O que muitos consideram ‘preguiça’ pode ser algo muito perigoso. O cansaço excessivo pode indicar muito além de falta de tempo para dormir. Várias doenças de grande risco podem estar relacionadas, impedindo que o paciente realize as tarefas diárias com excelência.
Ao primeiro indício de cansaço o mais indicado é observar se existem outros sintomas associados e buscar o auxílio médico para iniciar o tratamento adequado. Foi pensando nisso que nós da Fatos Desconhecidos trouxemos 7 doenças que você pode ter achando que é só cansaço. Confira:
1 – Diabetes
A diabetes causa cansaço frequente porque nela a glicose do sangue não consegue chegar em todas as células e por isso falta energia no corpo para realizar tarefas diárias.
2 – Anemia
Falta de ferro no sangue de uma pessoa pode causar sonolência, desânimo e cansaço. Nas mulheres esses sintomas são ainda piores nos dias da menstruação. Nesse período as reservas de ferro no organismo diminuem ainda mais.
3 – Apneia do sono
A apneia do sono é reconhecida pela falta de ar nos pulmões durante o sono, prejudicando o sono e o descanso de muitos por aí. Ao dormir mal, é normal acordar com muito cansaço, ter cansaço muscular e sentir sono durante o dia.
4 – Depressão
Considerada a doença do século a depressão causa cansaço físico e mental frequente. Mesmo que muitos acreditam que ela só pode afetar a parte mental de uma pessoa, ela também acaba afetando o corpo.
5 – Fibromialgia
A fibromialgia há um cansaço que persiste por anos. Além disso a sensibilidade de dor de uma pessoa aumenta sua sensibilidade a dor. As dores podem causar dificuldade de concentração e isso também afeta o sono.
6 – Doenças cardíacas
O entupimento das artérias podem causar cansaço e tonturas frequentes. Nesse tipo de caso o coração não tem forças para fazer uma boa contração para enviar para o corpo.
7 – Alterações da tireoide
A tireóide pode manter o metabolismo acelerado, mas quando é afetada, o cansaço toma conta. É importante procurar um médico e tomar os remédios receitados para manter os níveis hormonais sobre controle.
E aí, o que acharam da matéria? Comenta aí e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.