7 coisas que seus avós faziam e você provavelmente nunca vai fazer

POR Isabela Ferreira    EM Curiosidades      04/06/18 às 16h48

Já parou pra pensar no quanto as coisas mudaram de uns tempos pra cá? Quem seria capaz de imaginar o que seria a internet? Que estar no Brasil e se comunicar com alguém dos Estados Unidos, por exemplo, seria a coisa mais fácil do mundo? Pois é, provavelmente quando eram mais jovens, nossos avós e bisavós não faziam a menor ideia do que ainda estaria por vir.

E convenhamos, as práticas que eles tinham quando jovens eram muito diferentes do que estamos acostumados agora. E olha que não estamos falando apenas no aspecto eletrônico, mas sim no que tange a tecnologia em todas as suas formas e naturezas. Pensando nisso, nós aqui da Fatos Desconhecidos separamos abaixo 7 coisas que seus avós faziam e você provavelmente nunca vai fazer. Confere aí!

1 - Dormir em colchão de palha

Antes dos nossos tão queridos e modernos colchões, as coisas eram um pouquinho diferentes. Principalmente para aquelas pessoas com menores condições financeiras. Normalmente, esses artigos eram preenchidos com penas, para ficarem mais confortáveis. No entanto, não era uma tarefa muito fácil conseguir todas as penas para encher um grande saco, que viria a ser o colchão.

Dessa forma, as pessoas tinham o costume de usar algo que era muito mais comum por todas as partes: palha e grama. Mas convenhamos, era algo muito incômodo. Não importava o quanto de tecido você colocava para cobrir, a palha sempre dava um jeito de atravessar os panos e machucar a pele. Com isso, ainda tinha outro problema, uma vez que esse tipo de preenchimento atraía insetos. Felizmente, hoje em dia temos colchões macios e confortáveis, sem muitos insetos aparentes.

2 - Adotar crianças sem precisar de papelada

Durante muito tempo, os Estados Unidos, por exemplo, permaneceram sem leis que regulamentavam o processo de adoção. Dessa forma, muitas jovens davam à luz e entregavam a criança a amigos, parentes ou deixavam em orfanatos, sem precisarem assinar nenhum tipo de papel. Mesmo aqueles que fossem adotar nessas entidades, não precisavam lidar com nenhum tipo de processo burocrático.

Até os anos 60 esta era uma prática muito comum, mas principalmente entre as comunidades indígenas. Igrejas e governos tiravam bebês de suas famílias e os encaminhavam para outras entidades ou pais completamente desconhecidos. De forma chocante, não havia nenhum papel que pudesse deixar os rastros da criança. Muitas ainda vivem sem informações sobre sua real família.

3 - Tornar-se médico sem ter formação própria para isso

Há algum tempo atrás, estudar medicina não era algo nada fácil e muito menos gratuito. Dessa forma, aqueles que realmente demonstravam interesse na profissão, passavam anos como médicos praticantes em hospitais, aprendendo as funções com médicos mais experientes. Durante esse tempo, a pessoa precisava "pagar" seu aprendizado fazendo faxinas e trabalhando em qualquer área da limpeza, até que pudesse praticar a medicina por conta própria.

4 - Era preferível que as crianças trabalhassem

Apenas para que você tenha ideia, no ano de 1900 estima-se que 18% dos trabalhadores dos EUA tinham menos de 16 anos. Nos anos seguintes, esse número apenas cresceu ainda mais. Na época, os pais viam a escola apenas como uma despesa a mais e perda de tempo, uma vez que o filho poderia "aproveitar" melhor trabalhando e ajudando a complementar a renda familiar.

Dessa forma, era comum ver crianças trabalhando em grandes fábricas ou pelos campos. É possível que seus avós tenham passado por isso quando eram pequenos. No entanto, por executarem trabalhos perigosos, muitas acabavam adoecendo ou até mesmo morrendo. Atualmente, esse tipo de prática é considerada ilegal e passível de punição perante a lei.

5 - Não existiam adolescentes

Hoje pode parecer estranho, mas há certo tempo atrás, a definição da palavra "adolescente" simplesmente não existia. Ou você era criança ou era adulto... Sem meio termo. É por isso que muitos de nossos avós se casaram antes mesmo de completarem 16 anos, por exemplo.

6 - Dirigir sem limites de velocidade

Muitos lugares pelo mundo demoraram estabelecer regras para os limites de velocidade de veículos motorizados. Por exemplo, em Montana, estado americano, era possível dirigir durante o dia, sem velocidade determinada até o ano de 1990. No entanto, se você tentar fazer isso atualmente, certamente receberá uma multa salgada em casa.

7 - Tomar banho na mesma água que sua família

Antes dos chuveiros elétricos, era comum que as pessoas tomassem banhos em lagos ou rios nas proximidades de casa. No entanto, se você não morasse perto de um deles, o mais provável é que a água não fosse um recurso abundante. Então, as famílias costumavam usar a mesma água para tomar banho, na tentativa de economizar. Normalmente, os banhos seguiam uma hierarquia, onde o primeiro seria a pai, seguido da mãe e dos filhos. Imagina só, a situação do último a tomar banho?

E então pessoal, o que acharam? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!

Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+