ela ganhou o nome em homenagem ao alimento. O animal se parece muito com uma água-viva sem tentáculos. Seu corpo é pulsante e tem leve iluminação própria, alimentando-se de moluscos.

5 - Eulophophyllum kirki

Enquanto pesquisadores procuravam por cobras e tarântulas em Bornéu, na Malásia, acabaram encontrando por acidente esses bichinhos que se parecem com gafanhotos. A fêmea em especial, possui uma cor muito mais rosada do que o macho da espécie. No entanto, ambos os gêneros apresentam veias bem marcadas, fazendo com que tomem a forma praticamente exata de uma folha. Seria fácil confundir, hein?

6 - Olinguito

Os animais da espécie demoraram mais de uma década para serem identificados. Já tinha aparecido antes, mas foi de fato nomeado em 2014. A verdade é que este é um mamífero carnívoro, mas que parece ser a mistura de um guaxinim com um gato. Com olho grandes e pelos grossos, é o menor da família de guaxinins. Não pesa mais do que 900 gramas e sua característica marcante é a longa cauda. Habita florestas da Colômbia e Equador.

7 - Pheidole Drogon

O nome Drogon não é por acaso. Esta foi mais uma homenagem feita a uma série de gigante sucesso: Game Of Thrones. Na foto é possível ver uma formiga descoberta em Papua Nova Guiné, e após ser muito comparada a um dragão, ganhou o nome de um dos "filhos" de nossa eterna Khaleesi.

A verdade é que elas parecem ser únicas, com seus pequenos ferrões espalhados pelo corpo, utilizados para que possam se proteger de predadores. Os cientistas apenas foram capazes de identificá-las após trabalho usando tecnologia 3D.

Acredita-se que seu corpo esteja coberto de músculos, seja para suportar o peso desproporcional de sua cabeça, ou para carregar outros objetos, como toda formiga faz.

E então pessoal, o que acharam? Qual dos animais chamaram mais sua atenção? Compartilhem com a gente aí pelos comentários!

Próxima Matéria
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+