• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 doenças que mais mataram seres humanos em toda a História

POR Diogo Quiareli    EM Curiosidades      29/08/18 às 15h32

Milhares de pessoas morrem diariamente por vários motivos. No entanto, algumas mortes em massa marcam o passado da humanidade. A Primeira e Segunda Guerra Mundial estão entre os eventos que mais deixaram mortos ao longo da História. Tragédias naturais, como tsunamis e terremotos também causam grandes problemas e tiram vidas. Atentados terroristas fazem, principalmente no Oriente Médio, diversas vítimas anualmente. E por falar em mortes em massa, não podemos esquecer das doenças que mais mataram até hoje. Algumas delas atingiram uma região em específico, enquanto outras se alastraram e pegaram desprevenidas pessoas do mundo inteiro.

Pensando um pouco sobre isso, resolvemos trazer essa matéria. Nós da Fatos Desconhecidos buscamos e listamos algumas das doenças que mais mataram seres humanos em toda a história. Algumas delas são do começo do século passado, onde as medidas preventivas e tratamentos eram fracos. Se você se lembrar de alguma que não listamos aqui, manda pra gente nos comentários aí embaixo. Aproveite para compartilhar com seus amigos e, sem mais delongas, confira conosco e surpreenda-se.

1 - Varíola

Os europeus tinham um continente habitado por aproximadamente 100 milhões de pessoas antes de colonizarem a América. Durante esse tempo de colonização, o número reduziu de 10 para 5 milhões. Quando os colonizadores chegaram por aqui, trouxeram consigo uma série de doenças, entre elas, a varíola. Os coloniais não tinham imunidade contra a enfermidade. A doença foi uma das que mais matou na História e só teve sua vacina em massa liberada pela OMS em 1967.

2 - Gripe espanhola

O mundo estava presenciando o fim da Primeira Guerra Mundial em 1918. Esse evento deixou pelo menos 37 milhões de pessoas mortas. No entanto, após o ocorrido, a gripe espanhola matou mais 20 milhões de pessoas em questão de meses. No final da epidemia, os números chegaram entre 50 e 100 milhões de pessoas mortas. Essa é considerada uma das piores epidemias da história da humanidade. O vírus se espalhou rapidamente por causa do transporte das tropas voltando da Guerra.

3 - Peste Negra

Estima-se que quase metade da população europeia tenha morrido vítima da peste. Chegaram a enterrar 2 ou 3 pessoas no mesmo caixão para poupar espaço. A peste negra virou uma epidemia em 1348 e não afetou somente a Europa, causando impacto também na China e na Índia.

4 - Malária

A malária já é uma antiga conhecida da humanidade, tendo registros da doença há 4 mil anos. Ela é transmitida por um mosquito e causa um grande mal ao corpo. Estima-se que, desde que ela começou a se proliferar, entre 350 e 500 milhões de pessoas tenham morrido vítimas de casos da malária.

5 - Tuberculose

Essa é outra conhecida da humanidade. A bactéria que causa a tuberculose já foi encontrada até mesmo em múmias do Antigo Egito. A doença é transmitida através do ar e se aloja nos pulmões. No entanto, ela pode afetar também o cérebro, rins e coluna vertebral. A epidemia da doença na Europa ocorreu no início do século XVII e foi conhecida como a peste branca, matando 1 em cada 7 pessoas infectadas. No fim do século XIX, 10% de todas as mortes nos Estados Unidos foram por causa da tuberculose.

6 - Cólera

A cólera sempre foi um grande perigo para a população na Índia. No entanto, somente no século XIX é que o restante do mundo conheceu a doença. Nesse período, havia um comércio com o uso de navios com a China, Japão, África do Norte, Oriente Médio e Europa. Foram seis epidemias da doença que matou milhões de pessoas do mundo todo. Os navios transportavam, acidentalmente, a bactéria causadora da doença.

7 - AIDS

A AIDS surgiu nos anos 1980 e estima-se que tenha matado mais de 25 milhões de pessoas desde 1981. A doença é transmitida pelo vírus HIV, que transmite pelo sangue, sêmen, líquidos vaginais e outros. Cientistas afirmam que o vírus tenha sido transmitido para os seres humanos pelos macacos. O método mais comum de se contaminar com o vírus é através do sexo sem camisinha e não há cura para a doença. No entanto, existem medicamentos que a retardam e fazem com que as pessoas possam viver com ela.

E aí, o que você achou dessa lista? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre eu o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Próxima Matéria
Imagens Youtube
Diogo Quiareli
Geminiano, 24 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+