• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 coisas que você não sabia sobre as castas indianas

POR Bruno Destéfano    EM Curiosidades      11/04/19 às 17h09

As castas indianas tem sido um aspecto dominante da organização social há milhares de anos. Uma casta, geralmente designada pelo termo jati, se refere a uma comunidade social regulada a partir do contexto hereditário. Dessa forma, é socialmente esperado que uma pessoa construa laços matrimoniais com alguém dentro do mesmo jati. Além disso, a expectativa dentro da tradição é a de que todos sigam um conjunto particular de regras para o comportamento adequado.

As interações com outros jati deveriam ser feitas, inclusive, de acordo com a posição do grupo na hierarquia social. É, parece uma situação complicada, não é verdade? Felizmente, com o tempo, a tradição das castas foi se readequando e o próprio governo da Índia se sentiu na obrigação de reparar danos históricos. Ficou curioso para saber mais? Acompanhe a lista de 7 coisas que você não sabia sobre as castas indianas.

1. Origem

Evidências sobre o sistema de castas aparecem nos Vedas, textos em língua sânscrita de 1500 a.C., que formam a base das escrituras hindus. O Rigveda, de c. 1700-1100 a.C., raramente menciona distinções de castas e indica que a mobilidade social era comum.

 O Bhagavad Gita, no entanto, de c. 200 aC-200 d.C., enfatiza a importância da casta. Além disso, as Leis de Manu ou Manusmriti da mesma época definem os direitos e deveres das quatro diferentes castas ou varnas. Assim, parece que o sistema de castas hindu começou a se solidificar em algum momento entre 1000 e 200 a.C.

2. Quantidade

Havia milhares de castas, sub-castas e comunidades dentro da sociedade indiana. Esses jati foram a base do status social. As quatro primárias são: brâmanes, os sacerdotes; Kshatriya, guerreiros e nobreza; Vaisya, agricultores, comerciantes e artesãos; e Shudra, arrendatários e servos.

Castas ou sub-castas, além das quatro mencionadas no Bhagavad Gita, incluem grupos como os Bhumihar ou proprietários de terras, Kayastha ou escribas.

3. Os Intocáveis

Algumas pessoas nasceram fora (e abaixo) do sistema de castas indianas. Os "intocáveis" ??eram considerados tão impuros que qualquer contato com eles por um membro da casta superior iria contaminar o membro. A pessoa da casta teria que tomar banho e lavar sua roupa imediatamente.

4. Postura de Gandhi

Embora nascido na casta Kshatriya, Mahatma Gandhi passou a maior parte de sua vida trabalhando para trazer a igualdade aos Intocáveis. Foi ele quem primeiro nomeou os intocáveis ??"Harijans", que significa "filhos de Deus". Essa é um das 7 coisas que você não sabia sobre as castas indianas.

5. Reparação de danos

A constituição da Índia independente proibiu a discriminação com base nas castas indianas. Em 1950, na tentativa de corrigir injustiças históricas e oferecer condições equitativas, as autoridades anunciaram cotas em empregos públicos para castas e tribos.

Com a disseminação da educação secular e a crescente urbanização, a influência das castas diminuiu um pouco. Contudo, as identidades de castas permanecem fortes e os sobrenomes são quase sempre indicações de qual casta uma pessoa pertence.

6. Teoria sobre o surgimento

A maioria dos estudiosos acredita que não houve invasão ariana do norte. De fato, alguns até acreditam que os arianos - se existiram - se originaram no sul da Ásia e se espalharam pela Europa. Independentemente de quem eram os arianos ou de onde viviam, é aceito que eles não criaram sozinho o sistema de castas do sul da Ásia.

7. Absoluto?

O sistema de castas indianas não foi absoluto durante grande parte da história do país. A renomada Dinastia Gupta, que governou de 320 a 550 EC, era da casta Vaishya e não da Kshatriya. Muitos governantes subsequentes também eram de diferentes castas, como os Madurai Nayaks (1559-1739) que eram Balijas (comerciantes).

Próxima Matéria
Bruno Destéfano
Escritor, fotógrafo e jornalista // Deixe que o conhecimento te revolucione de dentro para fora.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+