Praticamente todas as pessoas já tiveram dor de cabeça pelo menos uma vez na vida, os motivos são inúmeros. Porém, não é comum que uma pessoa tenha dores de cabeça muito fortes, nem associadas a outros sintomas pois, caso isso aconteça (geralmente) estão associadas a algum tipo de problema e/ou doença.

Por ser um problema muito comum, é importante estar sempre atento aos sinais de qualquer mudança. Para te ajudar, a redação da Fatos Desconhecidos selecionou uma listinha com 7 coisas assustadoras que a sua dor de cabeça na verdade pode ser. É importante lembrarmos que não temos o intuito de criticar, julgar, muito menos impor verdades absolutas.

Nosso objetivo é único e exclusivo de informar e entreter. Por isso, o conteúdo dessa matéria se destina a aqueles que se interessarem e/ou identificarem. Também é de extrema importância mencionarmos que, caso você se identifique com algum desses sintomas, não hesite em procurar um médico especialista.

1 - Depois de um ferimento

01

Dores de cabeça, até 10 dias depois de ter sofrido uma lesão, podem ser indícios de concussão (dano cerebral). Embora não seja normalmente fatal, podem causar dores muito fortes, tanto físicas quanto emocionais. Podem ocorrer perda de consciência, memória e visão.

2 - Durante ou depois do sexo

Publicidade
continue a leitura

02

São dores que podem ocorrer no auge da excitação sexual, o que normalmente não são dignas de preocupação. Mas, caso seja uma dor latejante, próxima ao orgasmo, deve-se ter uma preocupação maior, pois pode ser um sinal de hemorragia, AVC (acidente vascular cerebral) ou tumor. Também podem ser sintomas de HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana).

3 - Do tipo "trovão" ou "raio"

03

Se trata daquele tipo de dor de cabeça súbita, que aparece de repente, uma dor intensa que dura em torno de 60 segundos. Podendo persistir por até 1 hora. Esse tipo de dor de cabeça pode indicar hemorragia subaracnóide, uma condição potencialmente fatal, resultado do inchaço das artérias cerebrais. Também podem causar náuseas e vômitos.

4 - Com dores no pescoço e face

Publicidade
continue a leitura

04

As artérias carótidas, localizadas nas laterais do pescoço, podem se rasgar. Permitindo que o sangue preencha os espaços entre as artérias. Fazendo com que se separem, causando um problema chamado Dissecção de Artéria Carótida (DAC). O sangue coagula, podendo levar a um AVC (Acidente Vascular Cerebral). Os sintomas de DAC são súbitas, dores de cabeça intensas e dores de garganta.

5 - Torcicolo

woman massaging neck. Rear view, copy space

A meningite pode ser uma doença fatal, muitas vezes ela vem acompanhada de dores de cabeça certeiras e rigidez do pescoço. Mais ou menos 95% dos pacientes com meningite relataram dores de cabeça, rigidez do pescoço, febre e desorientação mental, como principais sintomas, segundo um estudo publicado no The New England Journal of Medicine, em 2004.

6 - Dores progressivas, acompanhadas de fraqueza e dormência

Publicidade
continue a leitura

06

O coração bombeia sangue para o cérebro através das artérias, que o cérebro utiliza para realizar funções básicas. Quando essas funções são finalizadas, o cérebro manda o sangue de volta para o coração através dos canais chamados seios venosos. Esses canais podem entupir, causando trombose venosa cerebral (TVC).

7 - Disruptiva com deficiência visual

Hard work

Artrite de células gigantes (GCA), ou artrite temporal, é um distúrbio que faz com que as artérias cerebrais inflamem. Caso você nunca tenha tido dores de cabeça e, de repente, começa sentir diariamente, pode ser um indício de GCA.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Será que vocês se identificaram com algum desses itens? Encontraram algum erro? Ficaram com alguma dúvida? É importante lembrarmos que, caso sinta algum dos sintomas acima, o aconselhável é procurar ajuda especializada. Todo cuidado é pouco. Não se esqueçam de comentar com a gente!

Publicado em: 17/10/16 21h14