• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 coisas incríveis que acontecem no seu corpo quando você fica em jejum

POR Gustavo Camargo    EM Curiosidades      11/05/18 às 17h07

O jejum é uma situação de abstinência total ou parcial de alimentos, em um determinado período de tempo. O jejum é utilizado em várias religiões. Para a religião Católica, a Sexta-Feira Santa é o dia em que os seguidores devem fazer o sacrifício do jejum e não comer carne.

O jejum intermitente está ganhando uma enorme popularidade em questão de perda de peso. Mas será que isso realmente funciona? Bom, foi pensando nisso que nós da Fatos Desconhecidos trouxemos 7 coisas que acontecem no seu corpo quando você fica em jejum. Confira:

1 - Quebra de açúcar

Os primeiros momentos de jejum são basicamente normais para todo mundo, já que nosso corpo está passando pelo processo de decompor glicogênio e armazenar glicose. Geralmente, cerca de 25% vai para o cérebro, enquanto o restante alimenta os glóbulos vermelhos e os músculos.

2 - Cetose

Depois de mais ou menos 6 horas, dependendo do nível de açúcar no sangue, você entrará no estágio de cetose, na qual seus níveis de energia são sustentados por corpos cetônicos no sangue. É um momento que muitas pessoas que querem perder peso almejam, já que há a quebra de gordura.

3 - Colesterol e limpeza do ácido úrico

Durante esse processo de cetose, várias coisas acontecem. Seu corpo vai liberar ácido úrico e colesterol na corrente sanguínea, um processo de desintoxicação do corpo. Durante esse período é normal sentir dores de cabeça, fadiga, e dores musculares.

4 - Descanso do sistema digestivo

Com a diminuição de comida, o sistema digestivo pode descansar. Mas como o processo digestivo leva tempo, ele nunca é totalmente interrompido durante o jejum intermitente, somente durante o período prolongado.

5 - Desintoxicação emocional

Após 6 horas de jejum, você certamente vai sentir fome. E com isso emoções como raiva, frustação ou tristeza podem aparecer. É importante aprender a lidar com elas, fazendo entender melhor suas emoções.

6 - Maneiras de jejuar

Jejum intermitente é o método usado por pessoas que tem o objetivo de perder peso. Ela consiste em comer durante certas horas do dia. O horário mais popular para o jejum intermitente é de 8 horas de alimentação com 16 horas de jejum.

Jejum prolongado é o método que você apenas consome bebidas. Mas para isso é preciso o acompanhamento profissional pra ver se seu corpo pode lidar com o jejum prolongado.

7 - Benefícios do jejum

jejum

O jejum pode trazer muitos benefícios para a saúde de uma pessoa, mas antes de qualquer coisa é sempre importante consultar um médico. O jejum pode te ajudar a controlar seu peso, retardar o envelhecimento, ajudar na condição da pele e normalizar o sistema digestivo.

E aí, o que acharam da matéria? Comenta aí e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.

Próxima Matéria
Gustavo Camargo
A verdade é que eu queria ser astronauta, mas na minha cidade ainda não tem a escolinha. Instagram: gustavoloopi
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+