A pandemia de coronavírus já se tornou uma emergência de saúde pública global, com novos casos da doença a cada dia. Enquanto uma vacina para a doença ainda não fica pronta, a principal preocupação agora e evitar o contagio da doença. Até então, a principal forma de contagio era por vias respiratórias e contato com pessoas infectadas.

Desde que o vírus foi identificado ele tem gerado várias dúvidas e receios nas pessoas. Por causa disso, os órgãos oficiais indicaram as medidas que são necessárias, para tentar diminuir a disseminação do vírus.

Uma das recomendações é manter as mãos sempre limpas e evitar levar microrganismos para os olhos, boca e nariz. Sabemos que  o vírus costuma ser disseminado pelo ar ou contato pessoal com secreções contaminadas.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, o coronavírus pode também sobreviver nas superfícies durante algumas horas ou então até dias. Por isso que adquirimos o hábito de limpar coisas que antes passavam desapercebidas por nós. Mostramos aqui algumas das coisas que mais estão sendo limpas.

1 - Canetas

A caneta é uma arma bem poderosa, ainda mais quando o quesito é espalhar germes. Nós não costumávamos pensar muito em limpar esses utensílios que são passados de mão em mão no passado. E por mais que essa limpeza das canetas antes fosse mais comum em restaurantes e lojas de varejo, atualmente elas estão sendo limpas e recebendo um cuidado em todos os lugares.

Publicidade
continue a leitura

2 - Maçanetas

Abrir portas se tornou quase que um desafio para muitas pessoas. Geralmente o foco da limpeza da porta era em sua parte externa e não muito na maçaneta. Mas na atual pandemia que estamos vivendo as maçanetas são limpas quase que com a mesma frequência que a porta é aberta.

3 - Eletrônicos

Mesmo antes do novo coronavírus a sujeira dos celulares já era sabida pelas pessoas mas meio que deixada de lado. Agora ninguém ignora o fato de que os aparelhos eletrônicos podem se tornar um meio transmissor do vírus. E por isso eles estão sendo mais limpos do que nunca.

4 - Cartões de crédito

Publicidade
continue a leitura

Isso com certeza a maioria das pessoas nunca pensou em limpar. Mas os cartões de crédito tem mais germes que um mictório em uma estação de trem. Por essa razão é que esse item da vida moderna está recebendo tanta atenção em sua limpeza. O recomendável é fazer uma limpeza sempre que usar o cartão.

5 - Assentos

No mundo antes do coronavírus nós sempre víamos os garçons de restaurantes limparem as mesas para os novos clientes, mas os assentos ficavam ali do mesmo jeito. Entretanto agora essa realidade mudou. É bem comum ver tanto a mesa como os assentos serem limpos a cada troca de clientes.

Publicidade
continue a leitura

6 - Chaves

Antes de sair de casa sempre conferimos se pegamos tudo que precisamos e aqueles itens indispensáveis, como carteira, celular e chaves. E agora, máscara e álcool em gel. Bom, esses itens indispensáveis tem uma coisa em comum: todos são cheios de germes.

Mesmo que as chaves não sejam tão sujas quanto o celular ou o cartão de crédito as pessoas geralmente pegam nela em vários lugares diferentes. Por isso a limpeza desse objeto também tem sido recorrente.

7 - Volante

É bem difícil imaginar, no mundo sem pandemia, alguém limpando o volante do carro. Mas agora as pessoas estão desinfetando seus volantes depois de irem ao supermercado, restaurante, ou sair de casa por algum motivo. Se você não faz isso, é bom se lembrar que os germes vêm nas suas mãos do lugar onde você estava antes de entrar no carro.

Publicado em: 01/10/20 14h42