• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


15 fatos curiosos sobre o Império Brasileiro

POR Jesus Galvão    EM História      07/08/18 às 17h48

Em 1822, com a aclamação de D. Pedro I como Imperador Constitucional e Defensor Perpétuo do Brasil, dava-se o início ao Brasil Império. Esse tipo de governo se manteve em nosso país até o dia 15 de novembro de 1889, quando a Proclamação da República foi assinada pelo Marechal Deodoro da Fonseca, o primeiro presidente do Brasil.

A crise da monarquia no final do século XIX e o descontentamento das brasileiros, que buscavam melhores condições de vida e maior participação politica, acabaram culminando na queda do Brasil Império. Listamos algumas curiosidades deste período tão importante na História do Brasil e você pode conferir logo abaixo.

Fatos sobre o Império Brasileiro:

1 - Os professores do Ensino Fundamental das escolas estaduais recebiam, em uma média nacional, cerca de  R$ 8.958, atualizando os valores para os dias atuais.

2 - O Rio de Janeiro era conhecido entre 1850 e 1890 como "Cidade dos Pianos". Isso, devido a grande quantidade de pianos nas casas e em estabelecimentos comerciais.

3 - Onde hoje está situado o bairro do Leblon era lugar de um quilombo, que recebia proteção da Princesa Isabel. Eles cultivavam camélias que posteriormente se tornaram o símbolo da abolição da escravatura.

4 - Até se tornar um sucesso mundial com sua ópera "O Guarani", inspirada no romance de José de Alencar, o compositor Carlos Gomes teria sido sustentado por Pedro II.

5 - Um trem ligando o Rio de janeiro a Niterói foi projetado por Pedro II. No entanto, nunca saiu do papel.

6 - A primeira grande favela do Rio de Janeiro teve início em 1893, poucos anos após a Proclamação da República.

7 - O Governo de D. Pedro II, durante a época do golpe militar, em 1889, tinha 90% de aprovação da população em geral.

8 - A Princesa Isabel, principalmente após a abolição, recebia constantes ameaças contra sua vida e seus familiares. José do Patrocínio então organizou "A Guarda Negra", que serviria para protegê-los.

9 - O Duque de Saxe, esposo da Princesa Leopoldina, era dono do terreno onde hoje está localizado o Estádio do Maracanã.

10 - D. Pedro II podia se comunicar em 17 idiomas diferentes fluentemente.

11 - O clássico da literatura árabe "Mil e uma noites" foi traduzido pela primeira vez, do árabe arcaico para o português, por D. Pedro II.

12 -  Era comum que a Princesa Isabel recebesse amigos negros em sua residência durante saraus e pequenas festas. O que acabava chocando a população na época.

13 - Pedro II teria reflorestado toda uma fazenda com mata atlântica nativa, onde hoje está localizado o Parque Nacional da Tijuca.

14 - Em 1880, a Moeda Brasileira valia o mesmo que o Dólar e a Libra Esterlina.

15 - Em 1880, o Brasil atingiu o patamar de 9º maior império da História e a 4ª economia do mundo.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+