• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 coisas que você provavelmente não sabia sobre o Holocausto

POR Diogo Quiareli    EM Curiosidades      19/11/18 às 13h57

O século XX foi, provavelmente, um dos mais sangrentos de toda a História. Os acontecimentos do mesmo marcaram o mundo e as atrocidades cometidas entraram para os livros de História do mundo inteiro. Foi nesse século que o mundo vivenciou as duas Grandes Guerras Mundiais. Outro acontecimento que marcou toda a História nesse mesmo século, principalmente alemã, foi o Holocausto. Você já deve ter ouvido falar dele em algum livro, filme ou documentário, né? O Holocausto é o nome de uma perseguição política, étnica, religiosa e sexual que aconteceu durante os anos de governo nazista de Adolf Hitler. Hitler pregava que a Alemanha deveria se livrar de todos os obstáculos que impediam a formação de uma nação superior.

Pensando um pouco sobre esse assunto, resolvemos trazer essa matéria. A redação da Fatos Desconhecidos buscou e listou para você, caro leitor, algumas coisas que você provavelmente não sabia sobre o Holocausto. Se você souber de alguma outra coisa que não listamos aqui, manda pra gente nos comentários aí embaixo. Aproveite para compartilhar com seus amigos desde já e, sem mais delongas, confira conosco e surpreenda-se.

1 - Os judeus continuaram morrendo mesmo depois de libertos

Após o término da guerra, os campos começaram a ser libertados pelas tropas soviéticas e aliados. As pessoas se livraram do cativeiro, mas permaneciam presas a seus passados terríveis. Diversos prisioneiros tiveram dificuldades para se adaptar à vida civil. Devido ao apego psicológico ao local, começaram a se considerar criminosos. Suas condições físicas eram deploráveis e muitos sofreram com doenças, exaustão e afins. Eles recebiam atendimento médico e alimentação adequada, mas acabaram morrendo mesmo assim em diversos casos.

2 - Grupos de extermínio

Existiam os chamados "Anzatsruppy", que eram um tipo de equipe de implantação. Esse grupo de soldados capturava pessoas e as levava para os campos de concentração. Eram foram responsáveis pela destruição de comunidades inteiras. Eram tão cruéis que os funcionários dos campos pareciam dóceis perto deles. Esses grupos eram totalmente brutais e matavam facilmente, sem pensar duas vezes. A maior parte das vítimas era crianças e adolescentes.

3 - Schindler não foi o único

Sabemos, de acordo com a História em livros e produções cinematográficas que, embora o Holocausto tenha ganhado destaque por causa da crueldade, sofrimento e massacres, ele também revelou algumas pessoas. Algumas dessas pessoas estiveram abnegadas e desinteressadas a ajudar os judeus, houve os que ajudaram, como Schindler. No entanto, ele não foi o único. Há diversos homenageados pelas comunidades judaicas e chamados de "Justos entre as Nações".

4 - Negação

Há teorias que negam o acontecimento do Holocausto. Partidários dessa ideia dizem que a "solução final para a questão dos judeus" só resultou na deportação em massa dos mesmos, retirando-os da Alemanha. Mesmo existindo imagens, filmagens e dados comprovando o Holocausto, existem pessoas que propagam essa teoria, chamando o movimento de enganador. Essa ideia é propagada principalmente por políticos extremistas que construíram suas carreiras evocando sentimentos negativos nas demais nações.

5 - Outras vítimas

As vítimas do Holocausto não foram só judeus, embora eles fossem a maioria. Os nazistas perseguiam ainda ciganos, romenos, eslavos, asiáticos e africanos. Os deficientes, homossexuais, dissidentes, toxicodependentes, prostitutas e pessoas que ajudavam judeus também foram caçados. Muitos desses prisioneiros foram utilizados em experiências e a maioria comandada por Dr. Josef Mengele, mais conhecido como "Anjo da Morte".

6 - "O trabalho liberta"

Essa é uma frase de boas-vindas no portão de Auschwitz. Os prisioneiros recém-chegados se deparavam com ela no momento em que entravam. A mesma foi tirada de um romance de Lorentsa Difenbaha, de 1872. Lorentsa foi uma escritora alemã nacionalista. Essa era a ideia de que a libertação espiritual de pessoas de baixo caráter e moral poderia acontecer por meio do trabalho.

7 - Quantidade de mortos

Sabemos que muitos morreram durante o Holocausto, mas poucas pessoas imaginam que foram tantos assim. Segundo estimativas atuais, o Holocausto deixou mais de seis milhões de judeus mortos. Os nazistas queriam remover por completo essas pessoas e não poupavam homens, mulheres, crianças e idosos. Há ainda o fato de que em 1919, havia 17 milhões de pessoas na Alemanha, o que torna os números ainda mais assustadores.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta pra gente ai embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento. Aproveite para fazer um tour por nosso site e mergulhar em um oceano de curiosidades.

Próxima Matéria
Diogo Quiareli
Geminiano, 24 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+