Curiosidades

7 coisas que você não sabia sobre Platão

0

A filosofia pode parecer uma matéria densa e difícil de explorar, quando encarada em um primeiro olhar. Mas quanto mais você adentra neste universo único e essencial ao ser humano, acaba percebendo o quanto esse ramo do conhecimento humano é indispensável. Ou seja, você nunca mais vai conseguir viver sem ela. Dentre os filósofos com maior destaque – porém, não mais importantes, pois todos contribuíram de formas distintas e importantes – está Platão. O discípulo de Sócrates é um dos mais influentes no conhecimento contemporâneo.

Platão escreveu várias obras que deram um norte para a filosofia ocidental, porém, apenas cerca de trinta delas conseguiram chegar até os dias de hoje. São elas: República – que é dividida em dez volumes – , Protágoras, Apologia, Fedro, Timon e Banquete. As mais famosas entre elas estão escritas em forma de diálogo. É bom lembrar que o seu mentor, Sócrates, não tem nenhuma obra em escrito. Tudo o que sabemos sobre ele foi documentado por Platão. Descubra agora 7 curiosidades sobre Platão.

1 – Lutador

Platão é natural de Atenas, o mais certo é que tenha nascido por volta de 428 a.C. Ele nasceu em uma família abastada, sendo criado com o melhor da educação que era oferecida na época, tendo acesso à leitura, escrita, música, pintura, poesia e ginástica. O que quase ninguém sabe é que ele foi um grande esportista na juventude. Ele era considerado um excelente atleta, chegando a participar dos jogos olímpicos como lutador.

2 – 12 anos viajando

Ele abandonou os esportes para entrar no mundo do conhecimento. Ele se tornou um discípulo de Sócrates, com quem aprendeu o “pensar” e também a discutir e debater os temas centrais da política e da sociedade. Quando Sócrates morreu, Platão se viu desiludido e saiu viajando por aí, dedicando-se a filosofia. Ele viajou por vários lugares, reunindo a formação intelectual que faltava para começar a escrever os seus escritos e dar o norte da filosofia ocidental. Estima-se que ele tenha viajado por 12 anos seguidos.

3 – O Século de Péricles

Platão foi um homem de muita sorte, uma vez que nasceu em um dos períodos mais férteis de Atenas. Aquele século ficou conhecido como o “Século de Péricles”, ou como ‘tempos de ouro da cidade’. Tudo isso graças ao governante Péricles, que incentivou a arte, história e filosofia na cidade. Tantos pensadores e pensamentos seriam uma consequência natural.

4 – Platão

Por mais que chamemos ele de Platão, a verdade é que isso não passou de um apelido. Ele ficou conhecido por essa designação porque Platão significava “ampla”.  Acredita-se que ele tenha sido assim chamado por causa dos seus ombros largos e figura robusta. O verdadeiro nome do filósofo era Arístocles.

5 – Academia

Platão foi o grande fundador da Academia, um campo onde estudiosos e intelectuais poderiam se reunir para conversar, estudar e debater vários assuntos de vários campos do conhecimento. O nome teria sido pego de Akademos, um lendário herói da região da Ática. A Academia foi considerada a primeira instituição de ensino superior do mundo ocidental.

6 – Aristóteles

Por incrível que pareça, a Academia criada por Platão funcionou durante nove séculos após a morte do filósofo. Ela só chegou ao fim no século seis depois de Cristo. Enquanto Platão ainda era vivo, ele chegou a conviver por 20 anos com o seu principal discípulo, Aristóteles. Este, por sua vez, além de ser um dos maiores influentes filósofos ocidentais, foi o tutor de Alexandre, o Grande.

7 – Teoria das formas

Um dos principais textos de Platão, diz respeito a Teoria das Formas.  A teoria afirma que as formas abstratas, que não possuem existência física, constituem o mais elevado e fundamental tipo de realidade. Além de imutáveis, seriam as únicas a transmitir o verdadeiro conhecimento. Outra obra sua famosa – a mais famosa, inclusive – é o Mito da Caverna, na qual trata de novo do que é real e o que é ilusão.

E aí, o que achou dessa matéria? Comenta aqui com a gente e compartilha nas suas redes sociais. E para você que ama a filosofia muito antes de “O Mundo de Sofia”, aquele abraço.

7 momentos mais apelões de toda a franquia Dragon Ball

Matéria anterior

7 fatos bizarros que você não sabia sobre o corpo do Mutano

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.