• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 deuses e deusas nórdicos que você provavelmente não conhece

POR Lucas Curado    EM Curiosidades      18/03/18 às 18h58

A mitologia nórdica teve uma grande influência em diversas histórias modernas. Podemos ver influências gritantes das sagas nórdicas nas obras de Tolkien como Senhor dos Anéis e O Hobbit. Não somente isso, mas no próprio cinema e na cultura pop.

Nos quadrinhos nós temos o herói da Marvel que chama Thor e é ninguém menos que o filho de Odin, ambos deidades dessa rica mitologia. Também dentro desse aspecto, nós temos diversas bandas de rock e metal que foram influenciadas pelos mesmos.

Quando falamos em deuses nórdicos, os primeiros "personagens" desse mundo fantástico que pensamos provavelmente são Thor, Odin e Loki. Contudo, dentro desse antigo conjunto de crenças dos países, existem diversos outras entidades que valem a pena conhecer.

Hoje nós vamos levar você para passear nos 9 mundos nórdicos e explorar um pouquinho mais as lendas e deuses que compunham o mundo viking. Como outras crenças politeístas antigas, esse panteão é composto de diversos deuses e deusas que representam elementos de nosso mundo. Descubra hoje 7 deuses e deusas nórdicos que você provavelmente não conhecia.

1 - Týr

Fenrir era uma criatura tão temida que foi a única das monstruosidades criadas de Loki que foi mantida em Asgard para ficar sobe a tutela do próprio Odin. Contudo, chegou um ponto que foi necessário prendê-lo para cessar o caos que o lobo gigante estava causando. O problema é que ninguém era corajoso ou forte o suficiente para confrontá-lo... Nem mesmo Odin. Ele resolveram usar da arrogância do lobo em favor deles e o desafiaram em um teste de força.

Fenrir aceitou então ser amarrado por correntes, porém, como sinal de boa fé, um dos deuses teria que colocar o braço em sua Boca. Somente um deus teve a ousadia de fazer isso, Týr, o deus nórdico da coragem. Quando o lobo percebeu que havia sido enganado, ele arrancou o braço do deus com uma mordida e depois ficou preso para sempre em correntes mágicas. Týr é o deus que desafiou a mais temível das criaturas.

2 - Sól

Sól era o deus do... Sol. Ele, andando em sua carruagem, fazia o círculo solar cruzar os céus, isso porque ele era perseguido por um grande lobo chamado Sköll. Sua irmã chamada Mani, era a deusa da Lua, e era perseguida pelo lobo Hati.

3 - Hoenir

Quando houve o conflito entre os Vanir (Deuses da fertilidade) e os Aesir (Deuses guerreiros), Hoenir, que era irmão de Odin, foi utilizado em uma troca de reféns para selar uma trégua. Esse deus foi um dos poucos que sobreviveram ao "apocalipse" nórdico, o Ragnarok.

4 - Mímir

Mímir era considerada uma deidade de grande conhecimento, sendo ele mesmo um conselheiro dos deuses. Grande parte de sua inteligência vinha de um exilir que permitia o mesmo a ver o futuro e adquirir grande sabedoria. Odin também tomou dessa poção, mas para isso ele teve que oferecer um dos seus olhos como sacrifício.

5 - Gefion

Gefion é considerada uma das deusas da fertilidade e da vegetação, tendo como representação um arado. Segundo o mito, ela foi enviada por Odin para descobrir novas terras.

6 - Kvasir

Quando a paz foi selada entre os Vanir e os Aesir, ele decidiram se juntar e todos cuspirem em um grande tigela. Dessa mistura de saliva divina nasceu Kvasir, que era um deus muito poderoso e sábio. Ele era um ser que combinava todos os deuses em um só. Infelizmente ele foi morto por anões que buscavam seu sangue para fazer uma bebida mágica.

7 - Vidar

Vidar é o deus da vingança. Lembra-se do Fenrir que contamos na história de Týr? No Ragnarok ele se liberta de suas correntes em um frenesi de ódio e carnificina. Nesse momento, Odin, o mais poderoso dos deuses, confronta o lobo. Vidar, filho do deus, sendo a encarnação vingança, consegue matar o lobo... Mesmo porque ele era o único capaz e destinado a fazer isso.

Próxima Matéria
Lucas Curado
Não só redator... Como também músico e compositor. Amante de um bom humor ácido e memes.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+