• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Isso é tudo que sabemos sobre a lenda do Pé Grande

POR Toni Nascimento    EM Curiosidades      11/09/18 às 18h24

O Pé Grande é uma criatura com forte presença na cultura americana. Porém, aqui no Brasil, pouco se fala deste monstro místico, uma vez que ele tem características e localização regionais. Apesar de ser de comum acordo que o Pé Grande não passa de uma lenda, muitas pessoas acreditam que o mito possa ser verdade. Muitos cientistas, ao longo da História, acreditam que o monstro realmente existiu, ou o que é ainda pior, que ele ainda existe.

A criatura pode ser semelhante a um grande macaco. O Pé Grande seria um bípede, cheio de pelos que vive nas florestas dos Estados Unidos e do Canadá, totalmente isolado. Também não descartaram a possibilidade de existir outras espécies de Pé Grande vivendo entre florestas do mundo todo. Uma variação bem famosa são os Yeti ou os "Abominável Homens das Neves".  Mas iremos lhe contar algumas coisas sobre essa criatura.

O Mito

O mito do Pé Grande começou a se popularizar na década de 1950. Isso começou depois que o alpinista britânico Eric Shipton publicou uma série de fotos de algumas pegadas gigantes que ele encontrou na superfície gelada da cordilheira Gauri Sankar, no Himalaia. As pegadas seriam correspondentes as de um animal bípede, pesando cerca de 200 quilos e podendo chegar até três metros de altura.

Como em um efeito dominó, depois desse fato, muitos outros casos envolvendo o Pé Grande começaram a ser relatados por várias pessoas do mundo. Talvez um dos mais relevantes aconteceu em 1967, pois surgiu a mais famosa evidência de avistamento do animal. Roger Patterson e Robert Gimlin filmaram (usando uma câmera de 16 mm) o que parecia ser o Pé Grande: uma criatura peluda de cerca de 2,3 metros de altura. O vídeo não é muito nítido, mas dá para identificar uma criatura semelhante andando na mata, assista:

As espécies do monstro

O Pé Grande é uma lenda que povoa o imaginário do continente americano há muitos anos. Porém, muitos cientistas acreditam que o ser realmente exista. Alguns deles chegaram a separar esse ser em 4 espécies diferentes.

A primeira seria o Sasquatch Canadense. Ele mantém as características básicas do Pé Grande original, porém, com hábitos muito mais noturnos e com uma velocidade acima da média. Em segundo temos o Yeti do Nepal, que é o "Abominável Homem das Neves" e seria uma versão do Pé Grande para regiões geladas, sendo descrito como habitante das Montanhas do Himalaia. Em terceiro temos o Yowie Australiano, que possui olhos vermelhos, pelo preto em uma altura que varia entre 1 metro e meio a 3 metros e meio. Por último, temos o Orang Pendek da Indonésia, que é uma versão pequena do pé grande, medindo apenas 1 metro e meio, possuindo uma leve barriguinha e um cabelo liso bem grande.

Veja um vídeo sobre o Pé Grande no nosso canal do YouTube:

Ele existe?

Não existe evidência cientifica que seja forte o suficiente para provar a existência do Pé Grande. Porém, muitos cientistas realmente acreditam que o animal seja muito mais do que uma lenda. Em meados de 2007, muito cientistas norte americanos se propuseram a realmente estudar e procurar evidências que comprovassem a existência do bicho. Porém, até o presente momento não obtiveram êxito.

O caso mais famosos envolvendo um pesquisador e o Pé Grande aconteceu nos Estados Unidos. Um homem chamado Rick Dyer afirmou para a imprensa ter capturado a carcaça congelada de um Pé Grande em perfeito estado de conservação. No entanto, tudo não passou de uma grande farsa. Foi comprovado que a carcaça não passava de uma fantasia de macaco congelada. O homem fez isso para chamar a atenção e ainda conseguiu obter o lucro de US$ 20 mil dólares com a mentira.

E aí, curtiu saber um pouco mais sobre o Pé Grande? Comenta aqui com a gente e compartilha essa matéria nas suas redes sociais.

Próxima Matéria
Via   E     AN     HS     AN  
Imagens Ndig D
Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+