7 coisas que o cheiro da sua urina podem indicar

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      21/03/18 às 14h33

O cheiro da urina é causa pela ureia, uma substância presente no xixi que quando está presente em grandes quantidades pode fazer com que a urina fique com um cheiro muito forte. Em muitos casos pode ser por um motivo bem simples, como desidratação, por exemplo. Mas em outros é preciso ficar mais alerta e procurar um médico assim que possível.

Mas e você, já aconteceu alguma vez de sentir que a urina estava com um cheiro mais forte do que o normal? Pois bem, tendo em mente que isso acontece com muitas pessoas e as mesmas não tem noção do motivo pelo qual isso acontece, resolvemos fazer essa matéria para os nossos leitores. Então, caros amigos, confiram agora a nossa matéria com as 7 coisas que o cheiro da sua urina pode indicar

1 - Infecção urinária

A infecção urinária, além de causar o mau cheiro, ainda pode apresentar alguns sintomas, como vontade urgente de ir ao banheiro com frequência, ardor na hora de fazer xixi e dor no ventre. A bactéria  E. coli., em muitos casos, é a responsável por tal infecção. O melhor é procurar um médico para que ele possa dar a orientação necessária.

2 - Consumindo alguns alimentos em excesso

Sim, a alimentação pode ser culpada pelo mau cheiro do seu xixi. Cebola, alho e curry podem ser alguns dos alimentos culpados pelo mau cheiro. Se for realmente esse o motivo, caro amigo, pode ficar tranquilo que o incômodo desaparecerá em pouco tempo. Caso ela permaneça por mais tempo do que o esperado, saiba que o problema pode ser devido a quantidade de sal que você está consumindo.

3 - No caso das mulheres, pode ser por causa do uso de duchas vaginais

Muitas mulheres fazem o uso de duchas vaginais, certo? Pois bem, caso tenha notado que o cheiro do xixi ficou forte depois de começar a usar a ducha, a mesma pode ser o problema. Por que? Bom, essas duchas podem 'bagunçar' a flora bacteriana na área e as consequências podem ser o mau cheiro. Lembrando que o melhor é procurar um médico para ter a orientação adequada.

4 - Desidratação

Uma das primeiras coisas que você deve pensar caso a o cheiro do xixi esteja forte é na quantidade de água consumida nos últimos dias. A desidratação faz com que a urina fique com um forte cheiro (parecido com amônia) e a cor fique amarela escura. Como resolver? Beba bastante água (sem corante) que o problema vai ser resolvido rapidamente.

5 - Diabetes

Se você tem diabetes e sua urina está com um cheiro doce, é preciso procurar um médico urgentemente. Se você tem diabetes e usa comprimidos, o cheiro forte significa que o tratamento adequado não está sendo seguido como deveria. Já se você injeta insulina e está há pouco tempo se tratando, o indicado é procurar o seu médico.

6 - Ovulação

O estrogênio e a progesterona ajudam no período de gestação da mulher. Esses hormônios também são encarregados de regular o ciclo menstrual, certo? Mas o que pouca gente sabe é que esses mesmos hormônios tem uma influência no cheiro de urina. Por esse motivo, quando uma mulher está ovulando é normal que a urina tenha um odor mais forte do que o de costume.

7 - Medicamentos, suplementos ou vitaminas

Os flavorizantes (que estão presentes em alguns medicamentos, suplementos e vitaminas) podem afetar tanto o cheiro quanto a cor da sua urina. Mas também há os medicamentos que por seu efeito ou problema que está tratando, pode ter como consequência a mudança na urina. Comente com seu médico confirmar se essa alteração é normal.

E aí, caros amigos, sabiam que todos esses problemas podem ser  a causa do cheiro forte do seu xixi? Comentem!

Mateus Graff
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+