Curiosidades

7 empresas de sucesso que foram fundadas em períodos de crise

0

A pandemia do coronavírus teve e ainda está tendo um grande papel na economia mundial. A recessão que está acontecendo vem gerando desemprego e retração no consumo. Por isso, vários empresários estão assustados e pensando em como vão conseguir manter suas atividades em um período tão difícil da nossa história.

Contudo, existe uma luz no fim do túnel. Até porque a história nos mostra que algumas empresas bem sucedidas que conhecemos hoje em dia foram fundadas nas piores circunstâncias. Mostramos aqui alguns casos de empreendimentos que foram criados em momentos de crise e, atualmente. são gigantes dos seus setores.

1 – Uber

A Uber foi fundada durante a Grande Recessão do século XXI, que aconteceu entre 2007 e 2009. Mesmo tendo sido criada em uma época nada promissora, em 2018, a empresa tinha informado que o aplicativo já tinha feito 10 bilhões de viagens.

2 – Burger King

O primeiro restaurante da rede se chamava “Insta-Burger King” e foi aberto em 1953 na Flórida. Nessa época aconteceu uma recessão que durou entre 1953 e 1954, que fez com que o PIB caísse 2,2%. E mesmo com um cenário bastante desanimador a companhia conseguiu ser bem sucedida

3 – Microsoft

Bill Gates e Paul Allen iniciaram a Microsoft logo depois da crise do petróleo em 1973. Neste período a crise causou a pior recessão em 20 anos. As atividades da empresa começaram, literalmente, dias depois da crise terminar. E em pouco tempo Microsoft se tornou a gigante do setor de tecnologia.

4 – Netflix

Muita gente pode achar que a Netflix é uma invenção recente, mas a entidade foi fundada em 1997. Ela começou como um serviço de entrega de aluguel de DVDs. E no começo dos anos 2000 a empresa precisou mudar o seu modelo de negócio para continuar viva no mercado.

Foi então que a Netflix apostou na ideia inovadora de um serviço de streaming online. Atualmente, ela é uma das dominantes dessa indústria próspera.

5 – General Eletric

A corporação foi inaugurada em 1892 por Thomas Edison. A inauguração aconteceu um pouco antes do chamado “Pânico de 1983”. Nessa época, as atividades comerciais nos Estados Unidos despencaram em aproximadamente 40% por mais de um ano.

Mesmo assim a empresa conseguiu se manter. E em 2019, a GE teve um faturamento de 95,2 bilhões de dólares.

6 – Disney

Os irmãos Walt e Roy Disney criaram a Walt Disney Productions em 1929. A companhia foi fundada um ano depois do lançamento do primeiro desenho animado do Mickey Mouse. Em 1929 aconteceu a Grande Depressão, que durou  quatro anos.

Mesmo assim, os irmãos continuaram produzindo curtas-metragens. E felizmente conseguiram juntar dinheiro suficiente para lançar o seu primeiro filme “Branca de Neve e os Sete Anões”, em 1937. O resto é história de um império que não para de crescer.

7 – CNN

 

A informação é o maior trunfo e necessidade das pessoas, ainda mais em períodos de incerteza. Por isso que canais de notícias são tão importantes no mundo todo. A CNN foi ao ar pela primeira vez durante a crise do começo dos anos 1980. O empresário Ted Turner criou o primeiro canal de notícias 24 horas e que logo se tornou um modelo para várias outras emissoras.

Esse boné ajuda a combater a calvície com terapia a laser

Matéria anterior

7 celebridades que falaram sobre conviver com lúpus

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos