• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 efeitos colaterais insanos e mais raros de alimentos que comemos

POR Isabela Ferreira    EM Curiosidades      11/05/18 às 15h48

Comer é uma das atividades fundamentais da vida humana. Ninguém consegue sobreviver sem manter um estilo de alimentação, seja ele saudável ou não. O grande porém é que esse hábito tem grande influência no tempo de vida que teremos. É possível que já tenha escutado aquele ditado: "Você é o que você come", e afinal... Não há nada mais certo que isso.

Embora comer seja uma das coisas mais maravilhosas do mundo, sempre devemos ter certo cuidado. Tanto pela saúde, quanto pelos efeitos colaterais que aquilo pode nos causar. Sim... Até os alimentos mais saudáveis são capazes de nos atingir negativamente. Pensando nisso, nós aqui da Fatos Desconhecidos separamos abaixo 7 efeitos colaterais insanos e mais raros de alimentos que comemos. Confere aí!

1 - Chiclete

Você já deve ter escutado muito seus pais falando para que você não engula chiclete. Normalmente, apresentam as mais variadas desculpas para isso, desde chiclete grudando por todo seu intestino, até uma árvore de goma crescendo dentro de você. Mas afinal, qual seria o real motivo para não podermos engolir a tal goma de mascar? Para responder vamos usar como exemplo o caso de Samantha Jenkins, de 19 anos.

Ela acabou morrendo por falta de oxigenação em seu cérebro, o que foi resultado de convulsões provocadas por um grande déficit de minerais que a garota apresenta. Apenas para que você tenha noção, ela tinha baixos níveis de potássio, magnésio, cálcio e sódio em seu organismo. O que poderia explicar essa situação? Simples... Chiclete! A garota consumia aproximadamente 14 gomas por dia e sempre engoliu todas. O que provavelmente aconteceu, é que o chiclete provocou em seu organismo uma má absorção, o que a levou até a condição fatal.

2 - Pimenta

Certo, neste caso não se trata de qualquer pimenta, mas sim da "Carolina Reaper", considerada como a mais quente do mundo. Apenas para que você tenha ideia, chega a ser recomendado que as pessoas não a consumam. Alguns consideram que seja tão perigosa, ao ponto de fazer com que a pessoa desenvolva a "síndrome de vasoconstrução cerebral reversível", que provoca intensas dores de cabeça... Tão fortes que te fazem parar na sala da emergência.

Um competidor que participava de um concurso que premiaria aquele que mais comesse dessas pimentas, acabou sendo internado e os médicos chegaram a pensar que ele estava sofrendo um AVC. Depois de alguns dias ele finalmente pôde voltar para casa, mas ainda sofre com graves dores. No seu caso, a situação pode ter se agravado pelo fato de que ele havia consumido alguns medicamentos antes. No entanto, o melhor é realmente não consumir a pimenta, e se for o caso, em hipótese alguma consumir em excesso.

3 - Sementes de chia

Certo que essas sementes são muito conhecidas por todos seus nutrientes, mas já reparou que elas incham completamente caso  sejam misturadas em água? Se transformam em uma pasta estranha e gelatinosa. Isso porque são capazes de absorver até 27 vezes de seu próprio peso... O que não é uma característica muito agradável caso você resolva comer uma grande quantidade de sementes secas.

Um homem da Carolina do Norte, de 39 anos, acabou descobrindo isso da pior maneira possível. Ele simplesmente teve a genial ideia de colocar um monte de sementes na boca e engolir. Dentro dele, elas acabaram inflando e bloquearam a passagem de seu esôfago. Para evitar que isso aconteça, evite comer essas sementes secas, pois elas podem realmente acabar grudando nas paredes de sua garganta.

4 - Frutos do mar

Alguns frutos do mar possuem a incrível capacidade de provocar alucinações, caso sejam consumidos de forma exagerada. E olha que não são daquelas alucinações que você gostaria de ter. Um homem da Riviera Francesa acabou apresentando visão turva, fraqueza muscular e um grave caso de vômito após exagerar. Mas as coisas realmente ficaram estranhas quando ele começou a ver animais ferozes gritando com ele... Mesmo sem que eles existissem. Ele foi levado ao médico e foi preciso 36 horas para que ele voltasse ao normal. Estranho, não acha?

5 - Chiclete sem açúcar

Certo, já falamos sobre um dos efeitos que o chiclete pode causar. Mas e o chiclete sem açúcar? Será que ele poderia tornar algo a mais perigoso também? Bem, tirando o fato de que pode acontecer a mesma coisa caso você resolva engolir um atrás do outro, ele também pode te dar diarreia. Sim! Apesar de não engolirmos diretamente a goma, as substâncias ali presentes vão parar dentro de nós, querendo ou não.

Embora não contenha açúcar em sua composição, ele tem um adoçante chamado "sorbitol", que é o grande responsável pelo efeito, já que é mal absorvido pelo intestino. Dessa forma, acaba atuando como uma espécie de laxante caso seja consumido em grande quantidade. Se não tiver um banheiro por perto, é melhor evitar mascar muitos deles.

6 - Algumas frutas e legumes

Você já deve ter escutado falar que alguns legumes e frutas são capazes de deixar a pele mais corada, não é mesmo? E pode acreditar porque isso é verdade! Cenouras são um bom exemplo. Acontece devido aos "carotenóides", que são pigmentos encontrados em alguns desses alimentos. Eles ajudam a dar tonalidade para a pele humana, geralmente, mais alaranjado. Em alguns casos de consumo em excesso, podem inclusive causar uma coloração amarelo-laranja fora do normal.

7 - Café

Ah, e quem é que não gosta de um bom cafezinho, não é mesmo? Nada melhor pra dar aquela energia pra suportar o dia. Mas você sabia que o consumo em excesso da bebida pode provocar alucinações? Um estudo australiano comprovou que alucinações auditivas são bem comuns para aqueles que costumam exagerar no bom café. Voluntários foram colocados dentro de uma sala silenciosa, usando fones de ouvido. Eles tinham em mãos um botão, que deveria ser pressionado toda vez que escutassem uma música tocar.

Nas primeiras vezes a música realmente tocava, mas depois de um tempo, não foi mais reproduzida. Aqueles que não consumiam café excessivamente simplesmente deixaram de apertar o botão, visto que não escutavam mais nada. Enquanto aqueles que exageravam, continuavam apertando como se escutassem algo em seu ouvido. Que coisa, hein!?

E então pessoal, o que acharam? Já conheciam algum desses efeitos colaterais? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!

Próxima Matéria
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+