7 casamentos reais mais desastrosos da história

POR Gustavo Camargo    EM História      17/05/18 às 14h27

Atualmente um dos casamentos mais esperados certamente é do Príncipe Harry e Meghan Markle, e não existem dúvidas de que será uma grande festa. Essa é uma ótima oportunidade de olhar para o passado e ver como foram alguns casamentos reais do passado.

Mas por incrível que pareça até mesmo casamentos reais podem dar errados, e você pode usá-los como exemplo do que não fazer no seu casamento. Foi pensando nisso que nós da Fatos Desconhecidos trouxemos os 7 mais desastrosos casamentos reais da história. Confira:

1 - George IV e Caroline de Brunswick

Talvez você não saiba, mas atrás de um casamento real pode ter diversos interesses. Diplomacia, herança ou até mesmo por amor. No caso desse casamento, o dinheiro fez toda a diferença.

George IV, enquanto ainda era apenas um príncipe e fez uma dívida tão grande que o parlamento britânico só concordou em pagar se ele tivesse um casamento adequado. Sua prima foi escolhida para tal tarefa. Quando ela finalmente chegou a Grã-Bretanha para conhecer seu futuro marido, as coisas não correram muito bem.

Os dois tiveram impressões totalmente ruins sobre os pretendentes. Ele a achava gorda, feia, baixa e fedida. George recorreu ao álcool para passar pela cerimônia de casamento. Na noite do dia do casamento, o noivo estava tão bêbado que desabou na lareira e dormiu lá até a manhã seguinte. O casal conseguiu ter um filho antes de se separar para sempre.

2 - Henrique VIII e Ana de Cleves

Henrique VIII certamente não era o marido ideal. Ele teria forçado a Inglaterra a romper com o catolicismo para se livrar de sua primeira esposa. Ele acusou sua segunda esposa, de adultério e incesto e mandou matá-la.

Depois de um tempo, Henry foi convencido a se casar com Anne of Cleves. Ele havia recebido um retrato lisonjeiro dela, e seu ministro, Thomas Cromwell, disse que Anne superava a beleza de outras mulheres "como o Sol dourado se destaca na Lua prateada".

Quando finalmente a viu Henry achou o corpo de Anne repugnante e recusou-se a consumar o casamento, anulando a união no mesmo ano. Talvez Anne tenha tido sorte. Ela sobreviveu a Henry e levou uma vida feliz na Inglaterra sem o rei como seu marido.

3 - Matilda Da Toscana e Welf V

Na Idade Média, era algo realmente difícil uma mulher governar. Algumas vezes elas chegavam a matar o marido para permanecer no poder. Muitos suspeitaram de Matilda Toscana realizar isso.

Matilda enfrentava a invasão do Sacro Imperador romano-Germânico Henrique IV, e o papa pediu que ela se casasse novamente para proteger suas terras. Quando tinha 40 anos, Matilda foi prometida a Welf V da Baviera, que tinha cerca de 16 anos na época.

Por alguma razão, Welf não tinha o mínimo interesse em Matilda. O jovem passou duas noites sozinho com a noiva sem uma consumação. No terceiro dia, ela se preparou nua encima de uma mesa para tentá-lo. Quando Welf hesitou, ela lhe deu um tapa e disse: "Saia daqui, monstro, você não merece nosso reino, sua coisa vil, não me deixe ver você de novo, ou você vai morrer de uma morte miserável".

4 - Filipe II da França e Ingeborg

Filipe II se casou com sua primeira esposa quando tinha apenas 15 anos e ela tinha 10. Quando ela completou 14 anos, Filipe II, tentou se divorciar. Pessoas acreditaram que era porque ela não tinha dado a ele um herdeiro, mas tudo se tratava de razões políticas. Ele foi obrigado a continuar casado. A jovem deu a ele um filho, mas morreu algum tempo mais tarde. Filipe II decidiu ter uma nova esposa.

Ele foi até Dinamarca atrás de um casamento que pudesse fortalecer seu poder. Princesa Ingeborg foi a escolhida para ser a nova rainha francesa. Ingeborg foi dito ser "muito gentil, jovem de idade, mas velho de sabedoria." O rei e sua rainha se encontraram pela primeira vez no dia do casamento. As noites de núpcias foi aparentemente um sucesso. Mas em sua coroação no dia seguinte, o rei disse aos compatriotas de Ingeborg que a levassem para casa e que ele planejava divorciar-se dela imediatamente.

5 - Catarina, a grande e czar Pedro

Originalmente uma princesa que pertencia a uma família nobre alemã menor, ela foi a escolhida para ser a noiva de Pedro, herdeiro da coroa russa. Mas Pedro era cruel e fraco de espírito. Chaterine o descreveu como um idiota e um inútil. O casamento foi um desastre. Apenas seis meses depois de Pedro se tornar czar da Rússia, Catarina liderou um golpe contra ele e governou como imperatriz da Rússia em nome do filho pelos próximos 34 anos.

6 - Henrique III de Navarra e Margarida de Valois

Religiões diferentes podem causar conflitos em um casamento. Henrique III, rei de Navarra, era protestante e sua noiva, Margarida, filha do rei francês, era católica. Apesar disso o casamento aconteceria em Paris. Seis dias depois do casamento, no dia de São Bartolomeu, começou uma onda de mortes que atacaria os protestantes huguenotes de Paris. Preso em Paris, Henrique III só foi salvo do abate por causa de sua esposa. No entanto, o massacre colocou um pouco de tensão em seu relacionamento. O casamento de Henry e Margaret nunca se recuperou de seus primeiros desastres, e ambos tiveram outros amantes.

7 - Cleópatra e Alexandre

Em tempos antigos, um casamento poderia ser a maneira de anunciar o poder e a riqueza de um reino. Mas para Filipe da Macedônia era a oportunidade perfeita para mostrar a seus vizinhos gregos que ele era tão civilizado quanto eles.

Os macedônios eram considerados bárbaros por outros gregos. Filipe queria mostrar o quanto eles haviam mudado, realizando uma enorme festa de casamento para sua filha Cleópatra e o rei Alexandre do Épiro.

Todos ficaram impressionados com o show. Todos estavam torcendo pelo rei, quando um assassino o esfaqueou. Isso arruinou sua tentativa de mostrar que a Macedônia não tinha mais o hábito de matar seus reis.

E aí, o que acharam da matéria? Esses casamentos foram realmente desastrosos, não é verdade? Comenta aí e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.

Via   Listverse  
Gustavo Camargo
A verdade é que eu queria ser astronauta, mas na minha cidade ainda não tem a escolinha. Instagram: gustavoloopi

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+