Por que os canhotos têm mais chance de se tornarem serial killers?

POR Ultra Curioso    EM Ciência e Tecnologia      13/07/15 às 15h39

Perseguidos e acusados na Idade Média como "filhos do Diabo", considerados como aberrações e anomalias em diversas épocas da civilização, os canhotos sempre sofreram por serem 'diferentes'. O que, do ponto de vista lógico, é algo aparentemente simples e inofensivo - escrever com a mão esquerda, entre outras coisas usando essa mão - já foi considerado sinal de mau agouro e coisas ruins. Até na Bíblia, só o lado direito ("os que estão do lado à direita do Deus Pai) é o certo.

Apenas 13% da população mundial, aproximadamente, é canhota. Uma minoria, podemos dizer. Mas várias personalidades famosas (e geniais) que eram canhotas se destacaram na história, tais como Albert Einstein, Ayrton Senna, Isaac Newton, Machado de Assis, Leonardo da Vinci entre outros.

Foi provado que os canhotos tem mais propensão às artes, ciências humanas e sensibilidade, mas fugindo dos pontos positivos, os "sinistros" também têm mais propensão a se tornarem psicopatas. Pois é. Mas...por que isso acontece? Por que os canhotos têm mais chance de se tornarem serial killers? A ciência explica.

580676-Curiosidades-sobre-canhotos2-600x600

Primeiro, o canhotismo acontece da seguinte forma: segundo o neurologista Norman Geschwind, uma excessiva produção do hormônio masculino retardaria o desenvolvimento do hemisfério esquerdo do cérebro - que controla o lado direito do corpo -. E, como o controle dos lados do corpo é invertido (o hemisfério direito controla o lado esquerdo do corpo e vice-versa), a pessoa acaba tornando-se canhota. Isso explicaria, por exemplo, porque existem mais canhotos (homens) do que canhotas.

A questão é que o lado esquerdo do cérebro representa o lado de "exatas" - raciocínio lógico, matemática -, e o direito representa o de "humanas" - artes, sensibilidade. E recentemente identificou-se, ainda, um gene associado à probabilidade de uma pessoa ser canhota, embora estime-se que a chance de pais canhotos terem um filho idem seja da ordem de 26%. O mesmo gene parece estar ligado, também, a maiores chances de a pessoa desenvolver esquizofrenia - o que explicaria a alta incidência de canhotos com esta patologia.

Ou seja, a pessoa que é destra, a maioria normal, tem predominância de controle do hemisfério esquerdo do cérebro, e o canhoto tem predominância do hemisfério direito do cérebro, justamente o lado que, mais provavelmente, pode "bugar", levando o sinistro a se tornar um serial killer.

The.Simpsons.S23E21.HDTV.XviD-AFG.avi_(0_12_17)_000004

Ultra Curioso
Ultra Curioso o acervo de um dos maiores sites de curiosidades brasileiros.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+