• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 coisas impressionantes que já aconteceram nas Olimpíadas e você não sabia

POR Bruno Destéfano    EM Curiosidades      20/05/19 às 14h58

Os Jogos Olímpicos se originaram na Grécia antiga há cerca de 3.000 anos e foram revividos no final do século 19. Pouco a pouco, se tornaram o evento esportivo mais proeminente do mundo. Do século VIII a.C. ao século IV d.C., a competição fora realizada a cada quatro anos em Olímpia, localizada na península ocidental do Peloponeso. O objetivo era o de prestar homenagens ao deus Zeus. Ademais, as primeiras Olimpíadas modernas aconteceram no ano de 1896, em Atenas/Grécia. Na cerimônia de abertura, o rei Jorge I da Grécia e uma multidão de 60.000 espectadores receberam 280 participantes de 13 nações (todos do sexo masculino), que competiriam em 43 eventos. Desde 1994, os Jogos Olímpicos de Verão e Inverno são realizados separadamente e alternam-se a cada dois anos. A competição em si, como deu para perceber, tem muita história para contar. Inclusive, algumas são totalmente inacreditáveis. Preparamos uma lista com coisas impressionantes que já aconteceram nas Olimpíadas para lhe mostrar as sutilezas dos jogos por meio das décadas.

Para muitas pessoas, as Olimpíadas são verdadeiros acontecimentos. Os melhores atletas do mundo se reúnem em prol de uma competição amistosa, sendo fraternos uns com os outros.  Bom, pelo menos... formalmente.

1- Massacre de pombos

Os Jogos de Verão incluíram numerosos eventos de tiro ao longo dos anos. Em 1900, além dos eventos corriqueiros, os parisienses decidiram realizar uma série de competições para ver quem poderia matar a maior quantidade de pombos. Naturalmente, isso resultou em um banho de sangue que horrorizou os espectadores.

A repercussão resultante levou à proibição da prática. Dois anos após a polêmica, os organizadores da competição desenvolveram o "pombo de argila" que ainda está em uso nos dias de hoje.

2- Experimento nada amigável

Na cidade de San Luis/Missouri, em 1904, a maratona nos Jogos Olímpicos de Verão foi um desastre do início ao fim. Muitos dos competidores nunca haviam competido em uma maratona antes. Além disso, os organizadores do evento retiveram a água dos corredores como um teste científico para ver o que aconteceria. Alerta de spoiler: coisas ruins.

Um atleta quase morreu de hemorragia interna após a excessiva inalação de poeira, enquanto outro foi expulso do percurso por um bando de cães selvagens. Essa é uma das coisas impressionantes que já aconteceram nas Olimpíadas e você não sabia.

3- Entre cães e automóveis

E você acha que os absurdos da maratona em San Luis pararam por aí? Cansado da patifaria e sofrendo de câimbras severas, o norte americano Fred Lorz decidiu ignorar totalmente a segunda metade da maratona. Ele simplesmente entrou em seu carro e dirigiu rumo à linha de chegada. As autoridades, por incrível que pareça, não perceberam o ocorrido e declararam-no como vencedor.

Lorz achou que tudo não passava de uma piada até o momento em que alguns organizadores finalmente se tocaram. O verdadeiro vencedor, Thomas Hicks, cambaleou até a linha de chegada uma hora depois. Hicks quase morreu por conta da estricnina que seus treinadores lhe davam como estimulante no lugar da água.

4- O chute infame

Não é comum que um concorrente de taekwondo se torne conhecido. Contudo, Angel Matos protagonizou diversas manchetes jornalísticas ao redor do mundo durante os Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008. Infelizmente, os motivos não eram dos melhores. Durante a partida que valia a medalha de bronze, Matos sofreu uma lesão no pé e pediu tratamento de seus treinadores. Isso é permitido, mas apenas por um minuto.

Matos passou por cima do seu tempo atribuído. Em razão disso, os árbitros desqualificaram-no e concederam a vitória a Arman Chilmanov, do Cazaquistão. Matos não aceitou muito bem a decisão. Em vez de conversar sobre o ocorrido, ele simplesmente chutou o juiz sueco Chakir Chelbat na região da cabeça.

Ele pode não ter conquistado uma medalha, mas ganhou uma proibição vitalícia em participar das Olimpíadas e da Federação Mundial de Taekwondo.

5- E lá vamos nós com os pombos de novo

Ao contrário dos Jogos de 1900, os pássaros foram acidentalmente mortos durante as cerimônias de abertura dos Jogos de Seul, no ano de 1988. Em um momento tragicômico, a Coreia do Sul decidiu marcar seu grande momento olímpico ao lançar pombos no céu. Infelizmente, eles foram liberados muito perto da chama olímpica, que incinerou-as em rede mundial.

A multidão na arena não sabia muito bem o que estava acontecendo, então simplesmente aplaudiram os gestos. Essa é uma das coisas impressionantes que já aconteceram nas Olimpíadas e você não sabia.

6- A grande metáfora

Nada exemplifica a estranheza das Olimpíadas do Rio mais do que essa história. Embora todos saibamos que as baías e rios cariocas estavam poluídos, foram as piscinas que ganharam as manchetes depois que muitas delas mudaram de cor.

As autoridades ofereceram explicações contraditórias sobre o mesmo fenômeno. Algumas alegaram que a proliferação de algas tenha sido a grande culpada, enquanto outras diziam que os organizadores simplesmente ficaram sem produtos químicos. De qualquer forma, uma coisa é certa: as piscinas verdes não faziam parte do plano.

7- A revolta de 1988

Há prós e contras de competir na frente de sua torcida, ainda mais quando você é o representante da nação anfitriã. É extremamente mágico, mas a pressão para vencer pode ser quase fatal (literalmente). Essa pressão nunca foi tão forte como nas competições de boxe ao longo dos Jogos Olímpicos de Verão, em Seul.

Depois que o atacante búlgaro Alexander Hristov garantiu um placar de 4-1 contra o herói da cidade natal, Byun Jong-il, autoridades do boxe sul-coreano invadiram o ringue. O resultado? Acabaram atacando o árbitro neozelandês, Keith Walker.

Os fãs na multidão também tumultuaram o ringue, resultando em diversos socos e chutes desferidos em Walker. Após a partida, ele decidiu deixar o país.




Matérias selecionadas especialmente para você

Bruno Destéfano
Escritor, fotógrafo e jornalista // Deixe que o conhecimento te revolucione de dentro para fora.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+