Entretenimento

Qual o significado desta luz que fica piscando no seu computador?

0

Para o funcionamento de nossos computadores de mesa ou portáteis é necessária a realização de diversos processos simultâneos que permitem que ele realize todas as suas funções. Em vários casos, para a indicação do processamento dessas mesmas funções, recebemos indicações sonoras ou visuais.

Em praticamente todos os modelos de computadores atuais, existe uma pequena luz acompanhada de um símbolo misterioso que nem todo mundo está acostumado, como outros símbolos clássicos que vemos se repetir em diferentes produtos. Na maioria das vezes, o ícone parece de um pequeno cilindro, mas também pode ser representado com alguns discos empilhados ou até mesmo sem nenhum símbolo.

A luz tem uma função bem simples: ela pisca sempre que o disco rígido – o HD – está sendo acessado. Ou seja, a luz é uma indicação visual de que o sistema está ativo e te ajuda a manter o controle sobre atividades do computador.

1

Em computadores mais antigos, essa luz era conectada diretamente aos discos rígidos. Hoje em dia, porém, o LED é ligado à placa mãe, o que ajuda a supervisão em casos de máquinas com mais discos, que precisam da indicação da luz no caso de funcionamento de qualquer um deles.

Para drives de disquete, a utilização de luzes sempre foi comum, para evitar a remoção do disco durante a sua utilização. Por conta da utilidade dos drives de dispositivos móveis, a luz acabou sendo transposta para os drives fixos do sistea.

A luz de atividade é útil para indicar se um comando realmente foi recebido e está sendo computador pela máquina. Às vezes, dependendo do processo, é extremamente importante ter uma resposta do computador sobre o funcionamento dele.

2

Por exemplo, se o seu computador não está respondendo mas você percebe que o HD está ativo, pode reconhecer problemas como sobrecarregamento do sistema e buscar uma solução para as memórias ou processador. Nesses casos você consegue determinar que é melhor esperar a operação lenta terminar, ao invés de simplesmente desligar a máquina.

Em alguns casos, operações que demoram muito – como o carregamento de um jogo, por exemplo – pode deixar a tela preta, sem nenhuma indicação do funcionamento do computador. Nessas situações, a luz pode te indicar que a máquina está trabalhado e o processo será concluído em breve.

Às vezes, mesmo que o seu computador esteja parado, supostamente não realizando nenhuma tarefa, você pode perceber a luz piscando. Isso não é indicativo de nenhum problema, fique tranquilo. Na verdade, é um comportamento natural dos computadores.

3

Existem algumas funções de plano de fundo que precisam ser realizadas em todos os computadores. Para evitar que elas sobrecarreguem sua máquina durante o uso, são programadas automaticamente para funcionarem enquanto você está ausente. O computador espera que você pare de realizar funções para poder concluir as que ele julga necessárias.

Da próxima vez que se deparar com a misteriosa luz piscando, não precisa se preocupar. Quase todos os computadores possuem essa luz e sua iluminação é apenas uma indicação do funcionamento normal da máquina.

Você já tinha reparado nessa luz no seu computador ou notebook?

12 personagens de desenhos animados que foram “vistos” na vida real

Matéria anterior

7 coisas assustadoras que a sua dor de cabeça na verdade pode ser

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos