Fatos Nerd

7 coisas que você não fazia ideia sobre Doug

0

Quando o assunto é nostalgia fica difícil não se lembrar de Doug. O famoso desenho da Nickelodeon ficou no ar pela emissora de 1991 até 1994, e traz muitas lembranças ao público, especialmente o brasileiro. Para quem não lembra da série, ela conta a história de Doug, um garoto de doze anos que mora com a mãe na cidade fictícia de Bluffington. Junto com seu cachorro, o Costelinha, ele participa de várias aventuras, sejam elas reais ou da sua própria imaginação.

Com tantos episódios disponíveis, tanto pela Nick quanto pela Disney, fica difícil lembrar de tudo sobre o personagem, ainda mais hoje em dia. Separamos então 7 coisas que você não fazia ideia sobre Doug. Espero que gostem:

1- Quase foi chamado de Brian

É difícil imaginar que Doug pudesse ter outro nome a não ser Doug. Em 2012, entretanto, o criador da série, Jim Jenkins, falou em uma entrevista à Splitsider que, como o personagem era pra ser bem simples, seu nome também deveria ser. “No começo, eu o chamava de ‘Brian.’ Era um nome genérico. Eu estava em busca de um nome neutro, bem simples”. Nesse sentido, Doug também se encaixou bem na proposta.

2- Sua primeira aparição foi em uma propaganda

Ao contrário do que muitos imaginam, Doug apareceu pela primeira vez em uma propaganda. O autor criou o personagem como uma forma de aliviar o stress de seu dia a dia, algo para passar o tempo. Em 1989 Doug teve sua primeira aparição em um comercial de suco da Florida. No ano seguinte, Doug e seu cachorro tiveram outra aparição, dessa vez em um comercial da USA Network. Muitos acreditam que essa não é a maneira correta de apresentar um personagem, entretanto, como contou Jim, foi exatamente assim que Doug veio a ficar famoso.

3- Grandes personagens são baseados  em pessoas reais

Na construção da história, Jim buscou diferentes inspirações para a criação de seus personagens. E o que é mais inspirador do que as pessoas à sua volta? Grande parte dos personagens, portanto, são baseados em pessoas reais na vida do autor. Um dos grandes exemplos é o interesse amoroso de Doug, Patti Mayonnaise, que foi baseada em uma amiga de infância por quem Jim tinha uma queda.

4- Maioria dos sons foram feitos sem instrumentos

Um dos grandes responsáveis pelos sons do desenho foi o ator Fred Newman. Além de dar voz a vários personagens, como Costelinha, Skeeter e até mesmo Mr. Dick, ele também foi responsável pelo tema de introdução. A ideia era compor uma música usando apenas objetos que lembram a infância, principalmente pelo fato do desenho ser na verdade o diário de uma criança. Para a curiosidade dos fãs, o “do, do, do” da introdução foi explicado pelo autor, “Aquilo não é a voz de Doug, na verdade, é minha voz … “. Legal, né?

5- Cor dos personagens

Muitos perceberam que no existem várias tonalidades de cor na pele dos personagens. Isso também foi esclarecido pelo autor Jim Jenkins. Ele disse que a decisão era de eliminar as cores tradicionais e insistiu em dizer que não estava tentando fazer nenhuma declaração sociopolítica. Em uma entrevista ao HuffPost ele comentou: “Teve muitas pessoas que tiveram essa ideia de que o protagonista — o cara mais importante — é branco. Eu ficaria feliz em mudá-lo de cor, seja amarelo, roxo, ou até mesmo magenta, se isso realmente funcionar”.

6- Doug e as emissoras

Doug esteve no ar pela Nick de 1991 a 1994, com um total de 52 episódios. Entretanto, a ideia original era de 65 episódios. A emissora saiu do contrato pela falta de dinheiro. Para manter a série viva, Doug foi para Disney, onde continuou por mais um tempo. Eventualmente, a obra de Jim saiu da Disney e foi para a ABC Saturday Morning Cartoon. Desde então, o personagem teve brinquedos, comerciais de fast food, musicais e até mesmo um filme.

7- Um final não tanto feliz

Com o lançamento do filme programado para encerrar a saga de Doug, alguns fãs ficaram em dúvida se Patti e Doug finalmente ficaram juntos. O autor comentou sobre o tema em uma entrevista à Entertainment Weekly. Ele disse que a resposta é não e ressaltou: “A maioria das pessoas não terminam juntas com seu primeiro amor”. Verdade.

Gostou da lista? Deixe nos comentários

7 motivos pelos quais todo fã de Rick e Morty deveria assistir Final Space

Matéria anterior

7 fatos sobre múmias egípcias que você nunca soube

Próxima matéria

Mais em Fatos Nerd

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.