Através da indústria do entretenimento nos já conhecemos diversas criaturas lendárias. As criaturas lendárias podem ter elementos ou atributos sobrenaturais, como cuspir fogo (caso do Dragão), um tamanho gigantesco (caso do Monstro do lago Ness e o Kraken) ou ser composta por partes de vários seres (caso da Esfinge e Quimera).
Algumas criaturas lendárias cuja existência é sugerida atualmente, como o Yeti e o Monstro do lago Ness, são chamadas de criptidos e estudadas pela criptozoologia. Agora você vai conhecer algumas das menos conhecidas criaturas lendárias.
Eles são criaturas míticas semelhantes à gnomos e pertencentes aos folclores francês e suíço. Eles são pequenos homens cobertos de pelos, com uma longa barba branca e pés enormes e chatos, os quais eles usam para esquiar e também cavar túneis na neve. Em caso de necessidade, um Barbegazi pode cobrir-se com a neve em segundos, e depois escavar para fora, não importa o quão profundo ele se enterre nela.
Barbegazi vivem nas regiões montanhosas da França e Suiça, e raramente são vistos pelos seres humanos. Eles aparecem somente nos meses de inverno, quando a temperatura cai abaixo de zero, hibernando durante os as outras estações. Eles também nunca se aventuram abaixo da linha das árvores, permanecendo sempre na parte alta das montanhas.
Conhecidos como os protetores das montanhas, os Barbegazi protegem as montanhas do mal. Eles são geralmente amigáveis com os homens, e muitas vezes irão ajudar aqueles que estão perdidos e morrendo de frio nas montanhas (desde que a pessoa não tenha apresentado qualquer desrespeito ao meio ambiente). Eles também costumam alertar escaladores e esquiadores sobre avalanches, emitindo um som similar ao de uma coruja.
Jiang Shis são geralmente vindos da nobreza. Surgem em ilustrações e filmes com vestes que remetem à disnastia Tsin Manchu, que governou a China de 1644 a 1912. No entanto, qualquer pessoa pode se tornar um Jiang Shi. Há diversas versões que contam sobre o “nascimento” de um Jiang Shi.
Uma delas diz que um morto revive como Jiang Shi se um gato pular sobre seu cadáver. Outras, falam sobre pessoas que morrem com assuntos não-resolvidos ou mortos que não foram enterrados apropriadamente. É necessário que o defunto seja enterrado em sua terra natal, com as devidas homenagens para que permaneça debaixo da terra.
Outra causa da transformação é uma morte violenta ou injusta. O “vampiro”, então, surge com a pele muito pálida, garras e presas longas e afiadas, cabelos brancos meio esverdeados. Com os corpos em rigor mortis, não conseguem se mover direito e só podem se locomover aos pulos e não podem atravessar a água. Eles podem matar suas vítimas ao sugar sua energia vital.
Na mitologia nórdica, Hela é filha de Loki e da gigante Angrboda, irmã mais nova de Fenrir e da serpente de Midgard. A serpente de Midgard foi banida por Odin para o mar que cerca a Terra, mas a fera cresceu tanto que podia se colocar à volta do mundo e tocar na própria cauda. Lobo Fenrir foi preso com uma corrente feita pelos espíritos da montanha, chamada Gleipnir.
Hel foi banida por Odin para o mundo inferior que recebeu seu nome, Helheim, que fica nas profundezas de Niflheim. Helheim fica às margens do rio Nastronol, que equivale ao rio Aqueronte da mitologia grega. Lá, recebeu o poder de dominar nove mundos ou regiões, onde distribui aqueles que lhe são enviados, isto é, aqueles que morrem por velhice ou doença.
Seu palácio chama-se Elvidner, sua mesa era a fome, sua faca, a inanição, o atraso, seu criado, a vagareza, sua criada, o precipício, sua porta, a preocupação, sua cama, e os sofrimentos formavam as paredes de seus aposentos. Hela podia ser facilmente reconhecida, uma metade de seu corpo era de uma linda mulher, e a outra parte de um corpo terrível em decomposição.
A personalidade de Hel difere das dos deuses do mundo inferior das demais mitologias: Ela não é boa e nem má, simplesmente justa. O termo inglês Hell (Inferno em português) origina-se do nome desta deusa. O vilão dos quadrinhos Duas-Caras, inimigo de Batman, teve sua forma física inspirada em Hela, pois ele tem metade do rosto deformado.
São os guardiães das gemas, cristais e metais preciosos. Protegem os mineradores do perigo e os conduz de volta quando estão perdidos. Também conduzem os mineradores aos veios de minério. Às pessoas que são más ou os insultam são mortas; eles os empurram para abismos escuros ou os enviam por túneis, que desabam sobre elas. Arremessar rochas, assobiar ou cobrir a cabeça de alguém são ações que são ofensivas ao Skarbnik que avisará o ofensor com um punhado de solo jogado em sua direção, antes de tomar uma atitude séria.