• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 coisas mais estranhas e misteriosas envolvendo aranhas

POR Cristyele Oliveira    EM Curiosidades      27/05/19 às 18h26

Muitas pessoas têm pavor de aranhas, e é compreensível esse medo, já que algumas delas podem ser mortais. No entanto, para os biólogos, as aranhas são fascinantes, e não é por acaso que eles dedicam anos das suas vidas para entender melhor esse aracnídeo. E mesmo com muitos estudos e pesquisas a respeito das aranhas, ainda há muito o que aprender sobre elas. O fato é que essas criaturas têm mais mistérios do que podemos imaginar.

Recentemente o mundo parou para olhar a primeira aranha treinada, isso mesmo, já estão treinando aranhas. E você sabia que aranhas também são capazes de produzir leite? Pois é, e inclusive o seu leite é ainda mais nutritivo do que o de uma vaca. O que não faltam são coisas bizarras nesse universo aracnídeo. Então, confira a seguir, 7 coisas mais estranhas e misteriosas envolvendo aranhas. Esteja preparado, porque você irá se surpreender.

1 - Aranhas comem mais do que seres humanos

Dá para imaginar isso? Pois acredite, enquanto os seres humanos comem em média 400 milhões de toneladas de comida por ano, as aranhas consomem o dobro disso. Em 2017, um grupo de pesquisadores calculou o peso total das presas de aranhas e o resultado não poderia ser mais surpreendente. Superando os seres humanos e também as baleias que ingerem anualmente até 500 toneladas de comida, os pequenos predadores comem até 800 milhões de toneladas por ano.

2 - Prisão de aranha

Diferentemente da maioria das aranhas, a Pisaurina mira não usa sua seda para capturar suas presas. Ao invés disso, as aranhas fêmeas usam a sua teia para fazer ninhos, enquanto os machos usam para prender as fêmeas durante o acasalamento. Nenhuma outra espécie de aranha usa a sua teia como contenção. Esse comportamento peculiar foi comprovado em laboratório como um movimento de inteligência.

3 - Fósseis brilhantes

No geral, as aranhas não produzem bons fósseis. Isso porque seus corpos moles se desfazem e desaparecem rapidamente depois da sua morte. Mas, em alguns casos raros, seus fósseis podem durar anos em caráter bem preservado. Nesse ano, paleontologistas encontraram 11 aranhas fossilizadas na Coreia do Sul. Se a descoberta já não fosse suficientemente interessante, outro detalhe trouxe ainda mais importância aos fósseis encontrados. Mesmo depois de 110 milhões de anos, os olhos de duas das aranhas encontradas ainda brilhavam, algo que chamou a atenção da comunidade científica.

4 - Primeira aranha treinada

Uma aranha recebendo ordens não é algo que se vê todo dia. Mas a aranha Kim, mesmo que não seja a criatura mais obediente do mundo, é o primeiro aracnídeo a saltar quando os cientistas exigem. No entanto, ensiná-la a saltar e quando saltar não foi uma tarefa simples, já que ela e o resto de sua classe de aranhas não conseguem entender bem o que os humanos querem. Compreensível, já que se tratam de aranhas. Mas depois de muito treinamento, em 2018, a Kim conseguiu pular entre plataformas. A equipe de pesquisadores estava tentando entender como os saltos se diferem levando em consideração a distância, a direção e a razão do salto.

5 - Aranha mais antiga do mundo

Dá para imaginar uma aranha com mais de 40 anos? Pois é, a conhecida como Número 16 completou 43 anos em 2016. Ela foi encontrada em 1974, por pesquisadores, quando eram ainda bebê na Reserva North Bungulla, na Austrália. Durante décadas, os pesquisadores visitaram o ninho da Número 16 para uma pesquisa de longo prazo. Ela morreu como a aranha conhecida mais antiga do mundo.

6 - Leite de aranha

Em 2018, cientistas notaram um comportamento estranho ao observar uma aranha saltadora chamada Toxeus magnus. Olhando atentamente a mãe aranha e os seus filhotes, os cientistas notaram que a mãe fornecia uma espécie de leite aos bebês e continuava a amamentá-los por muito tempo. Além da surpreendente constatação sobre o "leite de aranha", os nutrientes também foram reveladores. Além de conter gordura e açúcar, o leite também foi quatro vezes mais rico em proteínas do que o leite de vaca. Dado como uma excreção, ainda não se sabe exatamente a natureza desse fluido, já que não se trata de "leite" no sentido de "mamífero".

7 - Teia de grafeno

A teia de aranha pode ser tão forte e resistente quanto aço de liga. Sendo assim, o material fornecido pelas aranhas pode ser mais forte do que a maioria dos materiais artificiais. Recentemente, cientistas italianos identificaram teias de aranha contendo grafeno, um material ainda mais forte. Um grupo de aranhas da família Pholcidae usou água contendo flocos de grafeno ou nanotubos de carbono para tecer suas teias. Após isso, os cientistas analisaram a teia produzida por elas e esta passou nos testes como tendo as fibras mais resistentes já registradas.

E você, o que achou dessa matéria? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.

Próxima Matéria
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+