Curiosidades

7 coisas que você não sabia sobre Mao Tsé-Tung

0

A China é o maior país da Ásia Oriental e o país mais populoso do mundo com seus 1,38 bilhão de pessoas. Assim como todos os países, a China também tem suas histórias com líderes que marcaram o país. Mao Tsé-Tung foi um deles. Ele era um líder sagaz, perverso e com muita astúcia. Ele derrotou um exército de mais de quatro milhões de soldados. Também foi líder do partido comunista e assumiu o poder da China e ficou nele por mais de 26 anos.

Entre os anos de 1946 e 1949, uma guerra civil aconteceu na China e, lideradas por Mao Tsé-Tung, as forças populares saíram vitoriosas do conflito e com isso, Mao se autointitulou Grande Timoneiro, assumindo a lideranças do país. Aqui listamos algumas coisas mais sobre a vida de Mao Tsé-tung.

1 – Origem

Mao Tsé-tung nasceu na cidade de Hunan, em 1893, fruto de uma família de trabalhadores rurais. Ele viveu sua vida toda no mesmo lugar e a educação era considerada útil somente se pudesse ser aplicada nas tarefas que as pessoas desempenhavam. E por esse motivo, ele deixou a escola aos 13 anos e se dedicou totalmente à granja da família.

2 – Estudo

Quando jovem, Mao deixou a casa do pai e foi para a escola de magistério de Changshga e foi lá que teve o primeiro contato com o pensamento ocidental. Depois, ele se alistou no exército nacionalista e serviu por um ano e meio. Quando saiu do exército, ele voltou para Changsha e virou diretor da escola primária. Um tempo depois, ele trabalhou como bibliotecário auxiliar na Universidade de Pequim. Foi lá onde ele teve contato com duas pessoas que seriam chave para a revolução socialista chinesa: Chen Dixiu e Li Dazhao.

3 – Movimento

No dia quatro de maio de 1919, aconteceu uma revolta estudantil contra o Japão e nisso, Mao Tsé-Tung era uma parte ativa. Em 1921, ele participou da criação do Partido Comunista e depois de dois anos formou uma aliança com o Partido Nacionalista e Mao era responsável pela organização. E quando ele voltou pra sua cidade, ele viu que o sofrimento dos camponeses era a força que tinha que mudar o país.

4 – Casamentos

Mao Tsé-Tung se casou várias vezes. A primeira vez foi com uma mulher mais velha, que tinha sido escolhida por sua família, mas com essa, ele não consumou o casamento. A segunda vez foi em 1920 e ele se casou com uma menina chamada Yang Kai-hui. Eles viveram em uma casa em Changsha. Sua segunda mulher se interessava por política assim como ele e foi executada em 1930, por um governador anticomunista da província de Hunan.

Na terceira vez, Mao se casou com Ho Tsu-chen, que era uma professora primária. E depois, na quarta e última vez, se uniu à atriz de cinema Jiang Qing e os dois tinham o mesmo ideal de que a arte devia servir ao povo e à causa revolucionária. Ao todo, Mao teve cinco filhos.

5 – Vitória

A guerra civil foi retomada depois da Segunda Guerra Mundial e teve a vitória dos comunistas. E no dia 1º de outubro de 1949, foi proclamada oficialmente a República Oficial da China e Mao era o presidente. No começo, eles seguiram o modelo soviético mas, conforme o tempo passou, eles foram introduzindo mudanças importantes como, por exemplo, dando mais importância para a agricultura.

6 – Socialismo

Depois de 1959, Mao deixou o cargo de presidente da China mas continuou na presidência do partido. Nesse cargo, ele promoveu uma campanha de educação socialista e mostrou que a participação popular era a forma de conseguir um verdadeiro socialismo.

Esse período ficou conhecido como Revolução Cultural Proletária e com isso, Mao conseguiu desarticular e em seguida reorganizar o partido graças à participação da juventude na Guerra Vermelha.

7 – Princípios

Mao Tsé-Tung se descrevia como um professor de escola primária. E entre os seus princípios, estava buscar a verdade a partir dos fatos, o fato de tudo ter vários lados e estar em mudança e que se o seu inimigo é maior e mais armado, você deve crescer aos poucos. Além disso, para ele, tudo era feito das massas para as massas.

7 coisas que são muito menores do que acreditávamos ser

Artigo anterior

Por que três Guardiões da Galáxia sobreviveram ao ataque de Thanos?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido