Curiosidades

Conheça a maneira correta de limpar seus ouvidos e descubra os riscos de usar cotonete

0

Os especialistas recomendam o abandono dos cotonetes, ao menos para a limpeza das orelhas. Isso porque o objeto pode causar acúmulo de fósforo no canal auditivo ou machucar seriamente o tímpano. A Organização Mundial de Saúde afirma que não precisamos nos preocupar tanto com a limpeza dos ouvidos, uma vez que eles têm a capacidade de se “auto-limpar”.

Nenhum objeto ou líquido deve ser inserido nos ouvidos, ao menos que seja uma recomendação médica. Em casos onde as pessoas produzem excesso de cera ou que de infecções que exijam uma limpeza profunda e urgente é necessário a busca de ajuda profissional, caso contrário, nada deve ser feito.

Os cuidados

Um profissional quando for fazer a limpeza tomará os devidos cuidados, além do uso de produtos e ferramentas específicas que farão a limpeza, porém sem agredir seus ouvidos. Médicos e especialistas recomendam uma visita ao otorrinolaringologista ao menos uma vez ao ano para uma verificação e caso seja necessário, uma limpeza geral da região.

Segundo a American Academy of Otolaryngology, Head and Neck, para aqueles mais desesperados e que não conseguem ficar sem limpar os ouvidos, alguns cuidados de prevenção podem ser feitos. A recomendação é a utilização de pano umedecido e uma massagem circular em sua orelha, porém sem inserir o pano no canal auditivo.

Caso você sinta algum tipo de bloqueio de cera, a organização sugere que, com bastante cuidado, algumas gotas de glicerina, peróxido de hidrogênio ou peróxido de carbamida, sejam administradas. Essas substâncias devem ajudar a eliminar a obstrução nos ouvidos.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

7 doenças que você pode ter achando que é só cansaço

Artigo anterior

Esses são os efeitos colaterais após um transplante de cabeça

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido