• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 documentários falsos que enganaram totalmente o público

POR Bruno Dias    EM Entretenimento      04/10/18 às 18h52

A sétima arte tem vários fãs que indo ao cinema ou não movimentam esse ramo. Quase todo mundo gosta de assistir filmes seja do gênero que for. Desde um terror para se esconder de baixo das cobertas, até uma comédia para gargalhar sem parar, mas um gênero às vezes é meio deixado de lado pelas pessoas: os documentários.

E considerá-lo um gênero de filme talvez já seja um pequeno problema, porque talvez aí os cineastas possam inventar histórias assim como fazem com outros gêneros de filmes. Está certo que alguns documentários combinam imagens reais, pesquisa, dedicação e depoimentos que comprovam o assunto tratado no filme, mas nem todos são assim. Alguns documentários foram falsos mas enganaram muitas pessoas. Listamos alguns deles aqui.

1 - Bruxa de Blair

Com certeza lá em 1999, se você tinha idade o suficiente para ver esse filme, você viu e possivelmente acreditou que a Bruxa de Blair podia ser real. Naquela época a internet ainda era uma zona meio obscura e não tão clara para todos, e os cineastas se aproveitaram disso e pegaram fotos falsificadas, postagens de fóruns na internet, entrevistas falsas e evidências que pareciam provas para a existência de uma real bruxa.

O filme foi tido como um documentário e os atores faziam papéis deles mesmos. E as coisas ficaram piores ainda quando a página do IMDB, uma base de dados dos filmes, falava que as pessoas estavam desaparecidas ou mortas.

2 - Alien Autopsy

Em 1947, um objeto metálico caiu na cidade de Roswell, no Novo México, e atiçou a curiosidade de todos para saber o que teria caído na Terra. Em 1995, a Fox exibiu um documentário em preto e branco e com uma imagem granulada chamado Alien Autopsy. As imagens eram de uma autópsia de um corpo de um alienígena e essa fita, teoricamente, teria sido comprada de um cientista militar aposentado.

Na época parecia real, mas décadas depois se descobriu que tudo não passava de um encenação dos produtores londrinos Ray Santilli e Gary Shoefield que usaram uma prótese alienígena feita por um escultor. Mesmo assim, Santilli alegou que aquilo era uma recriação de uma fita real que ele tinha visto mas as imagens estavam ruins demais para serem usadas.

3 - I'm still here

No final dos anos 2000, Joaquim Phoenix era um dos atores mais famosos do mundo e foi aí que tudo ficou estranho. Em uma entrevista ele disse que pararia com sua carreira de ator e viraria cantor de rap. Claramente todos acharam que era piada até vê-lo em cima de um palco fazendo uma performance terrível e terminando em um colapso diante do público.

Várias pessoas pensaram que ele tinha tido recaídas em seu alcoolismo. Foi aí que seu amigo, Casey Affleck, pegou uma câmera e começou filmar a mudança de carreira de Phoenix no documentário chamado I'm still here. Em 2010, a imprensa provou que o documentário era uma farsa e o que desacelerou essa descoberta foi a ideia de que um ator famoso intencionalmente implodiria sua carreira. Phoenix depois falou que a experiência foi humilhante, mas nunca disse ter se arrependido.

4 - Breaking History: Bigfoot Captured

O History Channel tem seus programas estranhos e isso todo mundo sabe. Mas, em novembro de 2015, um programa chamado Breaking History: Bigfoot Captured foi ao ar mostrando que um dos monstros mais famosos tinha finalmente saído do seu esconderijo. Claramente tudo era falso, mas a ilusão criada por esse programa foi tão grande com entrevistas com professores reais, atores pagos e até mesmo o monstro em uma gaiola fizeram com que parecesse real.

Quando tudo foi desmascarado, a History disse que nunca quis enganar ninguém, mas nada impede que daqui um tempo o canal volte a reprisar mostrando como eles capturaram o Pé Grande.

5 - The Buried Secret

Em 2004, quando o filme A Vila estava sendo promovido, o diretor, M. Night Shyamalan, participou de um documentário chamado The Buried Secret. Nesse documentário falava que Shaymalan viu pessoas mortas quando ele era pequeno, tal qual o menino do Sexto Sentido, e tinha cenas dele saindo de entrevistas quando as perguntas ficavam muito pessoais.

Quando a imprensa descobriu que o filme era falso e que se tratava de uma estratégia de marketing não foi das melhores coisas. Os produtores se desculparam depois.

6 - Ghostwatch

Exatamente no Halloween de 1992, a BBC transmitiu um programa chamado Ghostwatch. O que, supostamente, foi ao ar "ao vivo" foi uma família no noroeste de Londres que estava sendo assombrada por um fantasma chamado Pipes. Os truques que apareciam no documentário, como câmeras sendo tomadas e o apresentador sumindo, hoje já são conhecidos, mas para a época pareciam bem reais.

Depois do documentário ir ao ar, várias pessoas ligaram para a BBC dizendo que seus filhos ficaram muito assustados com o que viram. O caso mais grave foi o de Martin Denham, de 18 anos, que ficou tão preso com a história em Ghostwatch que ficou assustado com os canos de sua casa e tirou sua própria vida.

7 - Holocausto canibal

Esse documentário de Ruggero Deodato, que é praticamente o avô de "filmagens encontradas", mostra cenas violentas, assassinatos, abuso de animais e uma visão preconceituosa de índios sul americanos. O documentário mostra uma equipe de filmagem explorando uma tribo e depois sendo devorada por ela em detalhes gráficos.

O filme foi tão real que Deodato chegou a ser processado por matar seus atores. E o contrato, que o diretor fez seus atores assinarem, falava que eles tinham que ficar um ano fora da mídia, mas isso claramente foi quebrado o mais rápido possível, quando as situações nos tribunais ficou mais tensa. A situação se resolveu, mas sobre o abuso de animais que era real, nada foi dito a respeito.

Próxima Matéria
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+