• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 comportamentos humanos incríveis que os macacos tem

POR Isabela Ferreira    EM Mundo Animal      31/08/17 às 22h44

Os macacos são animais incríveis em todos os sentidos, sem contar que são os seres vivos que mais se parecem conosco, seja fisicamente, ou até mesmo no modo de agir. São incrivelmente inteligentes e capazes de fazer coisas que nem podemos imaginar. Não é atoa que cientistas sempre realizam alguns experimentos com esses animais, afim de saber um pouco mais a respeito de suas habilidades.

Acontece que, por mais que nossas diferenças sejam maiores que as semelhanças, alguns de seus comportamentos deixam muito claro sua capacidade de aprender. Por mais surpreendente que seja, existem alguns macacos pelo mundo que conseguiram reproduzir alguns de nossos comportamentos apenas nos observando fazer, ou porque passaram por um curto período de treinamento. Ficou curioso? Dá só uma olhada!

1 - Cozinhar

Que os macacos são um dos animais mais inteligentes do mundo, todo mundo sabe, mas e se eles soubessem até mesmo cozinhar? Bom, não é uma habilidade de todos eles, mas especificamente de Kanzi, um macaco de 31 anos que vive em Iowa. Além de usar objeto ao seu redor como ferramentas para conseguir comida, ele ainda é capaz de usá-los para cozinhar.

Adora usar uma frigideira para fazer hambúrgueres e marshmallows, mas também é claro que ele não conseguiu sua própria frigideira, espetos e grelha, mas aprendeu direitinho como usá-los. Por outro lado, por incrível que pareça, ele consegue fazer fogo usando fósforos! Os cientistas cuidadores de Kanzi o ensinaram a fazer isso!

2 - Usam dinheiro

Cientistas do estado americano de Connecticut em um experimento sobre dinheiro, ensinaram alguns macacos os conceitos básicos sobre como gastar dinheiro. Depois de alguns meses, os animais realmente tinham aprendido como utilizar e passaram a usar suas moedas para comprar uvas e maçãs. Eles receberam 12 moedas para gastarem como quisessem.

3 - Prostituição

Como se não bastasse usar o dinheiro para comprar comida, por incrível que pareça, um grupo de macacos também foi capaz de aprender como funciona a prostituição. Quando os cientistas começaram a experiência, não tinham ideia do que poderia acontecer. Os macacos aprenderam a roubar e depois de fazer isso, um deles pegou uma de seus moedas roubadas e entregou a uma companheira, como se estivesse trocando por sexo, e foi o que aconteceu.

Por mais que a experiência não tenha sido muito boa, afinal, as intenções do animal foram bem estranhas... Isso mostrou que eles realmente entenderam que o dinheiro tem valor. Depois do ocorrido, os pesquisadores agiram de forma muito cautelosa para que isso não acontecesse novamente.

4 - Usam língua de sinais

Os macacos normalmente já possuem uma comunicação muito boa entre eles mesmos e até conosco. Alguns deles conseguiram aprender a fazer assinaturas, mas talvez o mais interessante de todos seja o projeto Koko. O gorila Koko tem sido ensinado, desde seu primeiro ano de idade o idioma dos signos, em que aprendeu a fazer ais de 1000 sinais , e ainda é capaz de entender cerca de 2000 palavras em inglês.

É capaz de entender as palavras e responde por meio de assinaturas. Embora existam provas de que ele realmente entende, suas habilidades são sempre motivo de desentendimento entre cientistas, já que muitos acreditam que ele não entende o idioma e apenas recompensa com sinais.

5 - Usam computadores

Existe um aplicativo chamado Apps for Apes que pode ser utilizado em iPads e servem simplesmente para estimular os orangotangos. Por si só, os macacos dessa espécie já são muito inteligentes, mas com a ajuda do aplicativo eles são enriquecidos mentalmente na intenção de evitar com que fiquem deprimidos ou entendiados. Muitos animais usam seus aparelhos também se divertindo com jogos infantis, enquanto outros preferem assistir documentários sobre a natureza.

6 - Balançam a cabeça em sinal de desaprovação

Já ouviu falar nos bonobos? São uma espécie de macacos tão inteligentes quanto os orangotangos, gorilas ou chimpanzés, e por incrível que pareça, compartilham 98% de nosso DNA, podendo ser considerados como os parentes mais próximos dos humanos que ainda perambulam pela Terra.

Somos parecidos não só fisicamente, mas estudos comprovaram que eles usam muito de linguagem corporal para se comunicar, e também fazem bom uso de sua voz para o mesmo fim. Uma curiosidade a respeito deles é que constantemente, balançam a cabeça para os lados em sinal de desaprovação de algo, assim como nós somos acostumados a fazer.

7 - Podem até mesmo pescar

Temos que admitir que pescar é uma arte, e não é algo tão fácil assim. Um macaco habitante da Ilha Bornéu, na Ásia, depois de ver um humano pescando, decidiu que tentaria fazer a mesma coisa. Ele não foi exatamente capaz de pegar um peixe na primeira tentativa, mas aprendeu a usar as varas de pescar e capturou alguns peixes que estavam nas redes de pescadores que circulavam por ali.

E então pessoal, o que acharam? Já conheciam essas histórias? Sabiam da grande habilidade dos macacos? Compartilhem suas ideias com a gente por meio dos comentários!

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+