7 coisas que ninguém sabia sobre Robert Downey Jr

POR Rafael Miranda    EM Curiosidades      05/05/15 às 20h38

Quem gosta de assistir filmes, conhece Robert Downey Jr. O eterno Homem de Ferro estreou como ator em 1970 aos 5 anos, no filme Pound, dirigido por seu pai, Robert Downey, Sr., e desde então tem atuado constantemente em trabalhos para televisão, cinema e ópera. Downey nasceu em Manhattan, Nova York, o mais novo de dois filhos. Ele e sua irmã, Allyson, cresceram em Greenwich Village. Seu pai, Robert Downey, Sr., é um diretor, escritor, ator e produtor de filmes independentes, e sua mãe, Elsie Downey, é também atriz (tendo aparecido em diversos filmes de Downey, Sr.

Conheça um pouco mais da história desse astro:

Ele já foi bailarino

14

Aos 10 anos, o ator viveu na Inglaterra e estudou balé clássico como forma de ampliar seu currículo. Ele cresceu em Greenwich Village e participou do Stagedoor Manor Performing Arts Training Center, uma de escola artes para jovens artistas performáticos. Mas Downey nunca foi um menino quieto. "Todos o adoravam, mas ele era um terror. Ele nunca estava lá quando você precisava dele, impossível de ir para a cama na hora... Pulando pelas paredes!", diz o ex-conselheiro de Robert na Stagedoor Manor, Todd Graff.

Vida e as drogas

12

Quando crianca, Downey vivia "rodeado pelas drogas". Seu pai, um usuário de drogas, permitiu que o filho consumisse maconha aos 6 anos, um incidente que hoje o pai se arrepende. Downey afirmou que o uso de drogas tornou-se um vínculo emocional entre ele e seu pai: "Quando eu e meu pai íamos consumir drogas juntos, era como se ele estivesse tentando expressar seu amor por mim da maneira que só ele sabia como".

Não é formado em artes cênicas

9

Downey nunca teve uma formação dramática acadêmica, mas os contatos do pai abriram portas da sua carreira. Participou com 5 e 7 anos dos filmes Pound e Greaser's Palace, respectivamente. Aos 19 anos, fez uma ponta no filme de Michael Apted, Firstborn. No ano seguinte, com 20 anos de idade, ele fez alguns episódios de Saturday Night Live ajudado por Anthony Michael Hall, a participação lhe deu a projeção necessária para tentar a sorte em Hollywood.

Recaída e separações

11

Após o fim de dois relacionamentos gracas a seu problema com drogas - o primeiro foi o namoro com Sarah Jessica Parker, e o segundo, o casamento com Deborah Falconer, com quem teve um filho, a recuperação do ator veio no ano 2000, quando foi convidado para participar da série de TV Ally McBeal e protagonizar o advogado Larry Paul.

Seu sucesso foi grande e isto fez com que fosse convidado a permanecer como parte do elenco fixo. Pelo seu trabalho na série, ganhou um Globo de Ouro e um SAG Award. Após uma recaída, Robert foi afastado do elenco devido novamente ao seu envolvimento com drogas e compromissos em tribunal. Permaneceu em um ano de reabilitação e foi liberado somente em abril de 2002.

Ele adora o Homem de Ferro

Em 2008 ele estrelou o filme Homem de Ferro, grande sucesso de bilheteria e aclamado pela crítica. O filme marcou a definitiva volta do ator aos holofotes. Downey afirmou que adora o herói. "Sou um fã do Homem de Ferro porque ele não é um herói comum. Tem problemas com a bebida, é mulherengo, carismático e agradável. É um personagem rico e repleto de defeitos. Se já houve algum personagem em toda a minha carreira que eu ficaria feliz em me 'fundir' e ficar associado, seria o Tony Stark, porque é o trabalho mais legal que já tive."

Mais bem pago de Hollywood

10

Em julho de 2014, a Forbes divulgou a lista dos atores mais bem pagos de Hollywood, onde Downey surge em primeiro lugar pelo segundo ano consecutivo, com rendimentos anuais de 75 milhões de dólares desde junho de 2013.

Longe das drogas

8

Downey afirma estar livre das drogas desde julho de 2003, graças a sua família, terapia, meditação, programas de recuperação, ioga e a prática obsessiva de Wing Chun Kung Fu.

 

Rafael Miranda
Jornalista viciado em memes e amante da cultura pop.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+