• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 melhores lugares para quem quer ver a Aurora Boreal

POR Mateus Graff    EM Mundo Afora      11/05/18 às 15h48

Antes de saber quais os melhores lugares para ver a aurora boreal, que tal saber o que é esse fenômeno? Para quem não sabe, esse é um fenômeno natural onde nos permite visualizar lindas cores no céu. A causa? Bom, a interação de partículas carregadas de energia provenientes do vento solar com a camada magnética da Terra causa esse efeito. Essa explicação quem disse foi Basílio Santiago, astrônomo e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Para quem não manja muito do assunto fica difícil entender, mas as fotos podem mostrar melhor quais são os efeitos que esse fenômeno causa no céu. Infelizmente a aurora boreal não pode ser vista aqui do Brasil, mas pode ser vista por vários países ao redor do mundo. Pensando nisso, trouxemos para os nossos leitores alguns dos melhores lugares para apreciar essa maravilha, confiram:

1 - Abisko, Suécia

Por causa de se microclima único, essa área específica na Lapônia sueca é cientificamente comprovada como o local ideia para ver a Aurora Boreal. O lago de cerca de 70 quilômetros de estenção ajuda a criar um fenômeno climático chamado "buraco azul de Abisko", que é um 'pedaço' de céu que fica praticamente limpo, independentemente do clima ao redor.

2 - Islândia

O interessante da Islândia é que as luzes do norte pode ser vistas oito meses do ano, de setembro a abril. Dirigir pela Ring Road, que envolve a costa da Islândia, é uma excelente ideia de encontrar o clima ideal para ver as luzes de um céu limpo. Caso você não queira se aventurar longe da cidade, também é possível ver as luzes do subúrbio da cidade de Reykjavik.

3 - Alasca, EUA

Dentro da Aurora Zone, o Alasca é um dos melhores lugares para ter uma ideia de como é esse show de luzes naturais. A dica é ficar longe de cidades muito iluminadas, como Fairbanks, e ir para o Parque Nacional Denali ou mesmo para as áreas selvagens do Território Yukon. Ah, a Universidade do Alasca também tem seu próprio sistema de previsão para nos informar quando e de onde as luzes serão visíveis.

4 - Tromso, Noruega

Tromso é a maior cidade do norte da Noruega, com uma das maiores probabilidades de se ver as luzes do norte. Em uma posição de 70 graus ao norte, localizada entre fiordes, ilhas e montanhas, Tromso é um ponto de partida ideal para uma viagem para ver a aurora. Perto de Tromso também existe uma cidade chamada Ersfjordbotn, um local de visualização popular, assim como as ilhas Loften e as aldeias Alta, Nordkapp e Kirkenes.

5 - Lapônia, Finlândia

E que tal fazer uma viagem para a Lapônia finlandesa? Essa região no norte do país é possível ver luzes verdes e roxas 'dançando' no céu. Ah, existem alguns hotéis onde é possível ver o fenômeno da cúpula de vidro do lugar. Você também pode optar por ir mais para o norte, para a pequena cidade de Nellim e apreciar a aurora boreal sobre o Lago Inari.

6 - Canadá

A grandes áreas naturais do Canadá nos proporciona numerosas opções para ver a beleza da aurora boreal. Em volta do lago Superior, em Ontário, a tundra do norte e o território de Yukon, que já citamos na matéria, são alguns dos melhores pontos para ver o fenômeno.

7 - Escócia

Famosas pelo clima cinzento, as ilhas britânicas estão longe das condições ideias para ver o fenômeno. Mas em algumas noites de céu limpo, quem mora na Escócia tem grandes chances de ver as luzes, principalmente os moradores de Aberdeen, da Ilha de Skye e das terras altas do norte.

E aí, caros amigos, qual desses lugares vocês escolheriam para ver a aurora boreal? Comentem!

Próxima Matéria
Mateus Graff
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+