• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 coisas que acontecem quando você fica muito tempo na frente do computador

POR Cristyele Oliveira    EM Curiosidades      21/02/19 às 14h30

Hoje em dia, é muito comum que as pessoas passem muito tempo em frente à tela de seus computadores. Fica difícil imaginar uma vida longe dessa tecnologia, que para a maioria de nós é vital, seja por questões profissionais, de estudo ou apenas por diversão. Independente da motivação, o uso prolongado pode causar danos à saúde, física e mental. Ficar longos períodos de tempo exposto à luz de um monitor pode trazer consequências para a visão, enquanto ficar sentado na mesma posição por muito tempo faz mal para as articulações e coluna, por exemplo. Fora as questões sociais e psicológicas.

Em casos extremos, o uso excessivo do computador pode acabar com morte, como aconteceu com um jogador de videogame de 23 anos, que morreu depois de passar 23 horas seguidas jogando sem nenhuma pausa. A causa da morte foi por insuficiência cardíaca, que pode ter sido resultado da exaustão e desidratação.

Mas como tudo na vida, é importante manter um equilíbrio quanto ao uso, seja do computador ou qualquer coisa. Afinal, tudo em excesso pode resultar em consequências negativas. Hoje vamos trazer uma lista de coisas que acontecem quando se fica muito tempo conectado. Confira!

1 - Vício e dependência

Drogas, álcool, cigarro, açúcar são alguns dos vícios mais comuns, mas como tudo que se usa demais pode gerar uma situação de dependência, com a tecnologia não seria diferente. Existem sujeitos que se enquadram na realidade de dependentes químicos, sofrendo de abstinência quando ficam longos períodos off-line, sendo normal ficarem irritados e ansiosos quando não estão conectado. O vício pode afetar a vida social da pessoa, que perde o interesse por outras atividades que não sejam relacionadas ao computador e à internet.

2 - Problemas em socializar

Passar muito tempo do seu dia focado, trabalhando ou fazendo qualquer atividade no computador pode interferir na capacidade de se relacionar com outras pessoas. Diferente da timidez, que faz com que a pessoas se sintam desconfortáveis em situações com pessoas desconhecidas, o distúrbio causado pelo uso excessivo do computador faz com que o indivíduo perca a sua habilidade de se relacionar, perdendo a vontade de manter contato pessoal, mesmo que ela já esteja familiarizada com as pessoas.

3 - Visão

Ficar muito tempo exposto à luz do monitor tem grande efeito sobre a visão. Durante esse tempo, o número de piscadas cai até 30%, causando uma evaporação mais rápida do filme lacrimal, uma fina camada de água que cobre os olhos. Com isso, a córnea tende a ficar mais seca, e o olho pode ficar irritado, deixando a visão embaçada, já que há menos proteção.

Outro fator que interfere na visão é o esforço maior que se faz para ler pela tela do computador. Após longos períodos de leitura, os músculos que amparam o cristalino, lente responsável por focar o que vemos, entram em fadiga, e a visão fica turva e desfocada. A intensidade da luz ou falta dela contribuem para esse desconforto, já que a pupila precisa se fechar ou se abrir mais para controlar o acesso dos raios luminosos.

4 - Postura

Ficar sentado inclinado em direção ao monitor em cadeiras inapropriadas, faz com que a curvatura da lombar fique mais plana, e a curva das vértebras cervicais fiquem mais acentuada, deixando a postura em forma de corcunda. Com a tensão e pressão sobre os músculos tensionados e nervos da coluna, é comum sentir uma dor incômoda nas costas.

5 - Lesões

Por ficar muito tempo na mesma posição, fazendo o mesmo movimento repetidamente, é muito comum sentir dores e desconforto nos tendões e músculos das mãos. E conforme o uso contínuo do computador, esse desconforto pode vir a se tornar uma LER (lesão por esforço repetitivo) que é bastante comum. Essa lesão causa ainda uma série de problemas, como a tendinite, que é uma inflamação dos tendões dos dedos e punhos, a tenossinovite, que é a inflamação das membranas dos tendões, e bursite, uma inflamação das bursas que permitem o deslizamento dos tendões.

6 - Desconforto no pescoço

Normalmente, para se ter uma melhor visão da tela, é comum flexionar exageradamente o pescoço sobre a tela, o que faz com que os músculos da região fiquem contraídos e duros, e não conseguem voltar rapidamente ao seu formato original.

7 - Inchaço nas pernas

Muito tempo sentado na mesma posição, pressiona os vasos da coxa, dificultando a passagem do sangue pelo restante do corpo. Ele fica preso nas veias, que se distendem e possibilitam a passagem de água para os tecidos, e assim causa o inchaço desconfortável nas pernas.

É bom sempre ficar atento ao uso exagerado do computador sem intervalos, para evitar maiores danos à saúde e ao bem estar.

Próxima Matéria
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+