• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 coisas que os testes de DNA podem revelar sobre você

POR Jesus Galvão    EM Ciência e Tecnologia      29/05/19 às 18h13

Se você, em algum momento de sua vida, teve o costume de assistir aos programas da TV aberta no começo dos anos 2000, provavelmente você vai se lembrar do famoso quadro do Programa do Ratinho onde eram revelados resultados de testes de DNA. Embora, quase sempre, tudo terminasse em muita confusão, muitas paternidades foram reveladas no programa graças à tecnologia e à ciência.

Mas, você sabia que os testes de DNA podem revelar muito mais sobre nós do que apenas o grau de parentesco com uma determinada pessoa? Segundo algumas previsões de especialistas, o mercado global de testes de DNA podem chegar a 10 bilhões de dólares até 2022. Eles estão se tornado cada vez mais acessíveis e podem, num futuro bem próximo, nos ajudar a aprimorar nossa vida cotidiana.

Pensando nisso, hoje, listamos algumas das coisas que os testes de DNA podem revelar sobre as pessoas e que provavelmente vocês não sabiam. Confira!

1 - Predisposição para doenças

Em 2013, Angelina Jolie decidiu remover glândulas mamárias para fins de prevenção. Em uma análise de seu DNA foi descoberto um gene "defeituoso", que aumentava o risco de doenças oncológicas as quais sua mãe e tia foram vítimas. Um estudo de Harvard revelou o que foi chamado de "efeito Angelina". Depois que sua história repercutiu na mídia, a demanda por testes de DNA aumentaram 64%.

2 - Talento

Cientistas estão pesquisado o DNA de grandes atletas e campeões. Eles revelaram quais são os marcadores genéticos mais comuns. Assim, os dados de uma pessoa são cruzados com esses marcadores. Porém, o desenvolvimento do talento e o sucesso nos esportes, por exemplo, são determinados por muitos outros fatores além da predisposição genética.

3 - Origem

Você pode realizar um teste de DNA para obter informações sobre sua origem. Um estadunidense realizou alguns testes pra descobrir a história de sua família. Seu avô era um representante das nações orientais, enquanto alguns numerosos outros parentes vieram da Síria. Entretanto, as mesmas amostras apresentaram resultados diferentes em laboratórios diferentes. Em alguns, os traços ancestrais orientais sequer foram mencionados.

4 - Nutrição e dieta

Algumas reações de seu organismo podem ser reveladas, como intolerância à lactose, cuja as variações genéticas foram minuciosamente investigadas. Assim, um teste de DNA pode lhe proporcionar algumas recomendações que valem a pena, como reduzir a quantidade de produtos lácteos em sua dieta. No entanto, você pode descobrir isso de outras formas.

5 - Planejamento da prole

Alterações detectadas por ultrassonografias levaram a jornalista Bonnie Rochman a realizar um teste genético durante sua gravidez. Em um arriscado procedimento, uma amostra do DNA fetal foi colhida. A probabilidade de uma doença genética, felizmente, não foi confirmada. No entanto, algumas mudanças nos cromossomos de seu bebê foram descobertas. Entretanto, segundo Bonnie, elas não afetaram a saúde de sua filha.

6 - Medicações adequadas

Apesar de ser algo bastante novo, testes de DNA podem ajudar os médicos a prescreverem uma medicação mais adequada para um determinado paciente. A farmacogenética é um campo da ciência ainda em desenvolvimento, porém, isso está acontecendo em uma velocidade impressionante.

7 - Comprovação parental

Talvez esse seja a finalidade mais conhecida sobre os testes de DNA. Muitas vezes, as pessoas recorrem a eles para determinar o grau de parentesco de uma pessoa em relação a outra. Eles são tão confiáveis que até mesmo possuem força legal no tribunal. 99,9% do DNA humano é igual para todas as pessoas, no entanto, aquele 0,1% da variação genética é único para cada pessoa. Quanto maior o grau de parentesco entre duas pessoas, mais correspondentes são alguns desses marcadores genéticos.

Então pessoal, o que acharam ad matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+