Mundo Afora

7 coisas que os africanos estão cansados de escutar

0

A África é tratada como um continente extremamente atraente, intrigante e curioso para quem vive fora de seu território. É verdade que as milhares de tribos que vivem no local, a riqueza da cultura que se encontra no continente e a beleza natural da fauna e flora que se vê ali pode impressionar, mas é importante saber que existe uma porção de nações diferentes no território, cada uma com suas peculiaridades.

Muitas vezes, pensar em África é pensar em pobreza e safaris selvagens, descartando a realidade das pessoas que vivem em grandes cidades, assim como em qualquer parte do mundo. Na região existem problemas, existem belezas naturais, mas também existe desenvolvimento e avanço. Isso sem contar que os costumes podem ser completamente diferente em cada um dos países do continente ou, em vários casos, até mesmo dentro deles, por conta das variadas etnias que se encontra numa mesma região.

Como parte da colonização portuguesa, muitos países do continente africano tiveram os mesmos colonizadores que nós, brasileiros, compartilhando a nossa língua. Por causa disso, alguns deles compartilham o interesse de leitores de nosso país pelas curiosidades e informações publicadas na Fatos Desconhecidos.

Pensando nisso, decidimos fazer uma matéria especial para quebrar alguns estereótipos que nossos colegas do outro lado do Atlântico estão cansados de ouvir.

1 – “Você vive perto de leões?”

Quem pensa que a África é um grande safari repleto de animais selvagens está completamente enganado. Na verdade, por todo o continente as cidades desenvolvidas e metrópoles estão espalhadas, fazendo com que as pessoas levem vidas normais nas cidades, diferente do contato com criaturas vistas no Rei Leão que você possa imaginar. Pensar que africanos estão sempre em contato com leões e outros animais no seu dia-a-dia é o mesmo que imaginar que nas grandes cidades do Brasil precisamos lidar com macacos, cobras e vacas a todo momento.

2 – “Lá na África as coisas são assim…”

A África é um continente de proporções gigantescas, com milhares de etnias compartilhando os mesmos territórios. Ao dizer que a cultura de todo o continente é de um jeito ou de outro, estamos colocando todos os povos num mesmo pacote, nem sempre considerando as peculiaridades de cada grupo ou nação. Pode até ser que exista semelhanças nos territórios da África do Sul ao Saara, mas não custa tratar cada região por sua singularidade, como já estamos acostumados a fazer com regiões da Europa, por exemplo.

3 – “Na África as pessoas passam fome.”

É verdade, na África as pessoas passam fome. E também na Ásia, na Oceania, na Europa e nas Américas. A pobreza e a miséria são problemas que todos os continentes precisam lidar. De fato existem tribos, vilas e povos que sofrem com a falta de alimentos, má nutrição e pobreza, mas não é a realidade de todo um continente.

4 – “Como é viver em uma vila?”

Quantas vezes você viu imagens de povos africanos de costumes singulares, pinturas corporais e hábitos tribais? Certamente a resposta é um número bem alto, próximo de 100% das vezes em que você teve contato com informações sobre o continente. Isso porque os costumes tribais que ainda resistem dentro da África provocam muito interesse ao redor do mundo, o que não quer dizer que por lá todos vivam assim. Do mesmo jeito que você acorda todas as manhãs, pega um carro, vai para o trabalho ou faculdade, vive seus momentos de lazer em parques e shoppings e volta para uma casa bem construída, africanos fazem isso ao redor de todo o continente.

5 – “Você fala africanês?”

Muita gente acha que o povo africano é parte de um mesmo grupo que compartilha os mesmos costumes ou fala a mesma língua. Na verdade, existem entre 1500 e 2000 línguas diferentes sendo faladas dentro do continente africano. Em alguns países várias línguas são consideradas idiomas oficiais, como no Zimbábue, onde 16 idiomas são reconhecidos pelo governo. Se você parar para pensar na mesma situação em outros continentes, a situação fica bem ridícula. Alguém já imaginou cogitar que na Ásia ou na Europa as línguas oficiais são asiático ou europeu?

6 – “Você tem internet na África?”

Mais uma vez voltamos no estereótipo de um país pobre com estrutura completamente limitada. A presença de nativos de países africanos pode ser um choque para pessoas que lidam com discussões na internet, o que não faz sentido. Como já explicamos, o desenvolvimento não é algo raro e inacreditável na região, que tem sim – mesmo que para a surpresa de desavisados – internet, tecnologia, luz elétrica e outras coisas essenciais e comuns em todo o mundo.

7 – “Se você é africano, por que não é negro?”

É verdade que grande parte dos países que fazem parte da África possuem negros como população dominante, mas eles não são todo o povo africano. Ao pensar que só existem negros no país, você está deixando de lado os africanos de origem árabe e os brancos que vivem no país. Por conta dessa associação entre negros e África, muita gente nem mesmo sabe que países como Marrocos, Tunísia e Egito fazem parte do continente, associando a etnia com o Oriente Médio.

Bônus: “Como vocês curtem a Fatos?”

Como já contamos na abertura do texto, temos um público de africanos que vivem em países que falam português (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe). Quando fazem aparições nos comentários da matéria, muita gente se impressiona com a presença dos estrangeiros, achando estranho que eles consumam o conteúdo. Na verdade, é muito simples explicar. Por conta da língua em comum, eles conseguem ler as matérias e compreender os textos da mesma forma que qualquer brasileiro, que estudou português. Fim do mistério!

5 piores erros da DC no cinema e na TV

Matéria anterior

16 perrengues que as pessoas com menos de 15 anos nunca saberão o que é

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos