Arqueólogos foram acionados depois que um fazendeiro descobriu uma túmulo de quase 3,5 mil anos quando seu carro ficou preso debaixo de uma oliveira. Segundo informações do The Greek Reporter, a tumba encontrada na cidade de Ierapetra, na Ilha de Creta, na Grécia, remonta à época da civilização minoica.

Ainda faltam detalhes a respeito da descoberta, mas pelo que já foi apurado, o túmulo recém encontrado estava em bom estado de conservação. Tudo aconteceu na tentativa do fazendeiro de estacionar seu automóvel em uma sombra feita pelas oliveiras plantadas no lugar.

A tumba

Publicidade
continue a leitura

Com abertura de cerca de 1,2 metros e 2,4 metros de profundidade, a tumba estava dividida em três câmaras independentes, bloqueadas por uma barreira de argila. Dois esqueletos que supostamente eram de homens adultos jaziam no local. Esculturas, vasos e 14 ânforas também foram encontradas no local.

A tumba e os objetos encontrados, em estimativas preliminares, datam de 1500 a 1400 a.C. O túmulo provavelmente pertenceu a alguém que presenciou ao menos parte do declínio de sua civilização. A identidade dos restos mortais encontrados permanece desconhecida. Apesar de que a cerâmica de boa qualidade, as quais foram enterradas junto dos corpos, indicam que eram pessoas ricas.

A civilização minoica

Publicidade
continue a leitura

Creta era o centro da cultura no Mar Egeu, durante o período da Idade do Bronze. A ilha abriga civilizações avançadas. Os Minoanos, além de sua avançada organização urbana, desenvolveram arte e estilo arquitetônico singulares. Era uma questão de tempo até que eles chegassem a Grécia e lhes apresentassem um pouco de sua cultura.

Desastres naturais como terremotos foram responsáveis pela destruição de muitos palácios em Creta. Entre 1600 e 1501 aC., cinzas e pedras, derivadas de uma erupção na ilha de Santorini, enterrou muito do que os Minoanos haviam construído em Akrotiri. Tsunamis também são creditados na destruição de boa parte das construções na ilha.

Publicidade
continue a leitura

E isso acabou desempenhando um grande papel na queda da civilização. Cerca de dois séculos após estes eventos, a civilização minoica havia desaparecido. Sendo seu lugar substituído pela civilização micênica, que estava ganhando notoriedade na mesma época em que os minoanos estavam ascendendo.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Publicado em: 16/10/18 19h55