• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 explicações para coisas irritantes do nosso corpo

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      13/05/19 às 17h33

Quer ver uma máquina completa, controlada pelo computador mais complexo conhecido pelo homem? Olhe para o espelho. Isso mesmo: o corpo humano é incrível. O cérebro pode processar milhões de bits de dados em um piscar de olhos; o coração pode bombear uma quantidade absurda de sangue e o ácido do estômago poderia muito bem dissolver metal.

Existem alguns fatos incríveis que tornam o corpo humano ainda mais interessante quando você para para pensar. O corpo humano é tão complexo que só estamos começando a entendê-lo por completo, e ainda há muito caminho a percorrer. Mas existem coisas que já sabemos porque o corpo costuma fazer. Falamos aqui algumas dessas coisas que já têm explicações.

1 - Cheiro do suor quando estamos nervosos

Você já deve ter percebido que, quando estamos nervosos, o nosso suor se torna mais perceptível. Isso acontece porque em momentos de estresse, as glândulas maiores, apócrinas, produzem mais transpiração. E esse suor tem mais nutrientes, proteínas e lipídios do que o suor que é produzido por outras glândulas, como as écrinas, que é feito basicamente de sal e água.

Os nutrientes que esse suor produz atraem bactérias que vivem na pele. E com o produto de decomposição dessas bactérias é causado o odor.

2 - Mais cinco minutinhos

Na maioria das vezes, sempre apertamos o botão de soneca pelo menos uma vez na hora que temos que acordar. Mas isso pode ser mais prejudicial. Isso porque quando dormimos novamente, começamos um novo ciclo de sono.

E cada ciclo demora aproximadamente 100 minutos para se realizar por completo. E como geralmente o tempo é menor, o ciclo não se completa e fica ainda mais difícil de acordar. A melhor forma de começar o dia, é levantar assim que o despertador tocar.

3 - Sons do corpo

A irritabilidade com os sons que o corpo faz tem um nome, misofonia. As pessoas que sofrem disso se irritam com sons, como o de bater em algum lugar e estalar de dedos. Supõe-se que cerca de 20% da população mundial sofre com isso. O cérebro de algumas pessoas tem reações mais fortes aos sons porque várias partes do órgão recebem sinais ao mesmo tempo.

4 - Ouvir a própria voz

Todo mundo acha estranho quando ouve uma gravação da própria voz e pensa que não soa daquele jeito. Isso acontece porque nós nos escutamos com uma mistura de sons que passam pelos tímpanos, pelo ar e pelo osso da orelha interna. Quando escutamos uma gravação, esse som passa apenas pelo ar. E o resultado é diferente do que imaginamos e nos causa estranheza.

5 - Olhos vermelhos

Você, com certeza, já teve uma foto que gostou muito mas que você estava com os olhos vermelhos. O porquê deles aparecem assim é que a luz do flash é refletida a partir da retina do olho, que é coberta de vasos sanguíneos. E por causa disso, nossos olhos ficam vermelhos nas fotos. Para que isso seja evitado, é só não ter uma grande diferença na iluminação na hora da foto.

6 - Não encontrar chaves

Assim como o controle remoto, as chaves parecem que têm vida própria porque cada hora estão em um lugar e nunca conseguimos lembrar onde. Isso acontece porque, geralmente, quando alguém chega em casa, costuma jogar a chave em qualquer lugar automaticamente. E a mente está no modo automático e não presta muita atenção onde aquele objeto foi colocado. Então por isso, na hora de procurar, nunca sabemos ao certo onde elas estão. O melhor a fazer é deixar um lugar específico para elas.

7 - Bater o dedo mindinho

Uma das piores dores que alguém pode sentir é bater o dedinho do pé em algum lugar. E essa dor é tão acentuada porque nos pés existe um grande número de terminações sensoriais, mas poucos tecidos moles para aliviar a batida. E com isso, o impacto vai todo para o osso. E lá que estão os vasos sanguíneos e os nervos, por isso dói tanto bater o dedinho.

Próxima Matéria
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+