• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 coisas surreais em que as pessoas acreditavam na idade média

POR Mateus Graff    EM História      18/01/18 às 12h47

A Idade Média foi um período da história da Europa entre os séculos V e XV. Essa época foi o período intermédio da divisão clássica da história ocidental em três momentos: a Antiguidade, a Idade Média e a Idade Moderna. Bom, é claro que não sabemos tudo sobre a Idade Média, mas sabemos de algumas poucas e boas que podem te deixar perplexo.

Imaginem as pessoas achando que um espermatozoide já vinha com uma criança dentro(que só precisava crescer) e só precisava ser "incubada" na barriga da mulher? Ou mesmo que os animais iam a julgamentos oficiais? São coisas engraçadas e absurdas assim que nós trouxemos para vocês nessa lista, confiram:

1 - Pessoas pequenas dentro do espermatozoide

No século XVII e XVIII, os homens mais cultos pensavam assim. Eles achavam que os espermatozoides já tinham crianças formadas e só precisavam crescer. Mas e a mulher, servia para que? Por incrível que pareça, para eles, a mulher servia apenas como uma "incubadora". Um pouco mais tarde surgiram os que eram opostos a essa ideia. Elas achavam que a vida realmente estava no corpo feminino e que a "sementinha" do homem só despertava essa vida.

2 - Titivillus

Na Idade Média, os livros eram escritos por monges e não por máquinas de impressão. Eles reescreviam manualmente os livros. Bom, assim como todo mundo, os monges também erravam, mas dificilmente assumiam o erro. Por que? Titivillus, segundo a tradição cristã, seria o demônio que estaria sempre atento aos erros dos monges. Ele os anotava, juntamente com o nome do monge que os cometera, para apresentá-los em cobrança como pecado no dia do julgamento final.

3 - Corações enterrados

Antigamente, fazer o transporte de cadáveres para um lugar muito distante era algo muito complicado. Mas quando o falecido pedia para ser enterrado em um lugar específico, esse pedido era atendido, ao menos em partes. No século X, as pessoas retiravam o coração dos cadáveres e enterravam no lugar desejado pelo falecido. Somente os ricos tinham essa regalia. Entre eles estão Anna Boleyn, Richard I e Frederic Chopin.

4 - Um animal podia ser convocado para um tribunal

Sabia que os animais podiam ser acusados de crimes na Idade Média? Eles também eram convocados para julgamentos com um verdadeiro juiz e advogado. Uma vez, para vocês terem uma ideia, em Lausana, lagartas foram convocadas ao tribunal por terem comido plantas de um jardim. Claramente elas não foram, e depois foram ordenadas a deixar a cidade. Confuso, não?

Gatos também eram executados porque sempre eram relacionados com o Diabo. Isso levou ao fato de que o número de gatos caiu para quase zero. Na época, os ratos se proliferaram em toda a Europa.

5 - Um continente a mais no Pacífico

Diferentes nações acreditavam que no meio do Oceano Pacífico existia um continente, que mais tarde afundou (ou algo parecido). O nome do continente era Mu ou Lemuria. Uma das evidências indiretas do continente são as lendas da ilha de Páscoa, que se refere a uma enorme ilha, que gradualmente afundou na água.

6 - O sangue dos gladiadores tinha poder de cura

Os gladiadores da Roma Antiga, antes da batalha, faziam sacrifícios sangrentos aos deuses, o que lhes dava força. Sendo assim, as pessoas achavam que o sangue desses guerreiros tinha propriedades milagrosas. O famoso Plínio escreveu sobre isso, dizendo que "os epiléticos bebiam o sangue dos gladiadores, como se este fosse o copo da vida. Eles acreditam que é melhor beber sangue quente enquanto uma pessoa ainda está respirando". Loucura, não?

7 - Bebês não sentiam dor

Algumas pessoas até hoje acreditam na crença de que bebês não sentem dor. Na Idade Média as coisas eram exatamente assim. Acreditava-se que o cérebro dos bebês não estava suficientemente desenvolvido para sentir dor. Sendo assim, os bebês muitas vezes foram operados sem anestesia e caso eles chorassem, era considerado apenas capricho.

E aí, sabia que as pessoas acreditavam em todas essas coisas na Idade Média? Comentem!

Próxima Matéria
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+