• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 danos à saúde que as bebidas gaseificadas nos causam

POR Diogo Quiareli    EM Curiosidades      31/08/18 às 17h32

Bebemos diversas coisas durante o dia, não é mesmo? A água é a mais consumida em tempo integral, no entanto, algumas outras ganham espaço principalmente durante as refeições. Sucos, vinhos, alguma bebida alcoólica e, é claro, o refrigerante ou demais bebidas gaseificadas. Esse tipo de bebida tem se tornado cada vez mais comum e ganhando força na dieta das pessoas do mundo inteiro. Em 2005, por exemplo, o refrigerante foi considerado a bebida mais popular nos Estados Unidos, ultrapassando até mesmo a água e o leite. Apesar das diversas alegações de que o produto faz mal à saúde, as pessoas não deixam de consumir em excesso.

Pensando um pouco sobre isso, resolvemos trazer essa matéria. Nós da Fatos Desconhecidos buscamos e listamos alguns dos maiores danos à saúde que as bebidas gaseificadas podem nos trazer. Serve como um tipo de alerta para consumir de forma moderada. Se você souber algum outro dano negativo que não listamos aqui, manda pra gente nos comentários aí embaixo. Aproveite para compartilhar com seus amigos e, sem mais delongas, confira conosco e surpreenda-se.

1 - Dor na cavidade nasal

As bebidas gaseificadas podem causar dores em sua cavidade nasal. Isso foi confirmado na Neuroscience News. Um estudo realizado pela Universidade do Sul da Califórnia relevou que o dióxido de carbono das bebidas danifica os sensores na cavidade. A sensação de queimação que algumas pessoas sentem ao consumir uma bebida gaseificada deriva de nervos que respondem a sensação de dor e temperatura no nariz e boca.

2 - Azia

Consumir diariamente bebidas carbonatadas pode causar a sensação de azia durante a noite. É bastante comum sofrer com refluxo gastroesofágico noturno por esse motivo. Cerca de 45% dos americanos sofrem de azia pelo menos uma vez ao mês.

3 - Danos nos rins

Esse tipo de bebida pode causar danos em nossos rins. O açúcar presente na bebida pode afetar a nossa função renal também. Especialistas afirmam que essa bebida pode causar infecções renais, segundo um estudo publicado em 2010 no Journal of American Society of Nephrology.

4 - Saúde óssea

Pessoas que consomem muito bebidas gaseificadas têm maiores chances de fraturar um osso, relata Grace Wyshak, professora da Escola de Saúde Pública de Harvard. Isso foi comprovado após realizar um estudo em 460 garotas do nono e décimo ano.

5 - Asma

 

O benzoato de sódio, componente dos refrigerantes, é associado à causa de asma e eczema. Quem já sofre com essas doenças deve evitar ao máximo o consumo desse tipo de bebida para não enfrentar crises intensas. Quem quer apensar fugir disso também deve evitar.

6 - Doença cardíaca

O xarope de milho, presente nos refrigerantes, possui grande teor de frutose e isso é um agravante com relação a composição da bebida. Essa substância é produzida através da combinação do milho com enzimas combinados de forma artificial que fazem o corpo ficar viciado. O consumo em excesso dessa substância provoca diabetes e, consequentemente, problemas cardiovasculares.

7 - Problemas reprodutivos

Diversos refrigerantes são envasados em embalagens que contém ABP ou bisfenil-A. Essa é uma resina associada ao desenvolvimento de puberdade precoce e outros problemas que atrapalham na reprodução.

E aí, você sabia sobre tudo isso? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Próxima Matéria
Diogo Quiareli
Geminiano, 24 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+