• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 animais supostamente extintos flagrados em câmeras

POR Leticia Rocha    EM Natureza      06/09/18 às 15h54

A exploração humana, a caça e as diversas mudanças climáticas prejudicam a vida selvagem. Muitas espécies acabam tendo suas populações reduzidas drasticamente, outras não resistem aos inúmeros problemas e acabam extintas por completo.

A extinção é algo preocupante pois isso pode interferir na lógica de toda a cadeia alimentar, o que desestabiliza em alguma medida, todo o ecossistema. Felizmente, alguns dos animais considerados extintos já reapareceram algumas vezes em habitats completamente diferentes daqueles aonde viviam. Isso é chamado de Táxon Lazarus, o último nome se refere ao personagem bíblico Lazaro, que foi ressuscitado por Jesus Cristo.

Confira agora, alguns dos registros em que supostamente esses animais extintos foram flagrados.

1 - Rã-arborícola de Jerdon

A rã havia sido vista pela última vez em 1870. No entanto, uma equipe partiu em busca do animal em 2007 e após 3 anos a encontrou na Índia. O grupo, liderado pelo biólogo Sathyabhama Das Biju, informou a National Geographic que localizou o animal na região, que por não ser uma área muito explorada por biólogos, impediu que o animal fosse reencontrado antes.

2 - Tagarela de Jerdon

Este pássaro ficou desaparecido durante 70 anos. Após um longo período sem qualquer sinal da ave, ela foi considerada extinta. No entanto, em 2014, pesquisadores da Sociedade de Conservação da Vida Selvagem encontraram vários deles vivendo em Mianmar, seu habitat natural.

3 - Pigmeu Társio

Este primata não foi visto durante 85 anos e os pesquisadores acreditavam que ele havia sido extinto. No entanto, em 2008, uma equipe guiada por um professor da Texas A & M University, encontrou o animal em um parque da Indonésia.

4 - Pinocchio Lizard

Também conhecido como lagarto Pinóquio, o animal desapareceu durante 50 anos. Mas em 2005, segundo a National Geographic, o animal foi redescoberto por um ornitólogo. O homem afirmou que viu o animal atravessando uma rua.

5 - Kashmir Musk cervos

Essa espécie de cervos foi dizimada por conta da caça ilegal no Afeganistão. Durante 61 anos, o animal desapareceu. No entanto, a revista científica Onyx anunciou a redescoberta do animal após um levantamento florestal realizado no país. Aparentemente, os cervos não foram completamente extintos.

6 - Kokanee preto

Este salmão japonês foi considerado extinto em 1940, após a instalação de uma usina hidrelétrica em seu habitat natural. No entanto, 70 anos mais tarde, em 2010, o professor Tetsuji Nakabo declarou ter redescoberto a espécie. Eles foram vistos em um lago próximo ao Monte Fuji.

7 - Baleia Omura

A baleia, pouco conhecida e nunca vista, foi considera extinta, já que não ainda não havia sido encontrado nenhum vestígio de sua existência. No entanto, em outubro de 2015, alguns pesquisadores não só encontraram o animal, como também fotografaram e filmaram a baleia pela primeira vez.

Próxima Matéria
Leticia Rocha
Estudante de Jornalismo, apaixonada por pequi, vendedora de pão de mel e de tudo que colocar na minha mão!
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+