• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 coisas que ciência tem a dizer sobre os sonhos

POR Toni Nascimento    EM Curiosidades      04/12/18 às 15h20

Uma das coisas que mais despertam curiosidade na humanidade são os sonhos. Desde que existimos, quando dormimos somos transportados para um outro universo, dentro da nossa cabeça.

Por mais que a neurologia e a psicanálise tenham avançado, ainda quase tudo que envolve os sonhos são um grande mistério para o ser humano.

Ainda assim, vários processos neurológicos e mentais que surgiram nos últimos anos, têm trazido muito desenvolvimento para essa área de estudo. Pesquisas com o uso de técnicas como eletroencefalograma, tomografia computadorizada e ressonância magnética têm ajudado bastante para isso.

O que será que nós já descobrimos sobre os sonhos através do método científico? Listamos 7 coisas que a ciência tem a dizer sobre os sonhos.

1 - Por que não nos lembramos sempre dos sonhos que temos?

O REM é a fase do sono aonde ocorrem os sonhos mais vívidos, e é o último dos estágios do sono. Para você se lembrar de um sonho, você precisa acordar no meio dele, preferencialmente se estiver na fase REM.

Acontece que a parte do cérebro que produz a memória não está ativa enquanto dormimos e estamos sonhando. Por isso, é mais comum que nos lembremos de um sonho ao final da noite, quando está quase amanhecendo e a serotonina volta a ser produzida devidamente em nosso corpo.

2 - Por que os sonhos costumam ser uma loucura, quase sempre nonsenses?

A parte do cérebro responsável pelo pensamento racional fica alerta o dia inteiro, porém, quando dormimos, ela é desligada. Por isso, a mente fica verdadeiramente livre para fazer as mais bizarras associações entre memórias, sensações e experiências variadas da realidade. Devido a essa falta de racionalidade, não existe lógica ou coerência nos sonhos.

3 - É possível continuar o mesmo sonho na próxima noite?

As ações neuronais padronizadas são o que causam os sonhos durante nossas noites, e é por isso que pode acontecer de muitas vezes eles parecerem capítulos de uma história, como em um livro. É por isso que muitas vezes você tem o mesmo pesadelo durante muitas noites seguidas. Então, existe sim a possibilidade de você voltar em um mesmo sonho.

4 - Por que temos pesadelos?

Por incrível que pareça, os pesadelos são um resultado da evolução humana. Os pesadelos teriam sido os primeiros tipos de sonhos do ser humano. Os pesadelos teriam sido construídos pela mente para enfrentar mentalmente ameaças da natureza e, assim, proteger a espécie. Ou seja, os pesadelos preparariam o ser humano para a vida real.

5 - Por que não morremos nos sonhos?

Apesar de isso quase nunca acontecer, não é impossível. Ainda assim, na maioria das vezes, a pessoa acorda logo antes de morrer em um sonho. Como os sonhos são uma ferramenta evolutiva para ensaiar o futuro, não haveria vantagem na simulação da própria morte.

Acontece que quando a pessoa morre no sonho, ela está na fase REM, que é quando a mente está mais fantasiosa e imaginativa.

6 - Animais sonham?

Não temos certeza absoluta se os animais podem sonhar, uma vez que eles não falam para poderem nos dizer. Os mamíferos têm uma fase de sono REM bastante longa, e pode estar associada à presença de sonhos. No entanto, muitas vezes, nada ocorre durante esse estágio.

7 - Os cegos sonham?

Sim, todos os cegos sonham, porém, cada tipo com suas especifidades. Alguém que já enxergou, sonha com imagens. Quem nasceu cego, sonha com sensações táteis, sonoras, olfativas e gustativas. Ainda assim, o mais predominante é a audição. Os sonhos de cegos costumam ter muitos sons altos.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta com a gente e compartilha nas suas redes sociais. Para você que já está louco para continuar aquele sonho da noite passada, aquele abraço.

Próxima Matéria
Via   Veja  
Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+