• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 dicas estranhas para saúde que surpreendentemente funcionam

POR Cristyele Oliveira    EM Curiosidades      22/02/19 às 14h35

Todo mundo sabe de alguma dica legal, seja uma que a tia da vizinha passou para ela, que passou para você e que, naturalmente, você passa adiante. Estamos familiarizados com alguns métodos comuns que melhoram a saúde e que são bem simples na verdade. Se quiser emagrecer, faça uma dieta e exercite-se mais, para ter mais energia é aconselhado uma boa alimentação, dormir mais, beber muita água e por aí vai.

Mas longe das mais óbvias, existem também algumas dicas que podem não fazer nenhum sentido, e que você pode até duvidar no início, mas que na verdade funcionam muito bem. Trouxemos para você algumas dicas de saúde que são bastante eficazes, mesmo que pareçam totalmente improváveis.

1 - Não descanse quando estiver cansado

Depois de um logo e cansativo dia, tudo que o que você quer é apenas chegar em casa, tomar um banho e deitar para descansar. Mas, na verdade, o que você precisa é praticar algum exercício. Estudos mostram que uma atividade física é capaz de fornecer a energia que falta ao corpo. A prática moderada de um exercício de 30 minutos de duração por dia pode reduzir a fadiga, melhorar o humor e até afastar pensamentos negativos.

2 - Escrever manualmente é melhor que digitar

Pesquisas mostram que, mesmo que a digitação com o computador seja mais eficiente, fazer anotações à mão é mais eficaz quanto à memorização de informações. Especialistas apontam que, durante o processo de aprendizagem, é extremamente importante absorver o conteúdo. Nesse sentido, é muito melhor escrever tudo manualmente. Além disso, a leitura de um texto manuscrito é mais fácil para o seu cérebro recuperar e lembrar das informações.

3 - Não se iluda com o termo diet

Se o objetivo é perder peso, é recomendado abandonar de vez os refrigerantes, e não vá pensando que porque é diet, ele não engorda. Na verdade, uma pesquisa mostrou que pessoas com sobrepeso e obesidade que consomem refrigerante diet, consomem mais calorias do que aquelas que bebem refrigerantes comuns.

4 - Bebidas quentes são ideais para dias de calor

Quando está muito calor, naturalmente, as pessoas procuram se refrescar bebendo algo bem gelado ou tomando um sorvete. Estudos recentes mostram que, na verdade, bebidas quentes fazem as pessoas se sentirem mais frescas. Em diversas culturas, como na Índia, é comum beber bebidas quentes durante o calor. Isso é explicado cientificamente porque o corpo avalia a mudança de temperatura e aumenta a transpiração quando está calor. O suor é um mecanismo para resfriar o corpo.

5 - Não escove os dentes logo após as refeições

Não é recomendado escovar os dentes imediatamente após as refeições ou depois de beber alguma coisa, principalmente, se tiveram ingerido algo que tenha ácido em sua composição. O ácido é encontrado em muitas frutas cítricas, refrigerantes entre outros, que amaciam o esmalte dos dentes. Sendo assim, é aconselhável esperar alguns minutos para higienizar os dentes, evitando danos ao esmalte dentário.

6 - Tomar café para dormir melhor

Visando melhorar o sono durante o dia, cientistas japoneses fizeram um estudo onde metade dos participantes beberam duas xícaras de café antes de dormir. A ingestão ocorreu 20 minutos antes de irem se deitar, houve, no mesmo estudo, alguns que não beberam café em nenhuma quantia. Os resultados mostram que os participantes que ingeriram cafeína se sentiram mais alertas após acordar do cochilo durante a tarde, e tiveram melhores desempenhos do que aqueles que não beberam café. Isso porque, o tempo do cochilo termina no mesmo tempo que a cafeína começa a surtir efeito no corpo, e o cérebro elimina a adenosina, e assim é possível alcançar o estado de alerta. Quando o nível de adenosina cresce, aumenta também a sensação de cansaço. Sendo assim, dormir durante o dia ajuda a controlar o cansaço, e aliado à cafeína, bloqueia a adenosina, resultando em um sono mais eficaz.

7 - Coma mais para comer menos

Sim, pode não fazer muito sentido no primeiro instante, mas na verdade é bem óbvia essa constatação. É muito provável que, depois de comer um lanche de 100 calorias ou um pacote de bolachas, você vai sentir mais fome para a próxima refeição, do que se tivesse se alimentado bem no jantar normal. Comer pequenas quantidades de carboidratos aumenta os níveis de açúcar no sangue e faz você querer mais carboidratos. Ou seja, é melhor você fazer uma refeição completa que vai te deixar saciado por mais tempo, do que fazer pequenos lanches com menos calorias que te deixem faminto e possivelmente te farão comer muito mais. O ideal é optar por produtos com mais calorias por porção, mas que a proteína e a gordura estejam presentes e auxiliem na sensação de saciedade por mais tempo.

E você, sabe de alguma dica surpreendente de saúde? Conta para a gente nos comentários.

Próxima Matéria
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+