• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 deuses Maias que você não sabia que existiam

POR Jesus Galvão    EM História      20/08/18 às 17h00

O homem encontrou na mitologia uma forma de explicar o mundo e, de certa forma, aquilo que não estendia. A impressão histórica ilustrada nos mitos muitas vezes denotam um profundo desejo de ver que as coisas aconteceram como deveriam. Não necessariamente refletindo verdadeiros fatos e acontecimentos.

Em cada região do mundo mitos e contos foram criados. Cada um a sua maneira, refletindo a cultura de seu povo e seus valores. Assim como os gregos, os Maias possuíam seu próprio panteão de deuses. Era através deles que se davam aos membros de sua cultura a explicação, por exemplo, de como o mundo teria se originado.

Aqui na Fatos Desconhecidos, já escrevemos sobre 7 semideuses famosos que poderiam ser reais7 deuses e deusas nórdicos que você provavelmente não conhece. Hoje, listamos para vocês alguns dos deuses Maias que você provavelmente não deve conhecer. Confira!

1 - Ixtab

Também conhecida como a "Dama da Corda", Ixtab é considerada a deusa do suicídio, e ela era representada pendurada por uma corda em seu pescoço. Ela era esposa do deus da morte que vivia no submundo, o notável Chamer. Os Maias, acreditavam que a morte pelo suicídio era uma forma honrosa de morrer e chegar ao paraíso.

2 - Kinich Ahau (Ah Kin)

Kinich Ahau era um dos deuses do Sol. Um deus curador e protetor. Os Maias recorriam a ele para se livrarem das doenças, pestes e mazelas, e também para que ele os protegesse de demônios malignos. Durante o dia ele possuía uma identidade diferente, muitas vezes aparecendo na forma de um pássaro. Durante a noite, ele viajava para submundo e se transformava no Deus Jaguar.

3 - Yum Kaax

O 'Senhor das florestas', deus do milho, da agricultura e dos animais é retratado como um jovem bonito, sempre acompanhado por uma espiga de milho na coroa. A agricultura era uma atividade de muita importância para os Maias e era para Yum Kaax que eles pediam boas colheitas e prosperidade.

4 - Hunab'Ku

Hunab Ku é o criador de todo o universo e de todas as criaturas que o compõe. É basicamente a representação do deus supremo. Ele é capaz de englobar as dualidades do mundo, masculino e feminino, yin e yang, a consciência e a inconsciência, entre outros. Hunab'Ku seria a ponte que liga todas essas coisas.

5 - Yum Kimil

É o deus da escuridão e da morte. Dentre todos os deuses do panteão Maia, Yum Kimil é a deidade mais temida. O deus é representado por corujas, cães e onças. Ele também é conhecido como Ah Puch. Seus trajes e partes do corpo eram marcados por conter artefatos de cobre, metal e ouro. Além de peles e partes do corpo de animais.

6 - Ixchel

Deusa da lua, do amor, fertilidade e da gestação, bem como da medicina, ela era protetora das tecelãs. Essa deusa podia prever o futuro e possuía um lado obscuro. Em sua representação, serpentes podem ser vistas no lugar de seus cabelos. Quando estava insatisfeita, a deusa sacudia as serpentes no alto de sua cabeça. Ixchel era casada com a divindidade Itzamna.

7 - Camazotz

Também conhecido como "morcego mortal", Camazotz era o deus dos morcegos. Era representado sempre com seus dentes afiados de fora, com asas e garras. A imagem de Camazotz era sempre associada à noite e aos sacrifícios. Ele vivia no Xibalba, o submundo do panteão Maia.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+