CuriosidadesHistória

7 coisas que devemos ao Nazismo

0

*Essa matéria de modo algum apoia o nazismo, nada justifica a morte de milhões de pessoas, serve apenas como objeto de estudo e curiosidade de quais foram as heranças desse período tão terrível da história humana.

Todos nós sabemos que o nazismo foi altamente cruel em todo o mundo, um dos piores momentos da história que NUNCA deveria ter existido, assassinando milhares de pessoas e perseguindo principalmente os judeus e homossexuais. As marcas deixadas por Hitler dificilmente serão esquecidas e provavelmente ele será lembrado daqui a milhares de anos como um dos carrascos mais cruéis e sanguinários da humanidade. Mas e o outro lado dessa história? Será que o nazismo trouxe alguma evolução? Será que com leis tão severas, sobrou alguma coisa que fez bem para a humanidade? Bom, isso é o que nós vamos falar para vocês nesta matéria.

Infelizmente temos que assumir que apesar da crueldade dos nazistas, eles deixaram algumas boas heranças para a humanidade e a maioria de nós hoje usa essas heranças malditas sem nem se dar conta. Confira agora, nossa lista de 7 coisas que nós, do mundo atual, devemos ao nazismo, confira:

1 – Foguetes

Seamans,_von_Braun_and_President_Kennedy_at_Cape_Canaveral_-_GPN-2000-001843

Os nazistas deram um grande passo para humanidade em relação aos foguetes modernos. A invenção e desenvolvimento inicial da tecnologia dos foguetes aconteceu primeiro sobre os cuidados de Wernher Von Braun. Ele era um membro comissário da SS e tinha uma mente tão privilegiada que escapou do destino de Nuremberg e foi trabalhar na NASA. Ele ajudou a Alemanha e os Estados Unidos no uso de foguetes durante e após a 2º Guerra Mundial, e, eventualmente, tornou-se um cidadão norte-americano naturalizado. Sua maior realização foi o foguete Saturn V, que ajudou o homem a finalmente chegar a lua, em 1969.

2 – Campanhas anti-tabagismo

smoking

Algumas pessoas dizem que Adolf Hitler era totalmente contra o tabaco e que ninguém ousava acender um cigarro na mesma sala que ele. Além de ser contra o cigarro, ele ainda era contra o esperdício de dinheiro, e assim ele começou um dos mais caros e eficazes movimentos contra o tabaco ao longo da história. Os nazistas proibiram o fumo em restaurantes e sistemas de transportes públicos e regulamentando severamente a publicidade de tabacos e cigarros. Várias organizações da Alemanha nazista alegaram que fumar aumentava o risco de abortos nas mulheres, e hoje é um fato comprovado.

3 – Conservação dos animais

Fotos-de-lobo-selvagem

Quando os nazistas chegaram ao poder no ano de 1933, a suas preocupações não eram o povo, mas sim os animais nativos da Alemanha. Em 1934, uma lei nacional de caça foi criada para regular quantos animais poderiam ser mortos por ano e estabelecer períodos para caça. Esta lei era conhecida como a Caça Lei Reich, e em 1935 outra lei foi aprovada, que se chamava Lei Reich Proteção da Natureza. Esta lei colocou várias espécies nativas em uma lista de proteção, incluindo o lobo e o lince eurasiático. Sem essas leis provavelmente algumas espécies já teriam desaparecido completamente da Alemanha.

4 – O Computador

computador-antigo-valvula

A ideia de uma máquina universal que conhecemos hoje como computador foi feita pelo britânico Alan Turning em 1936. Mas foi apenas graças ao trabalho do alemão Konrad Zuse que a idéia deixou de ser uma suposição teórica e tornou-se de fato uma máquina funcional. O modelo Z3 tornou-se operacional em maio de 1941 e deu início a corrida computacional por modelos mais rápidos e poderosos. Sua conquista foi amplamente anunciada no mundo e certamente sua obra influenciou muito as primeiras patentes da IBM em 1946. Hoje o computador mudou muito e está presente nos telefones, televisões, vídeo-games, e em mitos outros aparelhos. Mas tudo começou na Alemanha na época em que bombas caiam do céu por toda Europa.

5 – Proibição de vivissecção

rato184

A Alemanha nazista foi o primeiro país a proibir a vivissecção no mundo, decretando uma proibição total em abril de 1933. Pra que não sabe a vivissecção é o ato de dissecar um animal vivo com o propósito de realizar estudos de natureza anatamo-fisiológica. No seu sentido mais genérico, define-se como uma intervenção invasiva num organismo vivo, com motivações científico-pedagógicas. A maioria das leis vigentes da Alemanha , e na verdade no mundo, são derivadas das leis apresentadas pelo Partiido Nazista. Isso até parece um pouco irônico, pessoas que assassinaram cruelmente católicos, homossexuais, ciganos e judeus quererem proteger os animais.

6 – Volkswagen

8073061571_35f34aaf0e_b

A Volkswagen apresentou um carro que cada cidadão alemão poderia ter o luxo de comprar. Foi com base no parecer de Hitler para o designer, dizendo que ele deveria ser semelhante a um besouro. O carro foi um verdadeiro sucesso, tendo o mesmo preço que uma moto na época. A Volkswagen surgiu mais como um veículo militar, no entanto isso não impediu de ser uma das marcas mais populares do mundo, conhecida por confiabilidade, design elegante e facilidade de uso.

7 – Cinema 3D
Cinema

A imagem tridimensional promete ser a próxima grande onda do entretenimento, mas não é nenhuma novidade. Nos anos 60 os Estados Unidos possuíam salas de exibição de filmes em três dimensões. O que pouca gente sabe é que os nazistas chegaram lá primeiro. O que hoje alguns têm como uma grande novidade já fazia os olhos de alguns alemães brilhar durante a Segunda Guerra Mundial. É isso que afirma Philippe Mora que revelou em 2011 ter descoberto filmes de 35mm do Terceiro Reich de 1936 contendo basicamente a mesma tecnologia que só seria usada na América, 16 anos depois.

E aí companheiros, gostaram da matéria? Comentem aqui pra gente!

7 hacks geniais que você precisa usar em 2016

Matéria anterior

9 segredos que o serviço secreto dos EUA não quer que ninguém saiba

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos