Curiosidades

7 curiosidades sobre os Illuminati, uma das sociedades secretas mais impressionantes

0

Você provavelmente já ouviu falar sobre os Illuminati. Devido a sua grande repercussão e boatos a seu respeito, muitos acreditam que tudo não passou de uma fantasia, mas isso não é verdade. É claro que nem todas as histórias a seu respeito eram reais, mas o grupo realmente existiu. Apesar dos mitos que os circundam, existem muitas coisas interessantes a seu respeito e que não são relacionadas com uma enorme conspiração.

Illuminati foi o nome dado a uma sociedade real formada há 245 anos, e também o nome de uma sociedade fictícia. A versão fictícia é das teorias conspiratórias. Mas e na realidade quem eram os Illuminati? Mostramos aqui alguns fatos sobre eles.

1 – Quem eram

A Ordem dos Iluminados, ou Illuminati, foi uma sociedade secreta formada na Baviera, atual Alemanha, que existiu de 1776 a 1785. E originalmente, os membros da ordem se referiam a si mesmos como perfetibilistas.

O grupo foi inspirado pelos ideias do iluminismo e foi fundado por Adam Weishaupt, um professor de direito canônico. O objetivo dele era promover a educação da razão e da filantropia e se opor à superstição e à influência religiosa na sociedade.

Um dos objetivos de Weishaupt era mudar a forma como os Estados eram governados na Europa. Ele queria tirar a influência da religião no governo e dar ao povo uma nova fonte de iluminação, ou esclarecimento.

É acreditado que a primeira reunião dos Illuminati da Baviera foi no dia primeiro de maio de 1776, em uma floresta perto de Ingolstadt. Nela, cinco homens estabeleceram as regras que orientaria essa ordem secreta.

Com o passar do tempo o grupo concentrou seus objetivos em influenciar decisões políticas e mudar instituições, como por exemplo a monarquia e a igreja.

2 – Relação com os maçons

Os maçons são uma ordem que se desenvolveu a partir de agremiações de construtores de catedrais da Idade Média. Em alguns países do mundo existe uma paranoia a respeito dos maçons.

E como os Illuminati originalmente recrutaram os maçons os dois grupos costumam ser confundidos. Mas na realidade eles são dois grupos distintos.

3 – Como se juntar aos Illuminati

Para que uma pessoa se juntasse ao grupo era preciso o consentimento unânime de todos os outros membros. Além de a pessoa possuir riqueza e ter uma boa reputação dentro de uma família que era considerada adequada.

Também existia um sistema hierárquico para os membros dos Illuminati. Depois de entrar como novato, a pessoa se graduava como “minerval” e depois como “iluminado minerval”.

Depois de um tempo essa hierarquia foi ficando mais complicada exigindo 13 graus de iniciação para se tornar um membro.

4 – Rituais

Por mais que a maioria dos rituais que os Illuminati faziam permaneça desconhecida, é sabido que sim, eles tinham rituais. E neles, os membros usavam pseudônimos para manterem sua identidade em segredo.

Mas graças a documentos secretos apreendidos, hoje sabemos como os novatos conseguiam passar para um nível superior na hierarquia da ordem.

“Produzir um relatório sobre todos os livros que possuíam; escrever uma lista de seus próprios pontos fracos; e revelar os nomes de seus próprios inimigos”, era o que eles tinham que fazer.

5 – O que é o olho que tudo vê

O chamado “olho da providência”, que se parece com um olho dentro de um triângulo, aparece nas igrejas ao redor do mundo todo. Esse símbolo é associado à maçonaria e também foi associado aos Illuminati como um símbolo de controle e vigilância.

Originalmente, ele era um símbolo cristão. E tem sido usado em pinturas para representar a vigilância de Deus sobre a humanidade. Foi no século XVIII que ele começou a ser usado de novas formas. Como por exemplo na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de Jean-Jacques-François Le Barbier.

Não existe uma ligação oficial entre o olho que tudo vê e os Illuminati. Essa conexão foi atribuída a eles provavelmente por conta de que o grupo original tinha semelhanças com os maçons.

6 – Dominar o mundo

Algumas pessoas acreditam que o mundo atual é controlado pelos Illuminati. Segundo essa teoria, eles são super discretos e conseguiram todo esse poder sem que a sociedade como um todo soubesse disso.

Como vários membros da Ordem dos Illuminati se misturaram com os maçons e vice-versa é difícil mensurar o sucesso dos Illuminati. Contudo, a maioria dos historiadores acredita que o grupo original teve uma influência moderada.

7 – Membro famoso

Em 1782, os Illuminati tinham crescido para aproximadamente 600 membros. Entre eles nobres alemães como Barão Adolph von Knigge, ex-maçom que ajudou a moldar a organização e a expansão do grupo.

Inicialmente, os únicos membros eram os alunos de Weishaupt. Mas depois, médicos, advogados e intelectuais logo começaram a fazer parte.

Os historiadores acreditam que, em 1784, o grupo tinha entre dois e três mil membros. E algumas fontes dizem que o escritor Johann Wolfgang von Goethe também era membro. Mas isso é contestado.

7 famosas que treinam pesado

Matéria anterior

O que acontece com o corpo durante o beijo?

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Mais em Curiosidades

Você também pode gostar