• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Afinal, o que são os Illuminatis?

POR Diogo Quiareli    EM Curiosidades      23/08/18 às 15h48

Você já deve ter ouvido falar sobre os Illuminatis, nome dado a uma ordem mundial que possivelmente quer dominar o mundo, né? Mas você sabe um pouco mais a fundo a história dessa ordem? Como surgiram, onde, quem fundou, em qual ano e, o mais importante, quais os reais objetivos dessas pessoas? Em diversos fóruns online, encontramos pessoas citando o grupo a fim de explicar problemas atuais no mundo. Diversos famosos já foram acusados de fazer parte da ordem, como: George W. Bush, Barack Obama, o magnata George Soros e até mesmo a Rainha Elizabeth II. Pentagramas, pirâmides e o famoso "olho que tudo vê" são os símbolos mais relacionados aos Illuminatis. Pensando sobre isso, nós da Fatos Desconhecidos resolvemos trazer essa matéria. Afinal, o que são os Illuminatis?

Ordem real

A Ordem dos Illumiatis foi criada na Baviera, Alemanha, em 1776 pelo jurista Adam Weishaupt. A sociedade secreta inspirada nos ideais do iluminismo e na estrutura da maçonaria tinha como objetivo acabar com o obscurantismo e com o grande poder e influência da igreja na esfera política da época. A Ordem dos Illuminatis e demais sociedades secretas foi declarada ilegal e dissolvida em 1785, quando o príncipe Karl Theodor chegou ao poder. No entanto, acreditam que ela continua operando nas sombras até hoje.

Autores como o francês Augustín Barruel, o canadense William Guy Carr e até mesmo a britânica Nesta Helen Webster vincularam a ordem com grandes eventos como a Revolução Francesa, de 1789. Além desta, também tem as Revoluções em diversos países da Europa em 1848, a Primeira Guerra Mundial e a Revolução Bolchevique, de 1917. Há quem afirme ainda que os criadores dos Estados Unidos eram membros da ordem e que o Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos, foi criado com o intuito de ajudar a cumprir os objetivos de dominação global da organização.

Tudo isso levou os Illuminatis a fazerem parte de várias teorias conspiratórias que se alastraram pela internet. É possível encontrar rapidamente centenas de páginas dedicadas à ordem. Cantores famosos como Beyoncé, Jay Z, Katy Perry, Lady Gaga e outros são alvos dessas teorias. Pessoas do mundo inteiro afirmam que eles fazem parte do grupo e, que foi por esse motivo, que conseguiram alcançar a fama mundial rapidamente. Conheça um pouco mais sobre as práticas do grupo.

Os rituais dos Illuminatis

O grupo tinha uma hierarquia estruturada. Os novatos no meio eram chamados de noviços e depois "evoluíam" para "minervos". Somente com a permanência no meio é que conseguiam o título de "minervos iluminados". O co-autor do livro "Conspiracy Theories and Secret Societies for Dummies", Chris Hodapp, afirmou em uma entrevista que, por muito tempo, o grupo não aceitava membros com a idade superior a 30 anos. Isso porque eles acreditavam que as pessoas tinham crenças velhas demais para estarem ali.

O grupo possuía uma série de símbolos, alguns mais conhecidos do que outros, como a pirâmide e a coruja. Há ainda relatos que mostram que os membros da ordem eram extremamente paranoicos e usavam protocolos parecidos com os utilizados por espiões. Isso tudo para não terem suas identidades reveladas ao mundo fora da sociedade secreta.

Teorias da conspiração

As teorias da conspiração envolvendo o grupo existem em vários eventos políticos ou culturais. Desde o atentado de 11 de setembro até a morte do rei do pop, Michael Jackson. A primeira delas surgiu alguns anos após o fim da formação original. Em 1797, o físico John Rabison acusou o grupo de se infiltrar na maçonaria, enquanto Abbe Augustin Barruel formulou a teoria na qual afirmava que os jacobinos promoveram sociedades secretas, sendo uma delas o próprio grupo Illuminati. Com isso tudo, o grupo teria sido o principal responsável pela Revolução Francesa.

A influência das teorias conspiratórias virou teste até na ciência, buscando compreender o comportamento das pessoas. Um estudo realizado por cientistas da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, sugere que as pessoas que acreditam nelas são menos propensas a serem bons cidadãos. Para chegar a conclusão, os estudiosos realizaram um experimento no qual metade dos voluntários assistiam a trechos de um filme afirmando que as preocupações em torno do aquecimento global faziam parte da uma conspiração.

De forma curiosa, no questionário entregue pelos cientistas em seguida, esses participantes demonstraram não se envolverem muito com suas comunidades. Preencher a lacuna com os Illuminatis, assim como definido por Walker, pode ser uma posição um tanto desconfortável.

Illuminati na cultura pop

O grupo é sempre lembrado pelo suposto envolvimento de celebridades na sociedade secreta. Isso não envolve apenas as figuras antigas, como Thomas Jefferson, por exemplo. Artistas contemporâneos estão entre os acusados de fazer parte do grupo. Katy Perry, Beyoncé, Lady Gaga, Ke$ha e até mesmo o Papa Francisco são alguns deles. Mark Fenster, professor da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, acredita que um dos motivos dessa relação é bastante simples. Ele afirma que as celebridades que fazem parte dos Illuminatis conseguem facilmente ser colocadas em um pedestal. "É como se Jay Z e Beyoncé vivessem em um universo diferente do nosso", disse ele.

O professor ainda completou: "Eles possuem vidas secretas e acessos secretos. Percebemos o quão bizarras são suas vidas e a quantidade de poder que eles possuem". É nítido e exposto à mídia o modo de vida do casal mais poderoso do mundo da música e isso aumenta ainda mais as teorias. No entanto, existem outros nomes fortes nessas teorias, sendo eles: Rihanna, Kanye West, Barack Obama, Jim Carrey, Miley Cyrus, Madonna e etc.

E aí, o que você achou dessa matéria? Acredita na Ordem dos Illuminatis? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Próxima Matéria
Diogo Quiareli
Geminiano, 24 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+